Comunicação de Ciência
Objetivos
Os resultados da investigação científica devem ser comunicados, não só entre pares mas também para leigos. Os investigadores e profissionais de saúde são também avaliados pela comunicação que fazem do seu trabalho, e esta componente é tida em conta para a avaliação e financiamento de projetos científicos.
Com esta unidade curricular pretendemos que seja adquirida capacidades para:
- Reconhecer a importância da comunicação de ciência, especialmente em saúde;
- Aplicar várias técnicas de comunicação de ciência e saber escolher o método adequado ao objetivo;
- Conhecer os princípios e métodos para uma comunicação efetiva;
- Saber aplicar o processo de avaliação da comunicação;
- Conhecer as várias plataformas de comunicação atuais e perceber o seu papel e potencial na comunicação em saúde;
- Promover prática da relação com profissionais da comunicação social;
- Demonstrar competências de comunicação, tanto escrita como oral, adequada a vários tipos de audiência, pares vs. publico leigo.
Caracterização geral
Código
9614
Créditos
4.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os exigidos no Mestrado em Epidemiologia, Bioestatística e Investigação em Saúde.
Bibliografia
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Blum, Deborah et al. (2006) A Field Guide for Science Writers, 2nd edition. Oxford: Oxford University Press;
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Brake, M., & Weitcamp, E. (2009) Introducing Science Communication: a Practical Guide. Palgrave Macmillan;
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Granado A., Malheiros J.V. (2015) Cultura Científica em Portugal: Ferramentas para Perceber o Mundo e Aprender a Mudá-lo. Fundação Francisco Manuel dos Santos;
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Kreps, G.L. (Ed.) (2010). Health Communication, London: Sage Publications.
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National Research Council (2010) Surrounded by Science: Learning Science in Informal Environments. Washington D.C.: The National Academies Press.
Método de ensino
Aulas teóricas, em sistema participativo
Estudo de casos
Trabalho de grupo
A avaliação tem como base os seguintes parâmetros
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Empenho, grau e qualidade de participação nas aulas (20%)
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Preparação de um Comunicado de Imprensa – comunicação escrita (40%)
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Apreciação do elevator pitch – comunicação oral (40%)
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. Importância da comunicação de ciência.
. Apresentação dos conceitos PUS-Public Understanding of Science, PE-Public Engagement;
. Consciencialização para responsabilidade social de comunicação de ciência em saúde.
2. Técnicas de comunicação de ciência.
. Comunicação Escrita.
. Comunicação oral, uni/bi-direccional.
. Diferentes tipos de audiência/público-alvo.
3. Comunicação efetiva.
. Conteúdo: simplificação da mensagem;
. Comunicação visual: preparação de apresentações, pósteres, materiais visuais e gráficos;
. Linguagem corporal.
4. Avaliação da comunicação.
. Instrumentos de avaliação da comunicação de ciência;
. Exemplos de projetos/ações de comunicação de ciência bem-sucedidos.
5. Plataformas de comunicação mass media.
. Canais de informação tradicionais: televisão, rádio, jornais;
. Nova geração de canais de informação – comunicação online: blogs, redes sociais.
6. Interação com os media.
. Principais diferenças entre o método científico e jornalismo;
. Media training.
7. Demonstrar competências de comunicação de ciência.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: