Gestão da Diversidade Cultural
Objetivos
A cultura influencia os negócios e estratégias organizacionais e é a razão de muitas falhas em negócios internacionais. Este curso visa questionar a relevância da cultura na prática de gestão, clarificar os pressupostos culturais que estão subjacentes a muitas das escolhas e ações dos gestores e outros atores organizacionais e explorar métodos para tomar consciência dos impactos da cultura nas relações humanas e de negócios. De forma mais concreta pretende examinar o impacto da cultura na estratégia, estrutura e gestão de recursos humanos e avaliar diferentes métodos de gestão que são utilizados para potenciar os efeitos positivos da diversidade cultural, questionando o papel dos gestores e das empresas numa economia globalizada.
Caracterização geral
Código
1214
Créditos
4
Professor responsável
Sónia Oliveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Rego, A. & Cunha, M.P. (2009). Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. Editora RH, Lda.
Ghemawat, P. (2011). The cosmopolitan corporation. Harvard Business Review.
Ferdman, B. M. (2017). Paradoxes of Inclusion: Understanding and managing the tensions of diversity and multiculturalism. Journal of Applied Behavioral Science, 53, 235-263.
Meyer, E. (2015). When culture doesn’t translate: How to expand abroad without losing your company’s mojo. Harvard Business Review.
Khanna, T. (2014). Contextual Intelligence. Harvard Business Review, 92, 58-68.
Giorgi, S., Lockwood, C., & Glynn, M.A. (2015). The many faces of Culture: Making sense of 30 years of research on Culture in Organization Studies, The Academy of Management Annals, 9, 1- 54.
Método de ensino
O curso utiliza uma abordagem de aprendizagem pela discussão construtiva entre Professor e Alunos e pela aplicação prática dos conteúdos em trabalhos de grupo e reflexões individuais desenvolvidos dentro e fora da sala de aula. Em cada semana será desenvolvido um Módulo Programático em sala de aula. No final de cada módulo, os alunos deverão aplicar o conhecimento num desafio diário. Este desafio terá o formato de trabalho de grupo e/ou
reflexão individual, será explicado no final do Módulo, desenvolvido durante o dia e apresentado/discutido no início da aula seguinte.
Método de avaliação
A avaliação será efetuada com base num elemento grupal e em três elementos individuais:
Trabalhos de grupo 30% (avaliação dos trabalhos em grupo/ desafios diários)
Apresentações em sala 20% (apresentação dos trabalhos, com avaliação
individualizada)
Exame Final 50% (avaliação escrita individual)
Conteúdo
Módulo I. Cultura(s)
1. Definição de cultura
2. Cultura nacional, organizacional, profissional, funcional
3. Os modelos de Hofstede, Schwarz e Trompenaars
4. O projeto GLOBE e a influência da cultura na construção de expectativas
5. Os paradoxos culturais e a cultura como manifestação de escolhas sobre paradoxos Módulo II. Impacto da Cultura nas organizações
1. A globalização e desenvolvimento de negócios internacionais
2. O trabalho em equipa e a liderança de equipas culturalmente diversas
3. A influência da cultura na estratégia e estrutura das organizações Módulo III. Sucesso em ambientes transculturais
1. O sucesso individual e organizacional em ambientes globais e transculturais
2. O trabalho expatriado e nómada de líderes e equipas
3. O desenvolvimento de competências de liderança e trabalho em ambientes diversos
4. Inteligência cultural, inteligência contextual e mindset global
Módulo IV. Gestão da diversidade e impactos na gestão dos recursos humanos
1. O etnocentrismo e a diversidade
2. Os benefícios da diversidade
3. Modelo de gestão integrada de talento em ambientes globais e transculturais
4. Recrutamento, desenvolvimento e gestão de carreiras globais
5. Modelos de gestão da expatriação (e repatriação) Módulo V. Diversidade, ética e responsabilidade global
1. Ética e responsabilidade num mundo interligado
2. A responsabilidade das empresas multinacionais
3. Os dilemas éticos dos líderes e equipas em ambientes globais e transculturais