Morfologia II

Objetivos

O principal objetivo geral do ensino-aprendizagem da Morfologia II é a aquisição dos conhecimentos morfo-lógicos essenciais, dotando o futuro Nutricionista da capacidade para a sua aplicação.
No domínio dos conhecimentos específicos salienta-se o conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo Humano, identificando e descrevendo as mesmas estruturas.
No domínio das capacidades destacam-se as capacidades de observação, descrição, estruturação ou esque-matização dos conhecimentos e integração dos mesmos, estimulando o espirito crítico e criativo, de modo a facilitar a aprendizagem autónoma e o trabalho em grupo.
No domínio das atitudes reconhecer a importância da Morfologia na formação do Nutricionista.

Caracterização geral

Código

41015

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Bibliografia de base (adoptada)
* Gray’s Anatomy for Students –  Richard Drake  – 3rd Edition – Churchill Livingstone
* Anatomia Humana da Locomoção – J. A. Esperança Pina – 4ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
*Anatomia Humana dos Órgãos – J. A. Esperança Pina – 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
*Anatomia Humana do Coração e Vasos – J. A. Esperança Pina – 2ª edição – Lidel, Edições Técnicas.
*Anatomia Humana da Relação – J. A. Esperança Pina – 4ª edição – Elsevier
*Atlas of Human Anatomy – Frank H. Netter – 7th Edition – Artmed, Editora.
*Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas – Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Wood-ford – 6th Edition – Elsevier
*Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology – Michael H. Ross, Wojciech Pawlina – 7th Edition – Wolters Kluwer
*Human Embryology and Developmental Biology – Bruce M. Carlson – 5th edition – Elsevier

Método de ensino

1) Aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo com duração não superior a 50 minutos.
2) Aulas práticas: Aulas em que há uma interacção e cooperação directas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómi-cas e apresentação e discussão de casos, ou demonstrações experimentais. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.

Método de avaliação

e) Formas e critérios de avaliação
1. Avaliação Prática Contínua: 40%
A avaliação contínua é da responsabilidade dos assistentes e processar-se-á da seguinte forma:
f) Apresentação de trabalhos: a avaliação incidirá sobre a apresentação de trabalhos, em for-mato PowerPoint (ou outro tipo de ferramenta de apresentação), versando os temas relacio-nados com embriologia e desenvolvimento.
g) Aprendizagem por problemas: a avaliação incidirá sobre a discussão de um caso prático apre-sentado previamente, sendo que será avaliação incidirá sobre os conhecimentos adquiridos no domínio da morfologia e desenvolvimento do órgão ou estrutura em questão e na capaci-dade de exposição de ideia e explicitação de raciocínio.
h) Laboratório de Histologia: a avaliação incidirá sobre a capacidade de reconhecer as diferen-tes estruturas que constituem os tecidos fundamentais do corpo humano. No final de cada sessão de laboratório de histologia, onde os alunos têm oportunidade de preparar a aula e esclarecer dúvidas, serão sujeitos a um questionário de avaliação que poderá incluir pergun-tas do tipo legenda e identiicação de estruturas, nomeação funções de determinadas estru-turas e perguntas do tipo escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso.

O trabalho descriminado em a) e b) contabilizará, em conjunto, 30% da avaliação prática, enquanto que a avaliação de Laboratório de Histologia contabilizará 10% da avaliação prática.

Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
1) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame final.

Regimes Especiais de Avaliação Prática - qualquer aluno a quem seja reconhecido um Estatuto Especial que o dispense da obrigatoriedade de assiduidade do Curso Prático (ou seja, frequência obrigatória de dois terços das aulas leccionadas) e que não obtenha Avaliação Prática que permita acesso a Exame final, poderá realizar Prova Prática referente aos conteúdos do Programa Prático em data a deinir (entre o término do Curso Prático e o 1º Dia de Exames da 1ª Época).

3) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame final.
4) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame final.

2. Exame final escrito 60%
Inclui avaliação de todos os conteúdos considerados nos Programas Práticos e Teóricos da UC Mor-fologia I (excluindo os conteúdos da prova intercalar se a classificação >10 valores na referida pro-va).
Será realizada de acordo com o calendário de exames homologado em Conselho Pedagógico, em hora a conirmar, nas salas de informática do Edifício-Sede da NMS|FCM, em horário a publicar no Moodle. Trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo le-genda, identiicação de estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso, a realizar na plataforma MedQuizz. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

5) Se em 1ª época o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao Exame final, poderá realizar exame em 2ª época, sendo consideradas igualmente as avaliações referentes à Avaliação Contínua e Teste Intercalar Escrito. Caso o aluno não se apresente para realização de exame em 2ª época, encontra-se reprovado na UC Morfologia II

6) Se em 2ª época, uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final escrito, repro-va o aluno a Morfologia II (poderá eventualmente utilizar a Época de Recurso caso cumpra os requisitos indicados nos regulamentos internos da NMS|FCM).
7) Em 1ª ou 2ª época uma classificação superior a 10 valores, aprova o aluno no Exame final (com uma ponderação de 40% na Nota final da UC).

b) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores
Não aplicável

c) Calendarização das avaliações
A divulgar pelo Conselho Pedagógico.

d) Procedimentos para revisão de prova
Conforme a regulamento pedagógico em vigor.

Conteúdo

1) PELE E GLÂNDULAS ANEXAS
2) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DA CABEÇA E PESCOÇO: Osteologia e artrologia da ca-beça; Miologia da cabeça e do pescoço; Vascularização da cabeça e pescoço; Osteologia e artrologia da coluna vertebral; Miologia do dorso.
3) MORFOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO: Desenvolvimento do sistema nervoso; Histo-logia do sistema nervoso; Encéfalo; Nervos Cranianos; Medula Espinhal; Nervos Espinhais; Vascularização do sistema nervoso central; Órgãos dos sentidos; Sistema nervoso autónomo.
4) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DA CAVIDADE PÉLVICA: Pelve em geral; Miologia da região glútea; Anatomia e Histologia do Sistema Urinário; Desenvolvimento do Sistema Urinário; Anato-mia e Histologia do Sistema Reprodutor Masculino; Anatomia e Histologia do Sistema Reprodutor Femini-no; Desenvolvimento do sistema reprodutor; Períneo; Vascularização da cavidade pélvica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: