Comunicação em Saúde

Objetivos

a) Adquirir competências para recolha de informação de qualidade em saúde;
b) Desenvolver competências de análise crítica das diferentes fontes de informação em saúde;
c) Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de escrita científica e de comunicação de ciência entre pares;
d) Adquirir competências interpessoais para uma comunicação mais eficaz na relação com os utentes e no contexto de uma equipa multidisciplinar;
e) Reconhecer técnicas de comunicação facilitadoras da mudança comportamental em saúde;
f) Reconhecer os diferentes meios e ferramentas de comunicação;
g) Identificar as novas ferramentas e estratégias de comunicação;
h) Adquirir competências para a divulgação de informação em saúde nos media;
i) Consciencializar a importância da inovação na comunicação direcionada aos comportamentos em saúde;
j) Reconhecer a importância da comunicação do risco em crises de saúde pública;
l) Adquirir conhecimentos e compreensão das estratégias comunicacionais de instituições de saúde e de investigação.

Caracterização geral

Código

41011

Créditos

5

Professor responsável

Prof.ª Doutora Catarina Durão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Dean, Cornelia (2009). Am I making myself clear? A scientist’s guide to talking to the public, Harvard: Harvard UP.
• Coiera, E.; Parker, J. – Improving Clinical Communication: a view from Psychology. Journal of the American Medical Informatics Association. Vol. 7, nº 5. Set.-Out. 2000; 453-461.
• Teixeira, José A. Carvalho – Comunicação em saúde: relação entre técnicos de saúde-utentes. Análise Psicológica, Set. 2004, Vol. 22, nº3. 615-620.
• Academy of Nutrition and Dietetics. Practice Paper of the Academy of Nutrition and Dietetics: Communicating Accurate Food and Nutrition Information.
• Gregory, D.M., Cohen, N.L., Fulgoni, V.L., Heymsfield, S.B. and Wellman, N.S. From nutrition scientist to nutrition Communicator: why you should take the leap. The American Journal of Clinical Nutrition. 2006; 83: 1272-5.
• Hallahan, K., Holtzhausen, D., van Ruler, B., Vercic, D. & Sriramesh, K. (2007) 'Defining Strategic Communication', International Journal of Strategic Communication, 1 (1): 3-35.

Método de ensino

A UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas (TP): 1 aula teórica semanal de carácter expositivo com a duração de 50 minutos e 1 aula teórico-prática semanal de 2 horas e 30 minutos, em turmas com um máximo de 20 alunos. As aulas TP são distribuídas em 3 módulos de 4 a 5 sessões teórico-práticas (Módulo 1 - pesquisa e recolha de informação; Módulo 2 - Sistematização da informação e sua transmissão entre pares; Módulo 3 - Divulgação de informação em saúde para o público em geral) onde são realizados trabalhos em grupo.

Método de avaliação

A avaliação tem uma componente prática e um exame final, quantiicados entre 0 e 20 valores. A avaliação prática é contínua e contribui com 40% para a nota final, tendo em conta: performance e assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e atitude e conhecimentos demonstrados. O exame final contribui com 60% para a nota final e é de escolha múltipla. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5 valores. Para aprovação à UC, exige-se uma nota mínima de 9,5 valores no exame final.

Conteúdo

I Pesquisa e gestão da informação na área das ciências da nutrição (CN)
Fontes de informação em CN
Gestão de referências bibliográficas

II Comunicação entre pares na área das CN
Escrita científica – tipo de linguagem e estrutura de artigos
Comunicação oral de ciência entre pares
Competências comunicacionais em equipas multidisciplinares

III Comunicação no contexto clínico na área das CN
Competências interpessoais na relação entre técnicos de saúde e utentes/doentes
Entrevista clínica

IV. Comunicação para o público em geral na área das CN
Sociedade de informação e o desafio da comunicação na área das CN
Estratégias de comunicação e novas ferramentas de comunicação
Divulgação de informação na área das CN para os media

V. Comunicação de riscos em emergências de saúde pública
Conquistar confiança e participação da população
Integrar a comunicação de riscos nos sistemas de saúde e nos sistemas de resposta às emergências
Prática da comunicação de riscos

VI. Comunicação estratégica em saúde
Importância interna e externa da comunicação de instituições de saúde e de investigação
Estratégias de comunicação digital em saúde

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: