Estilos de Vida e Saúde

Objetivos

Compreender a evolução dos paradigmas da saúde e a sua contextualização no quadro do conceito de “qualidade de vida”, tendo em conta o papel desempenhado pela teoria dos estilos de vida, desenvolvendo o saber na matéria

caraterizar atitudes e comportamentos promotores de EVS

obter os conhecimentos necessários para contribuir para uma melhoria a nível dos EVS

adquirir as referências e as capacidades técnicas necessárias para analisar, avaliar e utilizar metodologias de implementação de EVS

catalisar num espaço de investigação-discussão-acção-validação-disseminação de boas práticas, contributos de vários especialistas na matéria, desenvolvendo o saber fazer

desenvolver competências de contextualização e sensibilidade cultural relativamente às necessidades de diferentes grupos humanos no âmbito dos EVS

desenvolver estratégias que contribuam para o empoderamento dos cidadãos de modo a procederem a escolhas saudáveis

aplicar métodos inovadores na promoção de estilos de vida saudáveis

incorporar actividades de aprendizagem cooperativas no desenvolvimento de conceitos EVS

modelizar EVS, avaliando o seu impacto social e influência

Caracterização geral

Código

8133

Créditos

4.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Domínio da língua inglesa

Bibliografia

ANTONOVSKY, A. 1987 - Unraveling the mystery of health : how people manage stress and stay well. San Francisco : Jossey-Bass, 1987

BANDURA  A., 1986 - Social foundations of thought and action. A social cognitive theory. Prentice Hall. Engleood Cliffs, New Jersey, 1986

GREEN, L. 1991 ; KREUTER, M. - Health promotion planning : an educational and environmental approach. Mountain View, CA : Mayfield Publishing Co., 1991

LOUREIRO, I. MIRANDA, N. Promover a Saúde - Dos Fundamentos à Acção. Almedina, 2010

WATERS, W. et al, 1989 - Health, lifestyles and services for the elderly,  Copenhagen : World Health Organi¬zation, 1989

Método de ensino

A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.

Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.  

As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática da promoção de estilos de vida e saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.

Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)

Avaliação individual (40%) é implementada com desenvolvimentos relacionados com a matéria leccionada.

 

Método de avaliação

Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)

Avaliação individual (40%) é implementada com desenvolvimentos relacionados com a matéria leccionada.

 

Conteúdo

Evolução do conceito de “estilo de vida e saúde”: da patogénese à salutogénese

Modelos explicativos (e.g. sócio ecológico) e agregadores de abordagem compreensiva de EVS (e.g. “renasceres®”); factores determinantes da saúde e o conceito de resiliência

Teorias de EVS (e.g. Belloc e Breslow); Literacia em saúde, aprendizagem social e auto-gestão da saúde

Ambientes de suporte, factores causais e contributivos, mudança comportamental e marketing social (e.g. o exercício)

Nutrição, sobrevivência e hedonismo: referencial nutricional. A problemática de Sobel e o holismo da OMS

Factores causais (e.g. Água e perfil de hidratação), contributivos e determinantes da saúde (e.g. Sol e vitamina D)

A Confiança, Equilíbrio e Repouso como competências e recursos de resistência perante o stresse social na promoção de EVS

Geografia e matrizes da distribuição epidemiológica em EVS; desenvolvimento de EVS em situação de crise e promoção do Empoderamento individual e comunitário

Susceptibilidade, ambiente específico, o Sentido de Coerência e os Recursos Gerais de Resistência no âmbito da promoção da saúde e EVS

EVS saúde comunitária e ambiental