Marketing Alimentar e Nutricional
Objetivos
a) Adquirir conhecimentos sobre os conceitos-chave de marketing e publicidade
b) Adquirir conhecimentos mínimos de planeamento de estratégias de marketing
c) Adquirir conhecimentos ao nível das tendências do consumo alimentar, bem como do comportamento do consumidor
d) Reconhecer o marketing de produtos alimentares como um importante determinante das escolhas alimentares dos indivíduos
e) Identificar e entender os diferentes modelos de regulamentação do marketing de produtos alimentares bem como dos diversos intervenientes do processo
f) Adquirir capacidades para a aplicação de estratégias de marketing nas intervenções para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e da saúde
g) Consciencializar para a importância das questões éticas no marketing alimentar e nutricional
Caracterização geral
Código
41024
Créditos
3
Professor responsável
Prof.ª Doutora Marta Silvestre
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Michael Moss; Salt Sugar Fat: How the Food Giants Hooked Us, 2012. ISBN: 1400069807
Armstrong G, Kotler P, Harker M, Brennan R. Marketing: an introduction. 1.ª ed. Harlow: Pearson Education, 2009.
Wansink B. Marketing nutrition: soy, functional foods, biotechnology and Obesity. 1.ª ed. Illionois: Library of Congress Cataloging, 2005.
Nestle M. Food industry and health: mostly promises, little action. Lancet 2006; 368:564-5.
Gordon R, McDermott L, Stead M, Angus K. The effectiveness of social marketing interventions for health improvement: What's the evidence? Public Health 2006; 120:1133-1139.
Regulamento (CE) n.º 1924/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de dezembro de 2006, relativo às alegações nutricionais e de saúde sobre os alimentos.
World Health Organization. A framework for implementing the set of recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children. 2012. ISBN 978 92 4 150324 2.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP): 1 aula T/semana de carácter expositivo com a duração 50 min e 1 aula TP/semana de 1,5 horas, em turmas com um máximo 20 alunos. Nas aulas TP são desenvolvidos trabalhos de grupo com o objetivo de analisar casos de estudo de estratégias de marketing de produtos alimentares e da conceção de um projeto que inclua uma estratégia de marketing para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Método de avaliação
A avaliação será feita apenas com base na componente teórico-prática (100%; 0 a 20 valores) e terá carácter de avaliação contínua, tendo em conta os seguintes critérios: performance e assiduidade dos alunos (25%); qualidade dos trabalhos práticos de aprendizagem por problema (APP, 25%) e trabalho prático final (50%). Para aprovação à UC, a classificação min 9,5 valores é exigida.
Conteúdo
I Marketing e publicidade: conceitos e modelos
II Planeamento estratégico do marketing: estratégias de marketing e ferramentas de comunicação integrada de marketing
III Tendências do consumo alimentar e comportamento do consumidor
IV Marketing de produtos alimentares e sua influência nas escolhas/comportamentos alimentares
V As alegações nutricionais e de saúde no contexto do marketing alimentar e nutricional
VI Regulamentação do marketing alimentar e nutricional: contexto europeu e em Portugal
VII Marketing social na promoção de hábitos alimentares saudáveis
VIII Marketing de serviços em saúde: branding e gestão de uma marca em saúde
IX Ética no marketing alimentar e nutricional