Metodologia de Investigação
Objetivos
No final do módulo, os doutorandos deverão saber: (i) identificar a diversidade e a especificidade das questões a investigar no domínio pluridisciplinar da saúde pública; (ii) integrar os conhecimentos científicos e as competências técnicas e humanas que garantam e reforcem a sua autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de investigação; (iii) elaborar um protocolo de investigação; (iv) identificar, descrever e executar os principais passos do processo de investigação; (v) dominar as principais técnicas de recolha e de tratamento de dados, quer quantitativos quer qualitativos; (vi) antever as questões de validade e de precisão a ter em conta na interpretação dos resultados; e, por fim, (vii) elaborar e apresentar relatórios e artigos científicos.
Caracterização geral
Código
9274
Créditos
3.0
Professor responsável
Sónia Dias
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 34
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Frequência do Programa de Doutoramento em Saúde Pública
Bibliografia
Rothman, K. (2012). Epidemiology: An Introduction. Oxford University Press (2 edition).
Beaglehole R., Bonita R., Kjellstrom T.(2006). Basic epidemiology. Geneva. World Health Organization (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43541/1/9241547073_eng.pdf)
Creswell JW. Research Design: Qualitative & Quantitative Approaches (4th Edition). Sage Publications. Thousand Oaks, London. 2013
Dias S, Gama A. Introdução à Investigação Qualitativa em Saúde Pública. Lisboa: Almedina; 2019.
Bowling, A. Research methods in health- Investigating health and health services. 2nd Edition, Opening University Press. 2002.
Método de ensino
Utilização de diferentes métodos de ensino-aprendizagem: sessões teórico-práticas, com momentos expositivos sobre conceitos e momentos dedicados à resolução de exercícios em trabalho de grupo e trabalho individual.
Método de avaliação
A avaliação consiste na apreciação crítica de artigo de investigação qualitativa (45%); na escrita de artigo científico (45%) e na ponderação da assiduidade e participação ativa dos estudantes (10%).
Conteúdo
i) Fundamentos teóricos, conceptuais e éticos dos diferentes paradigmas de investigação no campo das ciências da saúde pública;
ii) Desenho de um projeto de investigação: da formulação da pergunta de investigação e definição de objetivos ao planeamento do trabalho de campo e plano de análise dos resultados a obter;
iii) Principais estratégias de investigação, métodos e técnicas de recolha e análise de dados, quantitativos e qualitativos;
iv) Escrita, apresentação e comunicação de resultados da investigação científica;
v) Revisão crítica de artigos científicos, protocolos e relatórios de investigação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: