Morfologia I

Objetivos

O principal objetivo geral do ensino-aprendizagem da Morfologia I é a aquisição dos conhecimentos morfológicos essenciais, dotando o futuro Nutricionista da capacidade para a sua aplicação.
No domínio dos conhecimentos específicos salienta-se o conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo Humano, identificando e descrevendo as mesmas estruturas.
No domínio das capacidades destacam-se as capacidades de observação, descrição, estruturação ou esquematização dos conhecimentos e integração dos mesmos, estimulando o espírito crítico e criativo, de modo a facilitar a aprendizagem autónoma e o trabalho em grupo.
No domínio das atitudes reconhecer a importância da Morfologia na formação do Nutricionista.

Caracterização geral

Código

41008

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

* Gray’s Anatomy for Students –  Richard Drake  – 3rd Edition – Churchill Livingstone
* Anatomia Humana da Locomoção – J. A. Esperança Pina – 4ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
*Anatomia Humana dos Órgãos – J. A. Esperança Pina – 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
*Anatomia Humana do Coração e Vasos – J. A. Esperança Pina – 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
*Anatomia Humana da Relação – J. A. Esperança Pina – 4ª edição – Elsevier
*Atlas of Human Anatomy – Frank H. Netter – 7th Edition – Artmed, Editora.
*Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas – Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford – 6th Edition – Elsevier
*Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology – Michael H. Ross, Wojciech Pawlina – 7th Edition – Wolters Kluwer
*Human Embryology and Developmental Biology – Bruce M. Carlson – 5th edition – Elsevier

Método de ensino

1) Aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo com duração não superior a 50 minutos.
2) Aulas práticas: Aulas em que há uma interacção e cooperação directas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos clínicos. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.

Método de avaliação

a) Formas e critérios de avaliação
1. Avaliação Prática Contínua:  40%
A avaliação contínua é da responsabilidade dos assistentes e processar-se-á da seguinte forma:
a) Apresentação de trabalhos (10%): a avaliação incidirá sobre a apresentação de trabalhos, em formato PowerPoint (ou outro tipo de ferramenta de apresentação), versando os temas relacionados com embriologia e desenvolvimento.
b) Aprendizagem por problemas e ensino tutorial (10%): a avaliação incidirá sobre a discussão de um caso prático apresentado previamente, nomeadamente, sobre os conhecimentos adquiridos no domínio da morfologia e desenvolvimento do órgão ou estrutura em questão e na capacidade de exposição de ideias e explicitação de raciocínio.
c) Laboratório de Histologia (20%): a avaliação incidirá sobre a capacidade de reconhecer as diferentes estruturas que constituem os tecidos fundamentais do corpo humano. No final de cada sessão de laboratório de histologia, onde os alunos têm oportunidade de preparar a aula e esclarecer dúvidas, serão sujeitos a um questionário de avaliação que poderia incluir perguntas do tipo legenda e identiicação de estruturas, nomeação funções de determinadas estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

1) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame final.

Regimes Especiais de Avaliação Prática - qualquer aluno a quem seja reconhecido um Estatuto Especial que o dispense da obrigatoriedade de assiduidade do Curso Prático (ou seja, frequência obrigatória de dois terços das aulas leccionadas) e que não obtenha Avaliação Prática que permita acesso a Exame final, poderá realizar Prova Prática referente aos conteúdos do Programa Prático em data a deinir (entre o término do Curso Prático e o 1º Dia de Exames da 1ª Época).

1) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame final.

2. Prova Intercalar escrita 20%
Será realizada em data, local e horário a publicar no Moodle.
Trata-se de uma prova escrita composta por perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo legenda e identiicação de estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso.
Oportunamente será publicada uma matriz nomeando os conteúdos que serão alvo de avaliação na prova intercalar.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
1) Com classificação inferior a 10 valores (ou caso tenha faltado) o aluno terá obrigatoriamente que, durante a Avaliação final, realizar nova avaliaçãO referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita. A classificação obtida durante no Exame final não substitui a classificação obtida na Prova Intercalar, contando esta última sempre de forma independente para o cálculo da nota final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno, no Exame final, está dispensado de avaliação referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita.

3. Exame final escrito: 40%
Inclui avaliação de todos os conteúdos considerados nos Programas Práticos e Teóricos da UC Morfologia I (excluindo os conteúdos da prova intercalar se a classificação >10 valores na referida prova).
Será realizada de acordo com o calendário de exames homologado em Conselho Pedagógico, em hora a conirmar, nas salas de informática do Edifício-Sede da NMS|FCM, em horário a publicar no Moodle.
Trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo legenda, identiicação de estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso, a realizar na plataforma MedQuizz.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

1) Se em 1ª época o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao Exame final, poderá realizar exame em 2ª época, sendo consideradas igualmente as avaliações referentes à Avaliação Contínua e Teste Intercalar Escrito. Caso o aluno não se apresente para realização de exame em 2ª época, encontra-se reprovado na UC Morfologia I.
2) Se em 2ª época, uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final escrito, reprova o aluno a Morfologia I (poderá eventualmente utilizar a Época de Recurso caso cumpra os requisitos indicados nos regulamentos internos da NMS|FCM).
3) Em 1ª ou 2ª época uma classificação superior a 10 valores, aprova o aluno no Exame final (com uma ponderação de 40% na Nota final da UC).

b) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores
Não aplicável

c) Calendarização das avaliações
A divulgar pelo Conselho Pedagógico.

d) Procedimentos para revisão de prova
Conforme a regulamento pedagógico em vigor.

Conteúdo

1) ANATOMIA GERAL
2) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS: Osteologia e artrologia membro superior; Miologia do membro superior; Vascularização do membro superior; Pelve em geral; Osteologia e artrologia membro inferior; Miologia do membro inferior; Vascularização do membro inferior; Desenvolvimento dos membros.
3) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DO TÓRAX: Osteologia e artrologia tórax; Miologia do dorso; Músculos do tórax; Mecânica da ventilação; Vascularização do tórax; Anatomia e Histolologia do Sistema Cardiovascular; Desenvolvimento do Sistema Cardiovascular; Anatomia e Histologia do Sistema Respiratório; Desenvolvimento do Sistema Respiratório; Anatomia e Histologia do Sistema Hematopoiético e Linfático.
4) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DO ABDÓMEN: Miologia do abdómen; Pontos fracos do abdómen; Vascularização da parede e cavidade abdominal; Anatomia e Histologia do Sistema Endócrino; Desenvolvimento do Sistema Endócrino; Anatomia e Histologia do Sistema Digestivo; Mecanismos anti-refluxo; Desenvolvimento do Sistema Digestivo; Peritoneu

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: