Estilos de Vida e Saúde
Objetivos
Compreender a evolução dos paradigmas da saúde e a sua contextualização no quadro do conceito de “qualidade de vida”, tendo em conta o papel desempenhado pela teoria dos estilos de vida, desenvolvendo o saber na matéria
caraterizar atitudes e comportamentos promotores de EVS
obter os conhecimentos necessários para contribuir para uma melhoria a nível dos EVS
adquirir as referências e as capacidades técnicas necessárias para analisar, avaliar e utilizar metodologias de implementação de EVS
catalisar num espaço de investigação-discussão-acção-validação-disseminação de boas práticas, contributos de vários especialistas na matéria, desenvolvendo o saber fazer
desenvolver competências de contextualização e sensibilidade cultural relativamente às necessidades de diferentes grupos humanos no âmbito dos EVS
desenvolver estratégias que contribuam para o empoderamento dos cidadãos de modo a procederem a escolhas saudáveis
aplicar métodos inovadores na promoção de estilos de vida saudáveis
incorporar actividades de aprendizagem cooperativas no desenvolvimento de conceitos EVS
modelizar EVS, avaliando o seu impacto social e influência
Caracterização geral
Código
8133
Créditos
4.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Domínio da língua inglesa
Bibliografia
ANTONOVSKY, A. 1987 - Unraveling the mystery of health : how people manage stress and stay well. San Francisco : Jossey-Bass, 1987
BANDURA A., 1986 - Social foundations of thought and action. A social cognitive theory. Prentice Hall. Engleood Cliffs, New Jersey, 1986
GREEN, L. 1991 ; KREUTER, M. - Health promotion planning : an educational and environmental approach. Mountain View, CA : Mayfield Publishing Co., 1991
LOUREIRO, I. MIRANDA, N. Promover a Saúde - Dos Fundamentos à Acção. Almedina, 2010
WATERS, W. et al, 1989 - Health, lifestyles and services for the elderly, Copenhagen : World Health Organi¬zation, 1989
Método de ensino
A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.
As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática da promoção de estilos de vida e saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.
Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)
Avaliação individual (40%) é implementada com desenvolvimentos relacionados com a matéria leccionada.
Método de avaliação
Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)
Avaliação individual (40%) é implementada com desenvolvimentos relacionados com a matéria leccionada.
Conteúdo
Evolução do conceito de “estilo de vida e saúde”: da patogénese à salutogénese
Modelos explicativos (e.g. sócio ecológico) e agregadores de abordagem compreensiva de EVS (e.g. “renasceres®”); factores determinantes da saúde e o conceito de resiliência
Teorias de EVS (e.g. Belloc e Breslow); Literacia em saúde, aprendizagem social e auto-gestão da saúde
Ambientes de suporte, factores causais e contributivos, mudança comportamental e marketing social (e.g. o exercício)
Nutrição, sobrevivência e hedonismo: referencial nutricional. A problemática de Sobel e o holismo da OMS
Factores causais (e.g. Água e perfil de hidratação), contributivos e determinantes da saúde (e.g. Sol e vitamina D)
A Confiança, Equilíbrio e Repouso como competências e recursos de resistência perante o stresse social na promoção de EVS
Geografia e matrizes da distribuição epidemiológica em EVS; desenvolvimento de EVS em situação de crise e promoção do Empoderamento individual e comunitário
Susceptibilidade, ambiente específico, o Sentido de Coerência e os Recursos Gerais de Resistência no âmbito da promoção da saúde e EVS
EVS saúde comunitária e ambiental
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: