Português para Negócios

Objetivos

O objetivo geral da UC é o desenvolvimento de competência comunicativa em português para operar no mundo dos negócios.
No final da UC, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Utilizar o português como língua de negócios;
- Reconhecer aspetos de cortesia e de interação no mundo dos negócios, horários e rotinas laborais;
- Participar em reuniões de trabalho;
- Elaborar relatórios;
- Elaborar e trocar correspondência comercial;
- Reconhecer terminologia e vocabulário específicos do mundo dos negócios.

Caracterização geral

Código

711131086

Créditos

10,5

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Arruda, L. (2012) Gramática de português língua não materna. Porto: Porto Editora.

Dias, A. Cristina & R. Borges de Sousa (2015) Estratégias. Lisboa: Lidel.

Freitas, F. & T.S. Henriques (2011) Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.

Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2009) Português jurídico para alunos de PLE. Lisboa: Lidel.

Neves, M. (2016) Português empresarial 1. Lisboa: Lidel.

Neves, M. (2017) Português empresarial 2. Lisboa: Lidel.

Pereira, C. & D. Santos (2009) Le portugais économique et commercial. Paris: Pocket.

Porto Editora (2011) Dicionário ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado. Porto: Porto Editora.

Santos, S. (2015) Falar pelos cotovelos. Lisboa: Lidel.

Método de ensino

As unidades letivas têm uma componente essencialmente pra?tica, desenvolvendo-se uma metodologia de ensino que promova o método comunicativo de ensino/aprendizagem do português, com o objetivo de estimular a interação e promover a aprendizagem autónoma.

Método de avaliação

A UC terá avaliac?a?o contínua e decorrera? de: participac?a?o dos estudantes nas aulas (interação oral, assiduidade) - 10%; dois trabalhos escritos - 60% (30% cada), um dos quais elaborado na aula; dois trabalhos de treino e compreensão oral  - 30%.

Conteúdo

Temas:
1. Cultura empresarial;
2. Sistema monetário;
3. Sistema tributário;
4. Finanças pessoais;
5. Finanças empresariais;
6. Compra e venda de bens e serviços;
7. Correspondência comercial;
8. Criação de empresas;
9. Reuniões de trabalho

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: