Saúde Pública

Objetivos

As principais finalidades de aprendizagem são:
• Adquirir noções básicas de Saúde Pública.
• Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública e Nutrição, em Portugal e no Mundo
• Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.
• Conhecer as dinâmicas da doença e a sua história natural, as fontes de dados e os principais tipos de estudo epidemiológico e a medição dos dados.
• Definir estratégias adequadas e pertinentes que contribuam para a promoção de saúde e para o controlo dos principais problemas de saúde.
• Em cada aula teórico-prática, cada grupo de quatro/cinco alunos elaborará, sobre um tema proposto no binómio Saúde Pública / Nutrição, um trabalho em linguagem adaptada a diferentes contextos, sobre o tema, que apresentará no suporte adequado ao contexto.

Caracterização geral

Código

41022

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor João Filipe Raposo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Essentials of Epidemiology in Public Health. Aschengrau A. e Seage III GR, 2008 Jones and Barthett Publishers
• Epidemiology,  Gordis L  Elsevier 2019
• Precaution Prevention and Public Health Ethics, J Med and Philosophy 2004  29  3,  313-332
• A Code of Ethics for Public Health  Am J Public Health 92, 7, 1057-1059 July 2002
• Haupt A and Krane TT. Population handbook, 5th ed, 2004
• INE. Projecções da população residente 2012-2060
• http://www.thecochranelibrary.com/view/0/AboutTheCochraneLibrary.html#CDSR   
• WHO (2009). Milestones in Health Promotion: Statements from Global Conferences.  
• Maxwell NI. Understanding Environmental Health. JB Learning. 2 nd Ed
• Saracci, R. Intoducing the history of epidemiology.Oxford University Press, 2001. 1-19.
• CDC. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. An Introduction to Applied Epidemiology and Biostatistics. 3.Ed
• "sites" sobre Public Health and Nutrition

Método de ensino

Define-se para o ano letivo 2020/2021 uma metodologia de contacto-ensino e-learning (eventualmente em b-learning se as condições de pandemia permitirem).
Assim as aulas teóricas serão disponibilizadas no formato e-learning assíncrono. Estas aulas ficarão disponíveis no moodle da UC para consulta dos alunos. Para otimização desta ferramenta educacional e aumentar a proximidade serão criados grupos de discussão para cada um dos temas teóricos.
Aulas teórico-práticas (integram uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos) com elaboração e apresentação de trabalhos de grupo em cada aula. Estas aulas serão lecionadas em formato e-learning síncrono, podendo ser adaptadas a contexto presencial se o contexto permitir.

Método de avaliação

Avaliação:
A avaliação da Unidade Curricular é continua e decorre durante o período letivo do semestre. Cada aluno deverá completar com sucesso cada uma das partes da avaliação, com uma nota final média superior a 9,5 valores, em 20.
A – Avaliação de grupo - elaboração e apresentação de trabalhos de grupo, em cada aula TP, considerando:
- Em contexto de sala de aula – discussão do tema da aula e da forma de abordar o contexto da atividade de grupo
- Preparação do trabalho e apresentação na aula de apresentações, de 3 em 3 semanas
- Cada trabalho é valorizado até 20 valores. Estão previstos 8 trabalhos no semestre. A nota final deste componente é dada pela média dos 8 trabalhos e vale 60% da nota final da Unidade Curricular, i.e., até 12 dos 20 valores da nota final. (considera-se positivo a partir de 5,7 valores)
B – Avaliação individual – centrada nos temas apresentados nas aulas teóricas
- Previstos 2 mini-testes em formato de quizz, um com 20 questões de escolha múltipla e outro com 15 questões de escolha múltipla e uma questão de desenvolvimento.
- A nota final é dada pela média dos dois testes. A avaliação individual corresponde a 40% da nota final da Unidade Curricular, ou seja, 8 valores em 20. (considera-se positivo a partir de 3,8 valores)
C – Avaliação final – somatório dos 2 componentes (A+B). Considera-se aprovação se ambas as componentes forem positivas. Caso uma das componentes seja negativa, o aluno deverá realizar exame com a matéria toda, na 1ª época, sendo a nota da Unidade curricular dada pela nota do exame. (considera-se positivo a partir de 9,5 valores)
D – Época de exames - 1ª época - Teste com 25 questões de escolha múltipla e/ou questões de resposta curta. 2ª época – prova oral
Melhorias de nota - 2ª época - prova oral com toda a matéria
b) critérios 
Presença nas aulas teóricas - práticas, obrigatória em pelo menos 80% (10 aulas); existe registo da assiduidade.
Apresentações dos trabalhos de grupo em pelo menos 75% (6 trabalhos) - condição necessária à frequência e avaliação da disciplina.
Alunos de regimes especiais que não frequentam as aulas teórico-práticas: elaboração de trabalho escrito sobre um tema do binómio Nutrição/Saúde Pública e apresentação oral .

Conteúdo

Saúde Pública (SP) - visão global e princípios gerais; saúde, desenvolvimento e determinantes sociais
Ética da SP
Multidisciplinaridade, transversalidade e investigação; direitos humanos, responsabilidade individual, cidadania, lei e justiça social
População e saúde: dinâmicas populacionais - envelhecimento   
Indicadores de saúde e introdução à investigação em SP 
Revisão de Epidemiologia descritiva, estudos ecológicos, sistemas de saúde
Promoção de Saúde
Migrações e saúde
Epidemias; Doenças infecciosas transmissíveis e Crónicas Não Transmissíveis 
Catástrofes e SP 
Genética/ diabetes / Obesidade - as abordagens da SP
Ambiente e saúde-Alterações climáticas     
Qualidade e serviços de saúde
Grandes questões da nutrição e da SP contemporânea
Rastreios, Testes de Rastreio e de Diagnóstico   
Vigilância Epidemiológica (D. transmitidas pela água e alimentos)     

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: