Comunicação e reflexão intercultural em contexto

Objetivos

Esta unidade curricular pretende aprofundar e explorar técnicas que potenciem uma maior adaptação cultural ao contexto português bem como um reconhecimento da cultura de origem dos alunos que frequentam esta cadeira. Pretende-se também que os alunos se familiarizem com teorias da área dos estudos interculturais e que as saibam aplicar no seu dia-a-dia. Estes conhecimentos deverão ser adquiridos em sala de aula mas também no quotidiano dos alunos e deverá ser feita uma reflexão individual e em grupo dessas experiências.

Caracterização geral

Código

711131093

Créditos

6

Professor responsável

Chrysi Rapanta

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bennett, M., Ed. (1998). Basic Concepts of Intercultural Communication. Yarmouth, ME: Intercultural Press.
Fang, T., & Faure, G. O. (2011). Chinese communication characteristics: A Yin Yang perspective. International Journal of Intercultural Relations, 35(3), 320-333.
Goby, V. P., Nickerson, C., & Rapanta, C. (2016). Managerial Communication for the Arabian Gulf. New York: Business Expert Press.
Hofstede, G., G. Hofstede, & M. Minkov. (2010). Cultures and Organizations: Software of the Mind.
Hall, St. & Du Gay, P. (1996). Questions of cultural identity. London, UK: Sage.
Hall, E. T. (1989). Beyond culture. Anchor.

Método de ensino

Esta unidade curricular, por ter uma componente aplicada, exige e é de grande importância, uma participação ativa do aluno no decurso do semestre. Os alunos não serão avaliados pelo grau em que terão progredido interculturalmente, mas sim pela forma como conseguirão articular os conceitos e aptidões adquiridos ao longo do processo.

Método de avaliação

Avaliação:
Trabalho de grupo (30%)
Trabalho de casa individual (30%)
Teste escrito (40%)

Conteúdo

1. Definição dos conceitos identidade cultural, literacia cultural, cultura, e comunição intercultural.
2. Modelos de dimensões culturais (G. Hofstede, E. Hall, T. Fang)
3. Estudos de caso de negócio internacional.
4. Competências de pesquisa bibliogáfica e construção de estudo de caso.
5. Comunição escrita e oral num espaço de trabalho multicultural.
6. Sitos web e publicidade como casos de comunicação intercultural.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: