Angústia Financeira, Falência e Reestruturação

Objectivos

Este curso desenvolve o quadro para avaliar os ganhos, custos e riscos de gestão dos ativos e passivos das empresas em dificuldades financeiras, incluindo períodos de falência formal e reestruturação. Toma a perspetiva dos gestores, bem como dos participantes no mercado financeiro – por exemplo, investidores, analistas, profissionais legais, reguladores — que monitorizam e avaliam as políticas empresariais em situações de angústia. O curso vai fazê-lo ir além da cobertura padrão dos livros, fazendo sentido da investigação disponível sobre angústia financeira, falência e reorganizações, olhando para o que os profissionais pensam através de inquéritos, e estudando exemplos do mundo real. Também teremos visitantes da indústria vindo para a nossa aula. Todos estes elementos são integrados e analisados com metodologia rigorosa.
No entanto, o nosso objetivo é compreender os vários objetivos que os agentes económicos pretendem, em última análise, atingir, dadas as restrições institucionais que enfrentam.


Caracterização geral

Código

2276

Créditos

3,5

Professor responsável

Murillo Campello

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•    Bankruptcy and Restructuring at Marvel Group / Harvard Business School, Reference: 9-298-059
•    UAL, 2004: Pulling Out of Bankruptcy / Harvard Business School, Reference: 9-205-090


Método de ensino

Preparei slides para as minhas palestras e este conjunto funcionará como materiais de referência para o curso. Os alunos devem ler as notas da palestra antes de cada aula. Materiais de leitura adicionais podem ser posteriormente publicados online. Também usaremos alguns estudos de caso hbs (mais detalhes abaixo). Importante, falarei nas aulas sobre as notícias do dia relacionadas com o material do nosso curso. Recomendo que leia jornais financeiros como o Wall Street Journal ou o Financial Times. Vou referir-me a notícias nestes e noutros meios de comunicação quase sempre que nos encontramos. Os slides são publicados no Moodle.

Método de avaliação

A sua nota final será baseada num conjunto de pontos acumulados ao longo do curso. O horário final seguirá o procedimento padrão. Colocarei pouca ênfase no desempenho absoluto na definição da nota, em vez disso, o desempenho relativo é enfatizado. As notas são atribuídas a várias atividades da seguinte forma:
Exames: Teremos um exame intercalar, bem como um exame final. Os exames assumem que o aluno tem conhecimento de todos os materiais do curso cobertos até esse ponto. O médio-termo será responsável por 25% da sua nota. O exame final será responsável por 45% da sua nota.
Estudos de Caso: Os estudos de caso não são simples acompanhamentos de notas de classe, em vez disso, você precisará de insights de várias áreas de financiamento para resolvê-las. Escolho casos para que resolvê-los seja mais uma experiência de aprendizagem (de materiais novos) do que qualquer tipo de teste (em materiais antigos). Ao trabalhar num caso, pode procurar fontes externas de informação geral. No entanto, deve considerar apenas informações conhecidas pelos decisores no momento em que uma decisão está a ser tomada. Os casos devem ser resolvidos em grupos de 3 a 5 alunos (sem exceções). Teremos 2 casos, cada um representando 15% da sua nota (total de 30%).

Conteúdo

Palestra: Introdução / Empresas, Contratos & Incentivos

Dívida de Palestra / Angústia Financeira / Reestruturação Extrajudicial

Exame intercalar

Palestra: Falência & Reestruturação

Casos: Marvel / UAL

Exame Final