Princípios e Planeamento em Promoção da Saúde
Objetivos
Conhecer os princípios e aplicar um modelo de planeamento sistémico e participativo a uma questão/problema de saúde pública concreto
Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de compreensão na área da Saúde Mental, integrando os seus fundamentos teóricos num contexto comunitário e de Promoção da Saúde.
Identificar estratégias de capacitação no combate às desigualdades em saúde e na integração social de grupos desfavorecidos.
Aplicar o modelo de planeamento ecológico e educativo PRECEDE-PROCEED a uma questão/problema de saúde
Identificar indicadores de avaliação do impacte de medidas organizacionais e políticas
num projecto de intervenção em promoção da saúde
Caracterização geral
Código
9557
Créditos
4.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 44
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Estar inscrito num curso na área da Saúde Pública ou em qualquer curso na ENSP/UNL
Bibliografia
DICLEMENTE, R.J.; SALAZAR, L.F.; CROSBY, R.A. (2013) – Health behavior theory for public health. Principles,foundations, and applications. Burlington: Jones & Bartlett.
WHO (2004). Promoting Mental Health (concepts, emerging evidence, practice). Geneva, WHO. http://www.who.int/mental_health/evidence/en/promoting_mhh.pdf
GREEN, L.W.; KREUTER, M.W. (2005). Health Program Planning: an ecological and educational approach. N. Y.: MacGraw-Hill (4ª ed.).
LOUREIRO, I.; MIRANDA, N. (2010) – Promover a saúde: dos fundamentos à acção. Coimbra: Almedina.
WHO (1986). Ottawa Charter for Health Promotion. Ottawa, Canada: WHO. Health and
Welfare Canada.
Método de ensino
Exposição com debate
Aplicação da metodologia de PBL (Problem Based Learning) ao longo do processo de
ensino/aprendizagem;
Eventual contacto com elementos da comunidade para discutir as potencialidades e
constrangimentos para o desenvolvimento de sinergias entre os vários sectores, organização da comunidade e elaboração de propostas de políticas a adotar
Trabalhos de grupo
A avaliação é 20% sobre a participação nas aulas e 40% apresentação oral de trabalhos de grupo e 40% apresentação escrita.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Evolução histórica da promoção da saúde. Valores e princípios.
Abordagens segundo os modelos biomédico e salutogénico.
Saúde Mental e Doença Mental – Conceitos e modelos.
Organização de Serviços de Saúde Mental e aplicação da Lei de Saúde Mental.
Intervenção e participação comunitárias. Diagnóstico das necessidades.
Planeamento participado e avaliação das intervenções em promoção da saúde. Modelo PRECEDE-PROCEED
A promoção da saúde e o poder local: capital social e redes sociais.