Investigação Exemplar

Objectivos

A investigação exemplar é bem concebida, bem executada e bem escrita. É o que os estudiosos devem procurar fazer.
Este curso de investigação visa melhorar a compreensão dos alunos sobre o processo de publicação e partilhar insights sobre como escrever e publicar um trabalho de investigação em revistas académicas de topo. O principal objetivo deste curso é alcançar capacidades básicas na arte da escrita e publicação de papel.
Utilizamos jornais e exemplos de diferentes áreas de gestão como contextos de discussão, e os princípios básicos são aplicáveis aos estudantes de doutoramento em vários domínios de gestão.  Os participantes aprendem a analisar e rever artigos e desenvolver as suas próprias ideias de investigação.
Para pôr a aprendizagem em prática, os alunos serão desafiados a analisar criticamente os papéis e a participar num processo de revisão pelos pares.
Até ao final do curso, os alunos vão assimilar a importância da investigação inovadora e adquirir as principais competências críticas e analíticas que aumentarão a qualidade e o impacto do seu próprio trabalho futuro.

Caracterização geral

Código

330302

Créditos

3,5

Professor responsável

Filipa Castanheira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•    Bono, J. E. & McNamara, G. (2011). Publishing in AMJ—Part 2: Research design. Academy of Management Journal, 54(4), 657-660.
•    Colquitt, J. A. & George, G. (2011). Publishing in AMJ—Part 1: Topic choice. Academy of Management Journal, 54(3), 432-435.
•    Corley, K. (2012). Publishing in AMJ—Part 7: What's Different about Qualitative Research? Academy of Management Journal, 55(3), 509-513.
•    Geletkanycz, M. & Tepper, B. J. (2012). Publishing in AMJ–Part 6: Discussing the implications. Academy of Management journal, 55(2), 256-260.
•    Grant, A. M. & Pollock, T. G. (2011). Publishing in AMJ—Part 3: Setting the hook. Academy of Management Journal, 54(5), 873-879.
•    Sparrowe, R. T. & Mayer, K. J. (2011). Publishing in AMJ—Part 4: Grounding Hypotheses. Academy of Management Journal, 54(6), 1098-1102.
•    Zhang, Y. A. & Shaw, J. D. (2012). Publishing in AMJ—Part 5: Crafting the methods and results.
Academy of Management Journal, 55(1), 8-12.
•    Frost, P.J., & Stablein, R.E. (Eds.) (1999). Doing exemplary research. Thousand Oaks, CA: Sage.


Método de ensino

O curso utilizará uma variedade de metodologias de ensino, incluindo: Palestras do instrutor ou convidados sobre o conhecimento de última geração em cada área de investigação; Vídeos, clips, trabalhos em grupo e outros métodos que ajudam a compreender os princípios subjacentes de um determinado estudo; Discussão de classes moderada pelo instrutor sobre a relevância de cada estudo e aplicações potenciais para as diferentes áreas de estudo em ciências da gestão.

Método de avaliação

30%- Discutir a "anatomia" de um grande jornal
Pede-se aos alunos que escolham um trabalho muito bom e identifiquem as principais características que o tornam um caso de "investigação exemplar". Para estrutura e inspiração, leia a série de sete partes, "Publishing in AMJ", na qual os editores dão sugestões e conselhos para melhorar a qualidade dos papéis (trabalhos disponíveis para download na pasta "O que faz uma peça exemplar de pesquisa?).
Este relatório é devido em XXX (Por favor entregue o relatório via humor). Por favor, não envie os relatórios por e-mail. Diretrizes de apresentação: Sem limite de páginas, mas por favor seja conciso. Times New Roman, 12, linha espaçando 1,5, margens superiores e inferiores: 2,5 cm; Margens esquerda e direita: 3 cm.
30%- Processo de revisão por pares
Os alunos serão convidados a fazer a revisão de um artigo científico.
Este relatório é devido em XXX (Por favor entregue o relatório via humor). Por favor, não envie os relatórios por e-mail. Diretrizes de apresentação: Sem limite de páginas, mas por favor seja conciso. Times New Roman, 12, linha espaçando 1,5, margens superiores e inferiores: 2,5 cm; Margens esquerda e direita: 3 cm.

40%- Definir o gancho
Os alunos serão convidados a escrever a "introdução da sua tese". Com esta atribuição, os alunos devem ser capazes de explicar o tema da investigação, a "introdução"- Para inspiração, por favor, consulte os sete artigos e concentre-se nas partes 1 e 3.


Conteúdo

Tópicos de Data

Jan.31   
O processo de publicação e revisão pelos pares
Análise e revisão de artigos: Como são estruturadas e trabalhadas as principais partes de um trabalho de investigação (ou é, introdução, secção de teoria, secção de hipóteses, metodologia, resultados, discussão) estruturadas e trabalhadas?
Onde e como publicar?

Fev.07   
Orador convidado: Professora Irene Consiglio
Professor Assistente de Marketing na Nova SBE
https://scholar.google.pt/citations?user=OCsry84AAAAJ&hl=en&oe=ASCII

Fev.14   
Orador convidado: Professor Clayton Critcher
Professor Associado de Marketing, Ciência Cognitiva e Psicologia na Berkeley Haas.

Conselhos Editoriais do Journal of Personality and Social Psychology; Ciência psicológica e de personalidade social; e Self & Identity.
https://scholar.google.com/citations?
user=kVEB5lAAAAAJ&hl=en&oi=ao

TBD   
Orador Convidado: Professor Pedro Neves
Professor Associado de Comportamento Organizacional no Conselho Editorial da Nova SBE do https://scholar.google.pt/citations?user=OCsry84AAAAJ&hl=en&oe=ASCII Trimestral de Liderança

Fev.28   
Orador convidado: Professor Pier Mannucci
Professor Assistente de Comportamento Organizacional na London Business School
https://scholar.google.com/citations?user=5xCCtSYAAAAJ&hl=en&oi=ao

Mar.06   
Orador convidado: Kimberly Eddleston
Schulze Ilustre Professor, Empreendedorismo e Inovação na Northeastern University
Editor Associado do Journal of Business Venturing e editor sénior da eix.org. Conselhos editoriais da Academy of Management Review, Entrepreneurship Theory & Practice, Group & Organization Management, Organization Management Review, Journal of Family Business Strategy, Family Business Review e Strategic Entrepreneurship Journal. Foi também editora convidada da Entrepreneurship Theory & Practice, Journal of Family Business Strategy, Asia Pacific Journal of Management e Small Business Economics.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: