Análise Ergonómica do Trabalho
Objetivos
No final os discentes deverão/deverão ser capazes de:
– Identificar os princípios e conceitos fundamentais inerentes à metodologia ergonómica de análise do trabalho;
– Descrever os diversos elementos componentes de uma situação de trabalho e estabelecer as suas inter-relações;
– Compreender o alcance desta metodologia na perspectiva da adaptação do trabalho às características dos trabalhadores;
Participar nos processos de análise das situações de trabalho numa perspectiva integrada e multidisciplinar.
Caracterização geral
Código
9321
Créditos
2.5
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Inscrição no CEMT
Bibliografia
– Castilo, J. ; Villena, J. ed. lit. – Ergonomia: conceitos e métodos. Lisboa: Dinalivro, 2005.
– Grandjean, E. - Manual de Ergonomia – Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre: Ed. Artes Gráficas Sul, 2005.
– Karwowsky, W.; Marras, W.S. – The Occupational Ergonomics Handbook. Londres, Roca Raton, 1999.
– Monod, H.; Kapitaniak, B. – Ergonomie. Paris: Masson, 1999.
– Serranheira, F. et al. – Uma perspetiva da ergonomia no contexto da saúde e segurança do trabalho (SST). Segurança. 189 (2009) 18-23
Método de ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas
– Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%);
– Trabalho de grupo (20%);
– Prova de avaliação individual final (60%).
Método de avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas
– Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%);
– Trabalho de grupo (20%);
Prova de avaliação individual final (60%).
Conteúdo
1. Noções Gerais de Ergonomia:
– Principais correntes da Ergonomia;
– As relações da Ergonomia com a Saúde Ocupacional;
2. Análise das Situações de Trabalho:
– Caracterização de uma situação de trabalho;
– Níveis de análise de uma situação de trabalho;
– Metodologia de análise de uma situação de trabalho;
– Tarefa e atividade;
– Critério em Ergonomia: noção e principais tipos
– Carga de trabalho
– Importância e valor da análise das situações de trabalho.
3. Diagnóstico e intervenção ergonómica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: