Metodologias Nucleares em Investigação

Objetivos

1.       CONHECIMENTOS

a.       Distinguir os diferentes graus de evidência em saúde

b.       Descrever as vantagens e limitações dos diferentes tipos de estudos clínicos

c.       Identificar, discutindo, vantagens e limitações, das abordagens experimentais inovadoras na área da biomedicina

d.       Descrever as potencialidades do/dos biobancos mais relevantes a nível nacional

2.       COMPETÊNCIAS

a.       Escolher metodologias adequadas para testar hipóteses e responder a perguntas científicas concretas

b.       Ajustar modelos multivariáveis

c.       Interpretar gráficos e resultados de estudos clínicos e outros, incluindo os de medicina de precisão baseados nas “ómicas”

d.       Aplicar os princípios éticos da investigação com humanos e animais no desenho de protocolos

e.       Elaborar revisões sistemáticas

f.        Aceder a base de dados nacionais e internacionais

g.       Trabalhar em equipa

3.       APTIDÕES

a.       Construir e analisar bases de dados

b.       Utilizar o programa SATA

c.       Manipular animais de laboratório e candidatar-se a certificação FELASA B

Caracterização geral

Código

121000

Créditos

12

Professor responsável

Professora Doutora Maria Emília Carreira Saraiva Monteiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Portuguese

Pré-requisitos

 

Bibliografia

A definir para cada sessão específica.

Método de ensino

O ensino será presencial, em inglês e incluirá maioritariamente um ensino interativo baseado em:

·      Apresentação e discussão de metodologias de investigação clínica e biomédica específicas;

·      Apresentação e discussão de trabalhos e recomendações;

·      Aplicação de recomendações e de legislação a casos específicos;

·      Apresentação e discussão de problemas;

·      Interpretação de gráficos e de resultados;

·      Apresentação de biobancos e bases de dados;

·      Apresentação de estudos de medicina de precisão baseados em “ómicas”;

·      Análise de dados em Graph Prism®, Stata®, Access®;

·      Treino prático de manipulação de animais de experimentação (roedores, peixe zebra e insetos).

Método de avaliação

A avaliação no módulo comum é distribuída ao longo do tempo e incluirá a ponderação dos seguintes componentes:

·       Profundidade e adequação dos conhecimentos – 40%

·       Capacidade de análise de dados – 20%

·       Capacidade de apresentação de resultados -20%

·       Atitudes (incluindo assiduidade) – 20%

Conteúdo

MÓDULO COMUM

A.      Investigação vs. inovação.  A cadeia de valor em saúde. Conceitos, infraestruturas e financiamento.

B.      A medicina baseada na ciência. Graus de evidência, tipos de estudos clínicos e intervenientes.

C.      A investigação qualitativa: conceitos e metodologias

D.      Fundamentos da construção e validação de questionários

E.       Vantagens e inconvenientes dos modelos e metodologias de investigação biomédica: in vitro, in vivo e in silico.

F.       As “ómicas” e os biomarcadores: exemplo de interface biomedicina/medicina.

G.      A análise de dados, quantitativa e qualitativa. Interpretação e aplicação de testes e modelos estatísticos (SPSS®); construção de bases de dados (Access®);

H.      Revisões sistemáticas. Conceitos básicos em meta análises;

MÓDULOS ESPECÍFICOS (optar por 1)

A.         Estatística avançada

B.         Experimentação animal

C.         Métodos avançados de investigação (laboratorial)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: