Comunicação e reflexão intercultural em contexto
Objetivos
Esta unidade curricular pretende aprofundar e explorar técnicas que potenciem uma maior adaptação cultural ao contexto português bem como um reconhecimento da cultura de origem dos alunos que frequentam esta cadeira. Pretende-se também que os alunos se familiarizem com teorias da área dos estudos interculturais e que as saibam aplicar no seu dia-a-dia. Estes conhecimentos deverão ser adquiridos em sala de aula mas também no quotidiano dos alunos e deverá ser feita uma reflexão individual e em grupo dessas experiências.
Caracterização geral
Código
711131093
Créditos
6
Professor responsável
Chrysi Rapanta
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bennett, M., Ed. (1998). Basic Concepts of Intercultural Communication. Yarmouth, ME: Intercultural Press.
Fang, T., & Faure, G. O. (2011). Chinese communication characteristics: A Yin Yang perspective. International Journal of Intercultural Relations, 35(3), 320-333.
Goby, V. P., Nickerson, C., & Rapanta, C. (2016). Managerial Communication for the Arabian Gulf. New York: Business Expert Press.
Hofstede, G., G. Hofstede, & M. Minkov. (2010). Cultures and Organizations: Software of the Mind.
Hall, St. & Du Gay, P. (1996). Questions of cultural identity. London, UK: Sage.
Hall, E. T. (1989). Beyond culture. Anchor.
Método de ensino
Esta unidade curricular, por ter uma componente aplicada, exige e é de grande importância, uma participação ativa do aluno no decurso do semestre. Os alunos não serão avaliados pelo grau em que terão progredido interculturalmente, mas sim pela forma como conseguirão articular os conceitos e aptidões adquiridos ao longo do processo.
Método de avaliação
Avaliação:
Trabalho de grupo (30%)
Trabalho de casa individual (30%)
Teste escrito (40%)
Conteúdo
1. Definição dos conceitos identidade cultural, literacia cultural, cultura, e comunição intercultural.
2. Modelos de dimensões culturais (G. Hofstede, E. Hall, T. Fang)
3. Estudos de caso de negócio internacional.
4. Competências de pesquisa bibliogáfica e construção de estudo de caso.
5. Comunição escrita e oral num espaço de trabalho multicultural.
6. Sitos web e publicidade como casos de comunicação intercultural.