Introdução à redação e à publicação científica
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Fazer a distinção entre redação científica e redação não científica e reconhecer o valor importante das revistas científicas de publicação periódica na divulgação das redações biomédicas de índole científica.
2. Descrever os tipos de artigo presentes nas revistas científicas de publicação periódica, a sua função, a sua estrutura e as suas secções particulares.
3. Preparar adequadamente um manuscrito destinado a ser submetido para publicação numa revista científica de publicação periódica.
4. Conduzir de forma eficiente a interação com os editores e revisores das revistas científicas durante o processo de revisão dos manuscritos, com vista à publicação final.
5. Os alunos, durante o período em que decorre a unidade curricular, poderão ser apoiados pelos docentes no planeamento e na redação um artigo científico da sua própria autoria.
Caracterização geral
Código
11200
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Escada
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
1. Hall GM (Editor): How to write a paper. BMJ Books, Fourth Edition, 2008. ISBN 978-1-4051-6773-4.
2. Bhandari M, Joensson A. Getting your research paper published. Thieme, 2011. ISBN 978-3-13-149991-2.
3. Browner W. Publishing and presenting clinical research. Lippincott Williams & Wilkins, Second Edition 2006. ISBN 978-07817-9506-7.
4. Taylor R. The clinicians guide to medical writing. Springer, 2005. ISBN 0-387-22249-9.
5. Serrano P. Redação e apresentação de trabalhos científicos. Relógio D'Água, 2ª Edição, 2004.
6. Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. McGraw Hill, Second Edition, 1999. ISBN 0-07-154.
7. Rogers S. Mastering scientific and medical writing. A self-help guide. Springer, 2007. ISBN 103-540-34507-8.
8. Ribes R, Ros P. Medical English. Springer, 2006. ISBN 978-3-540-25428-7.
9. Hames I. Peer review and manuscript management in scientific journals. Blackwell Publishing, 2007. ISBN 978-1-4051- 3159-9.
10. http://www.icmje.org/recommendations/
11. EndNote (software para gestão e edição de referências bibliográficas).
Método de ensino
A unidade curricular decorrerá no 2º semestre, de 25 de Fevereiro a 27 de Maio, em regime de b-learning (blended-learning), associando a atividade presencial (aulas teórico-práticas e aulas práticas que consistirão em exercícios realizados em grupo e na elaboração de um projeto de aprendizagem: um manuscrito destinado à publicação) a um conjunto diverso de exercícios realizados em formato de e-learning, na plataforma Moodle ou na plataforma Teams da Nova Medical Schooll.
Método de avaliação
A classificação final será obtida pela ponderação das seguintes classificações parcelares:
Participação nas aulas e nos exercícios em regime de e-learning 35%
Teste de avaliação Intercalar (open book e online) 25%
Redação de um manuscrito (trabalho de grupo) 40%
Conteúdo
1. Tipos de redação médica. As revistas científicas de publicação periódica. Funções das revistas científicas. Razões e motivações para a publicação.
2. Tipos de artigo científico nas revistas de publicação periódica.
3. Estrutura dos artigos científicos. A estrutura IMRAD. Título e resumo dos artigos científicos.
4. Autoria dos artigos científicos. Ética em publicação científica. Estilo e gramática.
5. Referências bibliográficas.
6. Preparação dos manuscritos. ICMJE Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals.
7. Revisão dos artigos científicos: o processo de submissão e o processo de revisão pelos pares ou peer review.
8. Bibliometria.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: