Ética e Deontologia Profissional

Objetivos

• Conhecer os conceitos fundamentais que reflectem sobre a acção humana, os constituintes da vida moral, as estruturas axiais da consciência moral e as mais destacadas teorias éticas contemporâneas.
• Identificar dilemas morais, especificamente os mais prevalentes no exercício profissional do nutricionista em contexto de prestação de cuidados de saúde.
• Desenvolver um processo de deliberação e tomada de decisão que, implementando os conhecimentos teóricos adquiridos, promova a melhor solução do ponto de vista técnico e no cumprimento das melhores práticas éticas.
• Formar a consciência moral da prática profissional.

Caracterização geral

Código

41038

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

 Livros
• Brito, J. H. Silveira de, coord., Ética das Profissões, Publicações da Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2007.
• Canto-Sperber, M. (dir.), Dictionnaire d'éthique et de philosophie morale, Paris, P.U.F., 1996.
• Durand, G., Introdução Geral à Bioética, S. Paulo, São Camilo/Edições Loyola,  2003
• Hottois, Gilbert e Missa, Jean-Noël, Nova Enciclopédia de Bioética, Lisboa, Instituto Piaget, 2003.
• Patrão Neves, M., Osswald, W., (coord.s), Bioética Simples, Lisboa, Verbo/Babel, 2014
• M. Patrão Neves. O Admirável Horizonte da BioÉtica. Lisboa, Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento e Editora Glaciar, 2016
• M. Patrão Neves; Walter Osswald. Bioética Simples. 2ª edição revista e actualizada, Lisboa, Verbo/Babel, 2014


Websites
• Ordem dos Nutricionistas - www.ordemdosnutricionistas.pt
• Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida - www.cnecv.gov.pt
• Associação Portuguesa de Bioética - www.apbioetica.org

Método de ensino

Expositivo. Apresentação de casos e resolução de problemas.

Método de avaliação

Trabalho individual (50%) e apresentação de trabalho de grupo (50%) ao longo das aulas.

Conteúdo

• Conceitos fundamentais que reflectem sobre a acção humana: ética, moral, direito, deontologia (ética profissional e códigos deontológicos) e ética aplicada (do profissional ao utente).
• Constituintes da vida moral: princípios, normas, virtudes, direitos e deveres.
• Estruturas axiais da consciência moral: teleológica, deontológica e procedimental.
• Teorias Éticas contemporâneas: principialismo, utilitarismo e consequencialismo, comunitarismo e contratualismo, discussão.
• Ética na investigação e Responsabilidade social.
• Legislação portuguesa relativa aos direitos e deveres individuais e coletivos. A ética da priorização de recursos em saúde pública. Conceito de responsabilidade social e prática do Nutricionista.
• Fundamentos legais e normativos da profissão.
• A dimensão ética na formação e atuação do Nutricionista. Responsabilidade técnica do nutricionista nos diferentes cenários de prática profissional.
• Principais problemas éticos em alimentação e nutrição.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: