Teoria Organizacional

Objectivos

Num artigo publicado no ASQ em 2016, Karl Weick identificou o que chamou de seis paradigmas de longa data na teoria da organização1. Neste curso vamos explorar estes seis paradigmas mais um impulsionado pelo próprio Weick (sensemaking) bem como alguns trabalhos fundamentais sobre a teoria das organizações. Os paradigmas fundamentais na teoria da organização são a teoria da contingência, os custos de transação, a dependência de recursos, a teoria da agência, a nova teoria institucional e a ecologia da população. O curso pretende oferecer uma visão geral da paisagem conceptual rica e texturizada da teoria das organizações, explorando algumas das ideias fundamentais da disciplina.

Caracterização geral

Código

330200

Créditos

7

Professor responsável

Miguel Pina e Cunha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Morgan, G. (1980). Images of organization. Thousand Oaks, CA: Sage.

Método de ensino

Os alunos lerão, refletirão e discutirão alguns textos fundamentais na teoria da organização. Pedagógicamente o curso é interativo e os alunos terão um papel importante na facilitação das discussões.


Método de avaliação

A avaliação é a seguinte:
Facilitação da discussão em papel: 25% Participação geral: 25%
Exame final: 50%


Conteúdo

O curso é organizado em 12 sessões de três horas. Os alunos têm de se preparar para cada sessão. É obrigatório que cada aluno prepare a leitura dos trabalhos por paradigma. É importante que utilize este sílaba como guia prático para o curso. Antes de cada sessão, consulte o silabário para preparar.



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: