Língua Portuguesa II
Objetivos
Os objetivos principais da UC são o desenvolvimento de competências comunicativas e de uso da língua, e a consolidação do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (utilizador independente).
No final da UC, o aluno será capaz de:
a) Progredir no domínio geral da gramática e do léxico português, adquirindo as competências básicas de compreensão e produção oral e escrita;
b) Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade;
c) Comunicar com espontaneidade e à-vontade com falantes nativos do português;
d) Exprimir-se de forma clara sobre uma grande variedade de temas;
e) Exprimir um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes das várias possibilidades.
Caracterização geral
Código
711131096
Créditos
7
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Arruda, L. (2012) Gramática de português língua não materna. Porto: Porto Editora.
Freitas, F. & T.S. Henriques (2011) Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.
Coimbra, I. & O. Mata (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).
Porto Editora (2011) Dicionário ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado. Porto: Porto Editora.
Método de ensino
As unidades letivas têm uma componente essencialmente pra?tica, desenvolvendo-se uma metodologia de ensino que promova o método comunicativo de ensino/aprendizagem do português, com o objetivo de estimular a interação e promover a aprendizagem autónoma. Pretende-se, deste modo, avaliar a competência comunicativa do aluno, o uso de estratégias, os aspetos socioculturais, a correção formal e adequação discursivas. As tarefas selecionadas exigem, por isso, a mobilização, por parte do aluno, das competências linguística e extralinguística.
Método de avaliação
Assim, a UC terá avaliac?a?o contínua e decorrera? de: participac?a?o dos estudantes nas aulas (interação oral, assiduidade) - 10%; duas provas escritas presenciais - 60% (30% cada); dois trabalhos de treino e compreensão oral - 30%.
Conteúdo
1. Textos orais e escritos de natureza diversificada (notícias, entrevistas, artigos de opinião, poemas, canções)
2. Temas da cultura portuguesa (geografia, sociedade, música, cinema)
3. Situações comunicativas diversificadas (diálogos, troca de impressões de modo a verbalizar opiniões, perceções, experiências, sentimentos e convicções)
4. Produção de textos escritos com diferentes fins comunicativos (diálogos, experiências pessoais, cartas informais)
5. Léxico geral (do dia a dia) com fins comunicativos;
6. Formas e estruturas linguísticas com objetivos comunicativos (tempos simples do Conjuntivo, Condicional, Gerúndio, Infinitivo Pessoal e Impessoal, particípios duplos, voz ativa e voz passiva, discurso direto e indireto, conjugação pronominal, pronomes relativos, preposições, expressões idiomáticas, provérbios).