Migração Internacional

Objectivos

Este curso aborda questões relacionadas com a mobilidade laboral internacional. Em particular, começa por apresentar os principais quadros teóricos para pensar sobre a migração internacional, e segue com a discussão crítica das principais questões empíricas sobre os determinantes e as consequências dos fluxos internacionais de trabalhadores. As questões abordadas incluem: Que fatores levam à emigração? Quem emigrou? Existe realmente uma fuga de cérebros para as economias de envio de migrantes? Quais são as consequências para o desenvolvimento da emigração para as economias de origem? Por que as pessoas remitm? Quais são as consequências das remessas internacionais de migrantes? Os países anfitriões da imigração ganham ou perdem em resultado destes fluxos?

Caracterização geral

Código

2196

Créditos

3,5

Professor responsável

Cátia Batista

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Este curso baseia-se em artigos académicos que serão fornecidos através da plataforma online.



Método de ensino

A aprendizagem de aulas será baseada em apresentações e discussão de leituras recomendadas pelo docente e alunos.
Espera-se que a aprendizagem global aconteça à medida que os alunos preparam a apresentação oral e a discussão crítica de um dos trabalhos da lista de leitura, complementado por um relatório escrito.

Método de avaliação

Apresentação em classe de um dos papéis marcados no silabário (ou um papel relacionado diferente, sujeito a aprovação) na aula; [25% da nota final]
Relatório do árbitro escrito sobre o papel discutido na aula (ou um documento diferente, sujeito a aprovação); [25% da nota final]
Exame final. [50% da nota final]



Conteúdo

Semana 1: Modelos clássicos de migração. Determinantes da migração internacional.

Semana 2: Consequências da emigração para os países de envio de migrantes. A medição. A fuga de cérebros vs. debate de ganhos cerebrais.
Semana 3: Consequências da emigração nos salários, qualidade das instituições, empreendedorismo e comércio e investimento internacionais.
Semana 4: Remessas de migrantes: determinantes de dádiva.

Semana 5: Remessas de migrantes: consequências para a macroeconomia, sector financeiro, educação, investimento e empreendedorismo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: