Organização Industrial empírica

Objectivos

Este curso examina o jogo no núcleo de modelos teóricos em que as organizações industriais atualmente utilizam na pesquisa e na prática. Primeiro, vamos abordar o tema da estimativa de demanda, uma vez que constitui um dos alicerces da maioria dos modelos de núcleo. Em segundo lugar, vamos examinar como os resultados de estimativa de demanda podem ser aplicados para as seguintes configurações: a identificação do poder de mercado, a política de defesa da concorrência, e os preços.

Caracterização geral

Código

2180

Créditos

3,5

Professor responsável

Ricardo Ribeiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Bibliografia

Método de ensino

O curso será dado através de doze palestras, seguindo uma abordagem teórico-prática. É essencial que os alunos se preparem para as palestras, preparando as leituras recomendadas antes de cada reunião.

Método de avaliação

A classificação final do curso será baseada tanto no trabalho individual como no de grupo. A avaliação baseia-se no seguinte:
A. Exame final individual (30%)

O exame final é obrigatório ao fazer o exame, os alunos devem obter uma classificação mínima de 9,5/20 para concluírem o curso. Os alunos não estão autorizados a consultarem materiais de leitura.

B. atribuição individual (50%)

Este é composto por dois conjuntos de problemas relacionados com os tópicos discutidos durante as palestras.

C. Atribuição de grupo (20%)

Os alunos devem formar grupos de 3-4 pessoas para prepararem o seu conjunto de problemas em grupo, que está relacionada com os tópicos discutidos durante as palestras.

Conteúdo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: