Modelos e Tomada de decisões

Objectivos

Vivemos uma revolução digital: todos os dias, no nosso dia-a-dia, não só consumimos, mas também geramos grandes quantidades de informação valiosa. Este curso visa apoiar o desenvolvimento dos próximos "Tradutores de Dados": líderes e gestores que possam compreender o poder e potencial dos dados, e traduzi-lo em decisões de gestão. Com o objetivo de criar uma compreensão mais alargada de como estas "migalhas digitais" podem ser usadas para criar conhecimento, colmatando o fosso entre os dados brutos e o processo final de tomada de decisão, o módulo será maioritariamente baseado em palestras e discussões. Cobrirá os fundamentos da atual teoria da tomada de decisões e, através de exemplos reais de tomada de decisão orientada para os dados, explorará a forma como a análise de dados pode ser utilizada em diferentes contextos. Noções importantes de Estatística, Análise de Big-Data, Política Pública e Psicologia serão abrangidas, mas este não é um curso quantitativo prático. E, como com grande poder vem grande responsabilidade, aspetos éticos da Ciência dos Dados serão discutidos, em cada passo.
O curso visa especificamente:
Fornecer ferramentas conceptuais para melhorar o processo de tomada de decisão;
Oferecer informações e intuição sobre quais as ferramentas a utilizar em cada situação;
Melhorar o processo de tomada de decisão, tanto para fins lucrativos como não para os níveis de lucro;
Desafiando os alunos a pensar em um âmbito limitado e a compreender o impacto das suas decisões a nível social.

Caracterização geral

Código

2497

Créditos

3,5

Professor responsável

Joana Gonçalves de Sá

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Este é um curso na intersecção da teoria e da prática e não haverá nenhum livro obrigatório. Os artigos de última geração serão oferecidos para preparar cada classe. Podem ser sugeridas referências gerais na programação python e R, análise estatística e dados de gestão. OS RECURSOS.

Método de ensino

As aulas têm duração de 3h, com cada semana impulsionada por um problema específico. Durante a primeira parte da aula, o docente apresentará a teoria e o conhecimento atuais, desconstruindo um problema específico. Durante a segunda parte, os alunos discutirão os trabalhos de última geração ou os estudos de caso e debaterão sobre questões atuais. No final de cada aula, os alunos serão confrontados com um novo problema, a ser discutido na semana seguinte. Isto oferece ao curso um ambiente muito estimulante e acelerado, ligando permanentemente a teoria às aplicações e de volta.

Método de avaliação

A frequência de pelo menos 8 turmas é obrigatória.

No final de cada semana, espera-se que os alunos resolvam um problema ou preparem uma discussão em papel (4 no total), quer computacionalmente, quer como caso de inscrição. A criatividade é encorajada. Os alunos são sempre livres para trabalharem em conjunto e discutirem os problemas e os trabalhos uns com os outros, mas as escritas devem ser individuais. A avaliação final terá dois passos: 1) um único problema, que se espera que os alunos resolvam usando as ferramentas aprendidas e 2) uma defesa oral da sua solução.

A nota final do curso de MDM considera:
Conjuntos de problemas individuais e de grupo e discussões em papel (40% - 10% cada)
Exame Final (40%)
Discussão Oral e Participação de Classes (20%)


Conteúdo

Todas as semanas, concentrar-nos-emos em problemas específicos na tomada de decisões, a partir de diferentes contextos, e apresentaremos novos instrumentos analíticos para os enfrentar.