Epidemiologia II
Objetivos
No final os discentes deverão ser capazes de conhecer e utilizar:
O raciocínio e processo de investigação epidemiológica, conceitos e termos técnicos, designadamente a relação exposição-efeito;
Desenhos observacionais e experimentais face a perguntas concretas e diferenciar as vertentes descritiva e analítica, indicações e condicionantes da aplicação, cálculo e interpretação das medidas obtidas;
Definições de caso e de exposição disponíveis e implicações nos resultados da investigação, incluindo os erros associados a diferentes definições de caso e formas de medição da exposição e formas de os minimizar;
A medição do tempo de exposição da população e grupos em estudo e calcular e interpretar medidas de frequência baseadas em unidades pessoa.tempo e sua utilização no cálculo de medidas de associação e de risco;
Caracterizar estudos de meta-análise nas componentes revisão sistemática e cálculo e comparação de medidas;
Descrever IGNOREes e tipos de erro, formas de os minimizar, incluindo desenhos comparativos, emparelhamento, aleatorização e mascaramento da exposição e efeitos na inferência e comunicação de nexos de causalidade a públicos-alvo específicos.
Caracterização geral
Código
9511
Créditos
3.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Frequência do Internato Complementar Médico de Saúde Pública
Bibliografia
– ROTHMAN, K.; GREENLAND, S.; LASH, T.L.: Modern Epidemiology 3rd ed. Philadelphia, PA. Lippincott Williams & Wilkins, 2008.
– Szklo, M; Nieto, X.: Epidemiology: Beyond the basics. 3rd edition. Burlington, MA. Jones and Bartlet, 2012.
– PORTA, M.; GREENLAND, S; LAST, JOHN M., eds. - A Dictionary of Epidemiology. 5th ed. New York: Oxford University Press; 2008.
– GORDIS, L. Epidemiologia, 4ª ed. Loures. Lusodidacta. 2011.
– FRIIS, R; SELLERS, T – Epidemiology for Public Health practice. 5th Ed. Burlington: Jones & Bartlett; 2014.
Método de ensino
– Formato diferenciado de acordo com os conteúdos de cada sessão presencial, com sessões lectivas de exposição teórica com recurso a meios audiovisuais e sessões teórico-práticas de análise, discussão e resolução de estudos de caso em sala guiados pelo docente mas com intervenção dos discentes;
– Resolução individual de fichas de trabalho sobre algumas áreas temáticas.
– Fichas de trabalho individual com apresentação escrita (30% da classificação final);
– Prova individual escrita de avaliação da aprendizagem (70% classificação final).
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
- Conceitos, aplicações e base de evidência epidemiológica em Saúde Pública;
- Terminologia técnica e conceitos; classificações e nomenclaturas, designadamente para a definição e medição de caso e de exposição;
- Desenho, indicações, condicionantes e limitações, planeamento, implementação, gestão, análise, interpretação e comunicação dos resultados dos estudos epidemiológicos, observacionais e experimentais. Selecção do tipo de estudo face a uma pergunta de investigação específica;
- Cálculo, análise, comparação, interpretação e comunicação das medidas epidemiológicas de frequência, associação e impacte e suas variantes, incluindo o papel do factor tempo de exposição e tempo de seguimento;
- Formas e métodos para a medição das exposições e dos resultados em saúde;
- Fontes e tipos de erro em epidemiologia incluindo vieses e confundimento. Técnicas para a sua eliminação e controlo;
- Estudos de meta-análise: características, métodos, interpretação e limitações;
- Causalidade: nexos causais, critérios causalidade, inferência causal, causalidade e associação estatística;
- Exemplos da aplicação específica da epidemiologia em Saúde Pública;