Banca

Objetivos

Este curso é dedicado à gestão e regulação de empresas bancárias. O objetivo é ajudar os alunos a compreender as principais questões estratégicas da banca de varejo e os riscos e regulamentações enfrentadas pela indústria.

Caracterização geral

Código

2206

Créditos

7

Professor responsável

Carla Rebelo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Livro de texto principal:

  • Saunders e Cornett (SC) Gestão de Instituições Financeiras: uma abordagem de gestão de risco, 8th ed, McGraw-Hill, 2014

  • Um manual prático que cobre material importante sobre o curso é:
  • Choudhry, Moorad uma Introdução à Banca: Risco de Liquidez e Gestão de Ativos e Passivos, Iely, 2011.

  • Alguns livros mais avançados úteis são:
  • Bessis Joel Gestão de Risco em Banca, 2º Ed, Wiley (2002)

  • Resti, Andrea e Sironi, Andrea Gestão de Riscos e Valor do Acionista na Banca, Wiley, 2007
  • Método de ensino

    Este curso utiliza uma combinação de palestras formais e discussões de estudo de caso. Todos os alunos matriculados formarão grupos de 5 membros. Todos os grupos devem apresentar pelo menos um relato de caso por escrito. Os graduadores vão alocar grupos para os casos, a fim de garantir um número suficiente de relatórios escritos para cada caso. Os alunos devem estar prontos para compartilhar suas análises em apresentações em sala de aula e participar ativamente de todas as discussões em classe, independentemente de terem sido alocados (ou não) um caso específico para um relatório escrito. Todos os estudos de caso identificados no programa serão utilizados para a atribuição e serão discutidos em sala de aula. Assume-se que todos os alunos tenham lido e analisado todos os estudos de caso e estarem prontos para apresentar publicamente as suas conclusões e responder a quaisquer perguntas que o instrutor lhes faça. Mais de um grupo pode estar envolvido em apresentações em classe.

    Quando os casos são atribuídos a grupos, um dos grupos de alunos que prepararam os relatórios escritos será solicitado a apresentar à classe suas próprias recomendações. As apresentações de casos orais têm um prazo de 30 minutos. Uma vez terminada a apresentação inicial, os outros alunos deverão comentar a apresentação anterior (limite de 15 minutos). Esses comentários devem enfatizar as conclusões de cada grupo e argumentos de apoio. A discussão está aberta a todos os alunos da turma. Em seguida, o instrutor irá destacar as principais conclusões e os principais benefícios de aprendizagem obtidos com a análise de caso e discussão.

    Os relatórios escritos devem ter a qualidade das apresentações feitas por consultores ou bancos de investimento ao Conselho de Administração da Companhia. Esses relatórios devem abordar especificamente as questões levantadas pelo instrutor através de um conjunto de perguntas previamente publicado. Todos os relatórios devem começar com um "resumo executivo" de primeira página que identifique as principais questões e resuma as recomendações fundamentais. Em seguida, o relatório deve abordar as questões levantadas pelo instrutor. Existe um formato mais "livre" para os relatórios, e a ênfase deve ser colocada na originalidade da análise fornecida e na qualidade profissional geral da apresentação. Mera repetição da informação de caso é fortemente penalizada. Foco nas questões-chave é preferido contra longas apresentações de fatos inúteis e dados. Este último também será severamente penalizado.

    Método de avaliação

    Trabalho em grupo e apresentação em 2 casos de estudos (40%)
    Exame Final Obrigatório: 50% (nota mínima de exame: 9,5)
    Participação em turma: 10%


    Conteúdo

    É dada especial ênfase ao banco centrado no cliente, gestão de risco integrada, risco de taxa de juro, risco de mercado, alocação de capital, medição baseada no valor, risco de crédito e preços. Público alvo: participantes com forte interesse em banca, gestão de risco financeiro e consultoria empresarial.