Metodologias Nucleares em Investigação
Objetivos
1. CONHECIMENTOS
a. Distinguir os diferentes graus de evidência em saúde
b. Descrever as vantagens e limitações dos diferentes tipos de estudos clínicos
c. Identificar, discutindo, vantagens e limitações, das abordagens experimentais inovadoras na área da biomedicina
d. Descrever as potencialidades do/dos biobancos mais relevantes a nível nacional
2. COMPETÊNCIAS
a. Escolher metodologias adequadas para testar hipóteses e responder a perguntas científicas concretas
b. Ajustar modelos multivariáveis
c. Interpretar gráficos e resultados de estudos clínicos e outros, incluindo os de medicina de precisão baseados nas ómicas
d. Aplicar os princípios éticos da investigação com humanos e animais no desenho de protocolos
e. Elaborar revisões sistemáticas
f. Aceder a base de dados nacionais e internacionais
g. Trabalhar em equipa
3. APTIDÕES
a. Construir e analisar bases de dados
b. Utilizar o programa SATA
c. Manipular animais de laboratório e candidatar-se a certificação FELASA B
Caracterização geral
Código
121000
Créditos
12
Professor responsável
Professora Doutora Maria Emília Carreira Saraiva Monteiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Portuguese
Pré-requisitos
Bibliografia
A definir para cada sessão específica.
Método de ensino
O ensino será presencial, em inglês e incluirá maioritariamente um ensino interativo baseado em:
· Apresentação e discussão de metodologias de investigação clínica e biomédica específicas;
· Apresentação e discussão de trabalhos e recomendações;
· Aplicação de recomendações e de legislação a casos específicos;
· Apresentação e discussão de problemas;
· Interpretação de gráficos e de resultados;
· Apresentação de biobancos e bases de dados;
· Apresentação de estudos de medicina de precisão baseados em ómicas;
· Análise de dados em Graph Prism®, Stata®, Access®;
· Treino prático de manipulação de animais de experimentação (roedores, peixe zebra e insetos).
Método de avaliação
A avaliação no módulo comum é distribuída ao longo do tempo e incluirá a ponderação dos seguintes componentes:
· Profundidade e adequação dos conhecimentos 40%
· Capacidade de análise de dados 20%
· Capacidade de apresentação de resultados -20%
· Atitudes (incluindo assiduidade) 20%
Conteúdo
MÓDULO COMUM
A. Investigação vs. inovação. A cadeia de valor em saúde. Conceitos, infraestruturas e financiamento.
B. A medicina baseada na ciência. Graus de evidência, tipos de estudos clínicos e intervenientes.
C. A investigação qualitativa: conceitos e metodologias
D. Fundamentos da construção e validação de questionários
E. Vantagens e inconvenientes dos modelos e metodologias de investigação biomédica: in vitro, in vivo e in silico.
F. As ómicas e os biomarcadores: exemplo de interface biomedicina/medicina.
G. A análise de dados, quantitativa e qualitativa. Interpretação e aplicação de testes e modelos estatísticos (SPSS®); construção de bases de dados (Access®);
H. Revisões sistemáticas. Conceitos básicos em meta análises;
MÓDULOS ESPECÍFICOS (optar por 1)
A. Estatística avançada
B. Experimentação animal
C. Métodos avançados de investigação (laboratorial)