Metodologias de Investigação
Objetivos
Os estudantes, nesta UC, tomam contacto com o método científico e com as várias opções de modelos experimentais em ciências da vida/saúde. Devem ficar capazes de (1) identificar e decidir, de acordo com o problema em causa, qual o melhor modelo a estudar; (2) conhecer e trabalhar qualquer um dos modelos, conhecendo as regras, a ética, as vantagens, mas também as limitações de cada metodologia; (3) reconhecer as formas de divulgação científica; (4) entender a metodologia científica qualitativa como instrumento da prática profissional; (5) compreender os resultados e análises presentes na comunicação científica.
Caracterização geral
Código
41025
Créditos
5
Professor responsável
Prof.ª Doutora Cláudia Sofia Fonseca Marques
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Julie A. Lovegrove (Editor), Leanne Hodson (Editor), Sangita Sharma (Editor), Susan A. Lanham-New (Editor) March 2015, ©2014, Wiley-Blackwell Nutrition Research Methodologies
Artigos atuais da temática
Método de ensino
Os conteúdos programáticos serão apresentados em 1 aula teórica de 1h por semana e numa aula de trabalho teórico prático com a duração de 2,5h/semana, em pequenos grupos de 10-15 alunos.
Método de avaliação
Avaliação: Esta UC tem uma componente de avaliação contínua que decorre ao longo das aulas TP. Nestas aulas o estudante é confrontado com a aplicação dos conhecimentos transmitidos ao longo das aulas T. Nestas aulas TP serão também apresentados artigos cientíicos para discussão. Nesta UC os estudantes são confrontados com a apresentação de problemas e o estudante deve apresentar propostas de resposta com desenho de estudos experimentais, fundamentando.
Conteúdo
Módulo 1
Método científico em Ciências da Nutrição;
Modelo experimental animal (Rato, Ratinho ou outros) requisitos, vantagens e desvantagens dos modelos. Modelos animais mais usados para as doenças metabólicas: animais knockout, transgénicos, doença induzida pela dieta, entre outros;
Modelo experimental de culturas de células ou de tecidos;
Investigação de translação em Nutrição.
Módulo 2
Apresentação e discussão da LIC (Lei de Investigação Clínica). Particularidades em estudos clínicos de Nutrição;
Regulamentação europeia para alegações nutricionais e de saúde;
Desenho de estudos clínicos em nutrição: leges artis. Particularidades de desenho experimental (estudos de intervenção e de observação).
Módulo 3
Particularidades éticas e deontológicas nestes estudos;
Registo do estudo clínico. Aprovação por Comissão de Ética Competente;
Estudos clínicos e Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Módulo 4
A escrita científica;
A divulgação da ciência;
O exercício da profissão baseado na evidência.