Nutrição e Metabolismo I

Objetivos

Pretende-se que os estudantes conheçam com profundidade o metabolismo das principais biomoléculas do organismo humano e que compreendam o metabolismo duma forma integrada, global. A relação da Alimentação com a prevenção da doença, em particular da doença metabólica, não deverá ser compreendida meramente na esfera dos achados epidemiológicos, mas sustentadas na evidência de relação com os mecanismos de doença. Pretende-se que o estudante seja capaz de conhecer: (1) as principais categorias de componentes da matriz alimentar (nutrientes e não-nutrientes); (2) noções gerais de enzimologia; (3) o metabolismo dos glicídeos; (4) o papel hormonal na regulação do metabolismo da glicose; (5) o papel do microbiota no metabolismo.

Caracterização geral

Código

41001

Créditos

5

Professor responsável

Prof.ª Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Baynes JW, Dominiczak MH: Medical Biochemistry. 3rd Ed. Elsevier Mosby. Nova Iorque. 2009
• Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L: Biochemistry. 7th ed. International Edition. W.H. Freeman and Company. Nova Iorque. 2012
• Brody T.: Nutritional Biochemistry. 2nd. Ed. Academic Press. San Diego. 1999.
• David H. Alpers, William F Stenson, Beth Taylor, Dennis M Bier: Manual of Nutritional Therapeutics. Lippincott, Williams & Wilkins. Fifth Ed. 2008.
• Frayn KN. Regulação metabólica. 3rd Ed. U. Porto Editorial. Porto. 2012
• de Victor W. Rodwell, David Bender, Kathleen M. Botham, Peter J. Kennelly, P. Anthony Weil: Harper's Illustrated Biochemistry. 31st ed. McGraw-Hill Medical. Londres. 2018.
• Stipanuk MH: Biochemical, Physiological & Molecular Aspects of Human Nutrition. 2nd Ed. Elsevier Science. St. Louis. 2006
• Voet D et al: Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level. 2nd Edition. Wiley Publishers. New York. 2006

Método de ensino

A UC está organizada em aulas teóricas e práticas: duas aulas teóricas semanais de carácter expositivo com a duração de 50 min cada: uma aula teórico-prática semanal de 2 h, em turmas com um máximo de 15 alunos. As aulas teórico-práticas são realizadas em salas de aula quando se efetuam os “case studies”.

Método de avaliação

A avaliação tem uma componente prática e um exame final, quantiicados entre 0 e 20 valores. A avaliação prática é contínua, corresponde a 40% da nota final, e tem em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos; atitude e conhecimentos demonstrados pelo aluno. O exame final, prova escrita, corresponde a 60% da nota final, é de escolha múltipla e tem como objeto toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e práticas. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota das práticas seja pelo menos 9,5.

 

Conteúdo

Módulo 1
Complexidade da matriz alimentar
Estrutura e papel biológico dos macronutrientes
Equilíbrio hidro-eletrolítico
Noções gerais de atividade enzimática

Módulo 2
Relevância metabólica da motilidade gastrintestinal
Da função ao metabolismo: secreções
Regulação da motilidade e secreções ao nível do tubo digestivo
Digestão de alimentos e assimilação de nutrientes
Microbiota

Módulo 3
Metabolismo glicídico
Regulação do metabolismo da glicose: papel da insulina e da glicagina


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: