Métodos Qualitativos

Objectivos

Esta unidade visa debater conceitos, métodos e princípios críticos no âmbito da investigação qualitativa, de modo a permitir que os alunos possam obter competências adequadas para o planeamento, conceção e realização de investigação qualitativa.

Caracterização geral

Código

330303

Créditos

3,5

Professor responsável

Maria João Major

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•    Denzin, N. and Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

•    Marshall, C. and Rossman, G. B. (2016) Designing Qualitative Research, 6th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;

•    Mason, J. (2017) Qualitative Researching, 3rd edition, London: Sage;

•    Miles, M. B., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2019) Qualitative Data Analysis, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;

•    Patton, M. Q. (2015) Qualitative Research and Evaluation Methods, 4th edition, Thousand Oaks, CA: Sage;

•    Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research, 5th edition, London: Sage;

•    Yin, R. (2018), Case study research and Applications: Research Design and Methods, Sage, 6th edition.

Método de ensino

Durante o período de ensino de aprendizagem, cada aluno deve adquirir competências analíticas, de recolha de informação, escritas e de comunicação oral, de acordo com os resultados de aprendizagem estabelecidos para esta unidade.

Para contribuir para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (LM): Exposição, à apresentação dos quadros teóricos de referência Participativo, com a análise e discussão das leituras Ativo, com a realização de obras individuais Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.



Método de avaliação

O sistema de avaliação baseia-se na entrega de um ensaio, que deve ser desenvolvido individualmente por cada aluno. O tema do ensaio é fornecido pelo docente no início do curso e deve relacionar-se com um aspeto específico do programa do curso. Para preparar o ensaio, os alunos são encorajados a complementar as principais referências bibliográficas adotadas no curso com artigos de revistas científicas da área.



Conteúdo

Características da investigação qualitativa
As perspetivas ontológicas e epistemológicas e as questões de investigação: definir o puzzle intelectual
Conceber investigação qualitativa
Realização de estudos de caso
Estratégias para gerar provas
Fontes de dados, métodos e abordagens
Entrevista qualitativa
Observação e participação
Documentos
Analisar dados qualitativos
Organização e indexação de dados qualitativos
Os três componentes da análise de dados da Miles & Huberman
A metodologia gioia et al.
Fazer argumentos convincentes com dados qualitativos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: