Análise Macroeconómica

Objectivos

O objetivo deste curso é motivar os alunos com o uso de ferramentas analíticas simples para interpretar e discutir os desafios macroeconómicos atuais, numa perspetiva mundial.

Caracterização geral

Código

2174

Créditos

7

Professor responsável

António Miguel Amoedo Lebre de Freitas

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

O curso irá basear-se em diferentes livros e artigos, dependendo do tópico. As referências que contêm a maior parte do material são:

  • [SUW] Schmitt-Grohé, Uribe, M., Woodford, M, 2015. International Macroeconomics.

  • Para tópicos específicos também usaremos:

  • [SL] Sachs, J., Larrain, F., Macroeconomics in the global economy. Prentice Hall, 1993.
  • [W] Williamson, S., Macroeconomics. Pearson, 5th edition.
  • [PM] Montiel, P. 2003. Macroeconomics in Emerging Markets. Cambridge.
  • [CV] Végh, 2015. Open Economy Macroeconomics in Developing Countries, MIT Press.
  • Alguns artigos para discussão serão selecionados da publicação Finance e Development do FMI, disponível http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/fda.htm, from VoxEU.org (http://www.voxeu.org/), the Project Syndicate, Paul Krugman and others.

    Método de ensino

    O ensino inclui revisões de modelos introduzidos na macro licenciatura, bem como a introdução de outras ferramentas (simples). O curso consiste em palestras formais, onde o material teórico é apresentado, exercícios de take-home, e uma atribuição escrita focada nos temas abordados no curso.

    Método de avaliação

    Um problema de take-home definido para ser entregue até ao final da semana 2 (10%); uma avaliação intercalar (30%); exame final (30%); discussão de um estudo de caso na aula e entrega de um relatório escrito o mais tardar 2 de dezembro (30%).


    Conteúdo

    Escolas de pensamento. Poupança, Investimento e Conta Corrente na economia em bom funcionamento. Dinheiro, banca e atritos financeiros do mercado. Preços pegajosos. Aspetos fiscais dos regimes cambiais. Fluxos de Capital e a taxa de câmbio real. Crise da dívida soberana.

    Cursos

    Cursos onde a unidade curricular é leccionada: