Gestão da Inovação
Objetivos
A inovação está atualmente no topo da agenda estratégica para quase todas as empresas. As empresas estabelecidas investem recursos substanciais no desenvolvimento de programas de inovação com o objetivo de manter e expandir as suas vantagens competitivas, evitando ao mesmo tempo a perturbação por parte de novos operadores. Num ambiente de negócios de mudança cada vez mais acelerada, um impulso na vantagem competitiva requer avanços para além da inovação incremental. A inovação inovadora é geralmente considerada como o domínio de startups e empreendedores. No entanto, algumas empresas estabelecidas conseguiram implementar com sucesso abordagens de inovação em ambiente corporativo normalmente ligadas a startups. Este é o domínio dos intrapreneurs (empresários internos).
Este curso visa proporcionar aos alunos uma ampla compreensão deste domínio e, de forma mais concreta, com as ferramentas e know-how para planear e implementar programas de inovação em empresas estabelecidas.
Caracterização geral
Código
2397
Créditos
3,5
Professor responsável
António Marinho Torres
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A. Case Studies
• The Walt Disney Studios. Harvard 2016 (9-516-105)
• Intuit: Turbo Tax PersonalPro. Harvard 2016 (9-816-048)
• Healthymagination at GE Healthcare Systems. Harvard 2012 (9-512-039)
• Alphabet eyes new frontiers. Harvard 2018 (9-717-418)
B. Notes and Articles
• Johnson, Mark; Christensen, Clayton; and Kagermann, Henning (2008). Reinventing your business model. HBR (R0812C).
• Pisano, Gary (2015). You need an innovation strategy. HBR (R1506B).
• Nagji, Bansi and Tuff, Geoff (2012). Managing your innovation portfolio. HBR (R1205C).
• Day, George (2007). Is it real? Can we win? Is it worth doing? HBR (R0712J).
• Christensen, Clayton; Hall, Taddy; Dillon, Karen; and Duncan, David (2016). Know your
customers’ job to be done. HBR (R1609D).
• Anthony, Scott; Duncan, David; and Siren, Pontus (2014). Build an innovation engine in 90 days. HBR (R1412C).
• Dyer, Jeffrey; Gregersen, Hal; and Christensen, Clayton (2009). The innovator’s DNA.
HBR (R0912E).
• Pisano, Gary and Verganti, Roberto (2008). Which kind of collaboration is right for you? HBR (R0812F).
• Christensen, Clayton; Raynor, Michael; and McDonald, Rory (2015). What is disruptive innovation? HBR (R1512B).
• Kim, W. Chan and Mauborgne, Renée (2004). Blue Ocean Strategy. HBR (R0410D).
C. Useful book
• Ries, Eric (2017). The startup way.
Método de ensino
Este curso é proferido através de uma abordagem em três vertentes: (1) a teoria: conceitos e quadros sobre inovação e intrapreneurship fornecem uma base partilhada para uma compreensão estruturada do tema; (2) Estudos de caso: relatórios de grupo, apresentações e discussão por classes de estudos de caso relevantes e outros exemplos permitem uma visão mais concreta do tema; e (3) projeto de grupo: desenvolvimento e apresentação de um programa de inovação para uma empresa estabelecida escolhida por cada grupo permitem uma abordagem prática ao tema.
Método de avaliação
Atribuições Individuais
Exame Final 40%
Participação de Classe 10%
Atribuição de Grupos
Projeto grupo 40%
Relatório de Estudos de Caso 10%
Conteúdo
Competências Específicas do Sujeito
Planeamento e implementação de programas de inovação em empresas estabelecidas
Geração de ideias (ideia, experimentação)
Implementação da inovação (gestão de carteiras, go-to-market)
Competências Gerais
Pensamento analítico
Competências de apresentação
Dinâmica de grupo e trabalho em equipa
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: