Nutrição Materna e Pediátrica

Objetivos

a) Conhecer e aplicar as recomendações sobre nutrição e alimentação na grávida e aleitante
b) Conhecer e aplicar a intervenção dietética específica nas principais comorbilidades na gravidez
c) Reconhecer a importância da sobrenutrição e da desnutrição fetal na programação metabólica e da obesidade
d) Conhecer e aplicar as medidas recomendadas para promover o aleitamento materno e conhecer as vantagens nutricionais e biológicas da amamentação
e) Reconhecer a importância do microbiota intestinal da grávida e da amamentação na modulação da microbiota do recém-nascido e impacto na sua saúde
f) Conhecer e aplicar as recomendações sobre nutrição e alimentação em idade pediátrica, em todas as idades e incluindo crianças vegetarianas
g) Reconhecer a importância dos nutrientes funcionais para a saúde da criança
h) Conhecer e saber aconselhar fórmulas infantis em crianças saudáveis e fórmulas especiais em crianças com problemas de saúde
i) Reconhecer a importância da modulação precoce das preferências alimentares para a alimentação saudável
j) Conhecer os fundamentos científicos da diversificação alimentar e suas recomendações, incluindo a introdução do glúten e de alimentos potencialmente alergénicos
k) Saber aconselhar o plano alimentar ao lactente, à criança em idade pré-escolar e escolar, incluindo crianças com alergia alimentar
l) Conhecer e aplicar as recomendações de vitaminas e suplementos no primeiro ano de vida
m) Saber aconselhar a dieta ao adolescente, inclusive o que pratica desporto de alto rendimento
n) Conhecer as caraterísticas dos diferentes padrões alimentares e o seu impacto na saúde
o) Conhecer os hábitos alimentares das crianças e adolescentes portuguesas, com base em inquéritos representativos
p) Conhecer e aplicar os instrumentos recomendados para avaliação do risco nutricional em idade pediátrica
q) Conhecer e aplicar os instrumentos para avaliação do estado nutricional na criança e no adolescente, incluindo questionários alimentares e antropometria, parâmetros bioquímicos e da composição corporal
r) Conhecer os princípios da calorimetria indireta e saber aplicá-los para orientar a intervenção nutricional
s) Especificamente na obesidade pediátrica: compreender e aplicar as medidas de prevenção, conhecer as comorbilidades associadas, conhecer e aplicar os critérios adequados para o diagnóstico, saber aplicar a intervenção dietética e monitorizá-la
t) Especificamente na nutrição do recém-nascido pré-termo: conhecer as suas necessidades e o suporte por nutrição parentérica e entérica, incluindo a fortificação do leite humano
u) Conhecer recomendações nutricionais e aplicar a intervenção dietética específica nas principais doenças crónicas 

Caracterização geral

Código

41030

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Luis Manuel Fernandes Pereira da Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

- Lammi-Keefe CJ, Couch SC, Kirwan JP, eds. Handbook of Nutrition and Pregnancy. Springer International Publishing AG, 2018. ISBN 978-3-319-90988-2.
- Kleinman RE, Greer FR, eds. Pediatric Nutrition, 8th ed, American Academy of Pediatric, 2019. eISBN: 978-1-61002-361-0.

Método de ensino

A UC Nutrição Materna e Pediátrica está organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As aulas teóricas têm a duração de 50 minutos, são bissemanais e baseiam-se em aulas expositivas e aulas para resolução de casos problema. As aulas teórico-práticas têm a duração de 2 horas, são bissemanais e baseiam-se em seminários, aprendizagem baseada em problemas e clube de leitura. Estas aulas servem de preparação para a aprendizagem clínica no terreno, pelo que as aulas práticas se sucedem às teórico-práticas, são bissemanais com duração de 2 horas e baseiam-se na transmissão de experiência clínica e assistência centrada no paciente.

Método de avaliação

A avaliação da aprendizagem assenta em exame escrito final e avaliação contínua, sendo esta última atribuída nas aulas teórico-práticas e práticas, pelos respetivos docentes.

Conteúdo

Conteúdos programáticos – organizado em 32 Módulos
Componente teórica
1. Nutrição na grávida obesa e com diabetes tipo I e II
2. Nutrição da grávida em presença de restrição de crescimento intrauterino
3. Programação da doença metabólica e da obesidade por sobrenutrição e desnutrição fetal
4. Aleitamento materno: prevalência em Portugal, vantagens e contraindicações
5. Microbiota intestinal na grávida e no recém-nascido: aspetos atuais
6. Recomendações alimentares e nutricionais em pediatria
7. Fórmulas infantis para crianças saudáveis: importância dos nutrientes funcionais; e Fórmulas especiais (hipoalergénicas, antirrefluxo, sem lactose, semielementares e elementares)
8. Vitaminas e suplementos no 1º ano de vida
9. Diversificação alimentar: do empirismo à evidência
10. Alimentação e nutrição em idade pré-escolar e escolar
11. Avaliação do estado nutricional no recém-nascido
12. Obesidade na criança e adolescente: determinantes, diagnóstico e avaliação nutricional e intervenção e monitorização
13. Alimentação na criança alérgica
14. Dietas especiais, incluindo dietas modulares e vias de administração
15. Nutrição na diabetes mellitus: classificação, comorbilidades e intervenção
16. Nutrição na doença crónica: insuficiência hepática, fibrose quística, doença celíaca, doença crónica intestinal e insuficiência renal
17. Nutrição nas doenças hereditárias do metabolismo: aminoacidopatias, acidúrias orgânicas, doenças do ciclo da ureia e doenças do metabolismo energético
18. Dieta cetogénica: tipos e aplicabilidade clínica
Componente teórico-prática
19. Teoria proteica: vias metabólicas
20. Análise da literatura portuguesa do excesso de peso e obesidade na criança e adolescente
21. Plano alimentar: do lactente com 3 meses com fórmula láctea, lactente com 7 meses e lactente com 10 meses
22. Plano alimentar no adolescente, incluindo a adolescente que pratica desporto de alto rendimento
23. Crianças vegetarianas: riscos e plano alimentar
24. Intervenção numa criança com diabetes mellitus
25. Intervenção numa criança com obstipação e regurgitação
26. Intervenção numa criança com fenilcetonúria
Componente prática
27. Aconselhamento nutricional na grávida e da aleitante
28. Aconselhamento nutricional na criança saudável
29. Intervenção nutricional no recém-nascido, particularmente no pré-termo
30. Intervenção nutricional na criança com excesso de peso e obesidade
31. Intervenção nutricional no intestino curto
32. Intervenção nutricional em crianças com erros inatos do metabolismo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: