Ferramentas de Gestão em Alimentação
Objetivos
a) Demonstrar uma perspetiva global da gestão das organizações.
b) Identificar e aplicar os instrumentos de apoio à tomada de decisão nas áreas de atuação do Nutricionista.
c) Caraterizar o conceito de Serviço nas áreas da Nutrição e Alimentação e a sua visão estratégica.
d) Diferenciar e discutir os fatores críticos de desenvolvimento das organizações e da atividade do Nutricionista (caraterísticas, segmentação e conceptualização do negócio).
Caracterização geral
Código
41029
Créditos
3
Professor responsável
Prof.ª Doutora Conceição Calhau
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Santos, A.J.R., Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Escolar Editora, 2008. ISBN 9789752922293.
Goleman, Daniel, Inteligência Emocional, 12ª edição, Temas & Debates, 2003.
Thomas, Neil, O melhor de John Adair sobre Liderança e Gestão, Publicações Europa-América, 2009.
Lencioni, Patrick, Os 5 Desafios das equipas, Uma fábula sobre liderança, 2ª edição, Editora Campus, 2009.
Parreira, M., Liderança A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, 2010.
Alexander, Caroline, O Endurance, Encurralados no gelo, Planeta Manuscrito, 2014.
Tzu, Sun, A Arte da Guerra, Edições Sílabo, 2006.
Osterwalder, Alex; Pigner, Yves; Bernarda, Greg; Smith, Alan, Criar propostas de valor, Publicações D. Quixote, 2015.
Método de ensino
A UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas: 1 aula teórica semanal de carácter expositivo com a duração de 60 min e 1 aula teórico-prática semanal de 1,5 horas, em turmas com um máximo de 15 alunos. Nas aulas teórico-práticas são desenvolvidos trabalhos de grupo e/ou individuais.
Método de avaliação
A avaliação tem uma componente prática e um exame final, quantiicados entre 0 e 20 valores. A avaliação prática é contínua, corresponde a 40% da nota final, e tem em conta os seguintes critérios: assiduidade dos alunos; qualidade dos trabalhos práticos e conhecimentos demonstrados pelo aluno. O exame final corresponde a 60% da nota final e tem por objeto toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e teórico-práticas. A presença no exame é condicionada à comparecência em pelo menos 2/3 das aulas e a que a nota da componente prática seja pelo menos 9,5. Para aprovação à UC, a classificação mínima de 9,5 valores é também exigida no exame final.
Conteúdo
I. As organizações.
Conceitos e objetivos de uma organização
Caraterização de uma estrutura organizacional
O ciclo de vida de uma organização
II. Conceito de serviço
Definição dos conceitos de serviço e liderança
Importância dos líderes e o seu papel
Principais teorias sobre liderança
Estilos de liderança
Liderança vs gestão
Liderança e desenvolvimento de equipas
Motivação vs satisfação
Eficácia e eficiência (comunicação, escuta ativa, gestão de conflitos)
Gestão da mudança
III. Organização e Estratégia empresarial
Definição do conceito de estratégia
Fases para desenvolver um Plano estratégico
Vantagem competitiva
IV. Instrumentos de apoio à tomada de decisão
Ciclo de gestão
Definição de objetivos. Metodologia SMART
Principais ferramentas de gestão
Indicadores de desempenho e sua aplicação
V. Definição de Plano de Negócios
Objetivos do Plano de negócios
Tipos de Planos de negócio
Estrutura, dimensão e temas a abordar