Seminário de Investigação
Objetivos
No final os discentes deverão ser capazes de aplicar:
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Os princípios, métodos e técnicas de um protocolo de investigação em Saúde Pública.
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As etapas, plano geral, protocolo e relatório final, incluindo a questão de investigação, quadro conceptual, perguntam e objetivo, seleção do desenho e métodos adequados incluindo caracterização das variáveis a estudar face a uma pergunta concreta;
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A definição, identificação e seleção da população em estudo (ou amostra) utilizando diferentes técnicas, e população alvo;
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A discussão dos resultados da investigação e a validade interna e externa da mesma;
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As fases e aspetos da preparação do trabalho de campo da investigação em Saúde Pública, incluindo alternativas de resolução de obstáculos;
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Sistematizar as tarefas num cronograma, quantificar os custos decorrentes das atividades previstas e conhecer IGNOREes de financiamento;
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A apresentação do protocolo e relatório de uma investigação, incluindo aspetos práticos da preparação de manuscritos para publicação.
Caracterização geral
Código
9616
Créditos
8.0
Professor responsável
Alexandre Vieira Abrantes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 36
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Estar a frequentar o Curso de Mestrado em Epidemiologia, Bioestatística e Investigação em saúde.
Bibliografia
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Greg Guest, Emily E. Namey, Editors: Public Health Research Methods. (Thousand Oaks, California: Sage, 2015.)
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Kathryn H. Jacobsen. Introduction to Public Health Research Methods: a practical guide. (Burlington, MA: Jones & Bartlett Learning, 2012).
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Creswell J.W.: Research Design: Qualitative, Quantitative and mixed methods approach. (Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2014
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Bloomberg L.D., Volpe M. Completing your Qualitative Dissertation. (Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2012)
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Bryan, A. Social Research Methods. 4th Edition. (New York, NY: Oxford University Press, 2008)
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
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A unidade curricular é organizada de forma a apoiar os alunos na preparação dos seus protocolos de investigação.
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Em cada sessão os alunos relatarão os progressos feitos nos respetivos protocolos, no que disser respeito ao tema de cada aula.
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Os métodos de ensino são diferenciados de acordo com os conteúdos de cada sessão e cada protocolo, com ênfase em sessões teórico/prática e discussão em grande grupo.
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A avaliação tem como base os seguintes parâmetros: a) Grau e qualidade da participação nas aulas (20%); b) apreciação do protocolo de investigação/trabalho de campo (80%)
Conteúdo
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Princípios e etapas da investigação em Saúde Pública.
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A questão de investigação em Saúde Pública - quadro conceptual.
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Os objetivos de uma investigação.
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Seleção do desenho de estudo e dos métodos adequados.
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Identificação da população em estudo; Técnicas de amostragem;
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Características conceptuais e operacionais das variáveis;
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Leitura, interpretação e discussão dos resultados de uma investigação, à luz do conhecimento existente. Validade interna e externa;
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As fases e os aspetos práticos do trabalho de campo de uma investigação em Saúde Pública;
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Cronograma e apreciação da exequibilidade de uma investigação;
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Orçamento de um processo de investigação. Fontes de financiamento para projetos de investigação em saúde;
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Preparação e apresentação de um protocolo de uma investigação em Saúde Pública, e do relatório dos resultados obtidos.
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Princípios e aspetos práticos da preparação de um manuscrito para publicação em revista da área biomédica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: