Anatomia
Objetivos
O principal objetivo geral do ensino-aprendizagem da Anatomia Humana: Aquisição dos conhecimentos anatómicos essenciais e dotar o futuro médico de capacidade para a sua aplicação.
Considerando os domínios essenciais da aprendizagem: cognitivo, psicomotor, afetivo ou das atitudes, serão objectivos específicos do ensino-aprendizagem.
No domínio dos conhecimentos:
- Conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo humano
- Identificar e descrever as estruturas
No domínio das capacidades ou desempenhos:
- Observação
- Descrição
- Estruturação ou esquematização dos conhecimentos
- Integração dos conhecimentos
- Projeção das estruturas profundas na superfície do corpo humano
Aplicação dos conhecimentos:
- Espírito criativo
- Espírito crítico
- Aprendizagem autónoma
- Trabalho em grupo
- Pesquisa Bibliográfica
No domínio das atitudes e dos valores:
- Reconhecer a importância fundamental da Anatomia na formação do médico
- Desenvolver e demonstrar o gosto pelo Saber e Aprender
- Desenvolver a curiosidade científica
- Assumir a responsabilidade do médico perante a sociedade
- Espírito de tolerância
- Respeito crescente pelo Homem
Caracterização geral
Código
11103
Créditos
13
Professor responsável
Prof. Doutor Diogo Pais
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Bibliografia
Anatomia Humana da Locomoção J. A. Esperança Pina - 4ª edição Lidel, Edições Técnicas.
Anatomia Humana dos Órgãos J. A. Esperança Pina - 2ª edição Lidel, Edições Técnicas.
Anatomia Humana do Coração e Vasos J. A. Esperança Pina - 2ª edição Lidel, Edições Técnicas.
Anatomia Humana da Relação J. A. Esperança Pina - 4ª edição Lidel, Edições Técnicas.
Clinically Oriented Anatomy K. Moore Williams and Wilkins.
Grays Anatomy: The Anatomical Basis of Clinical Practice Elsevier Susan Standring
Grays Anatomy for Students Churchill Livingstone Richard Drake
Anatomia Geral e Dissecção Humana J. A. Esperança Pina, A. Bensabat Rendas, Miguel Correia, J. Goyri ONeill e Diogo Pais - Lidel, Edições Técnicas.
Atlas de Anatomia Humana Frank H. Netter Artmed, Editora.
Bibliografia complementar (recomendada)
* Anatomia Humana (Descritiva, Topográfica e Funcional) Henry Rouvière e André Delmas 11ª edição Espanhola, ou 15ª edição Francesa, Masson.
* The Developing Human: Clinical Oriented Embriology K. Moore W. B. Saunders.
* Atlas of Human Anatomy with Integrated Text J. A. Gosling e al. Churchill Livingstone.
* Sectional Human Anatomy Han M-C & Kim C-W, Igaku-Shoin.
* Color Atlas of Anatomy J. Roben & C. Yokochi Edição em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
Método de ensino
Para atingir os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular de Anatomia o aluno deverá frequentar o Curso Teórico e o Curso Prático, que serão complementares, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas.
Curso Teórico Atendendo à actual crise pandémica COVID-19, as aulas teóricas serão todas dadas à distância.
Curso Prático: O Programa está integrado na sequência do Curso Teórico, sendo complementar a este. Periodicidade de 2 sessões semanais de 110 minutos cada, que irão contemplar períodos presenciais em pequenos grupos e períodos não presenciais, com frequência das aulas através de plataformas de ensino à distância. Atendendo ao actual contexto epidemiológico poderá ser necessária a realização de ajustes pontuais dos horários, assegurando-se sempre que esses alterações não se sobrepõe às actividades lectivas previamente agendadas por outras UCs frequentadas pelos discentes das turmas.
Os vários parâmetros são:
- Ensino Tutorial aberto à participação dos discentes - com um período de exposição das matérias pelo assistente, a que se segue um período de exposição pelos alunos.
- Trabalho Laboratorial com modelos anatómicos e material cadavérico - a substituição de peças cadavéricas humanas por modelos plásticos representará sempre uma escolha de menor fidedignidade. Nada substitui o cadáver humano fresco ou embalsamado.
- Trabalho de Pesquisa Bibliográfica e Trabalho Projeto - destinadas ao treino da pesquisa bibliográfica dum tema. Os resultados são discutidos com o docente.
- Trabalho de Auto-avaliação das Aprendizagens - os alunos são propostos a responder a perguntas de um banco de dados realizado e partilhado por todos os docentes.
Método de avaliação
Avaliação dos Alunos
A elaboração de um esquema de avaliação uniforme torna-se imperiosa pela necessidade de uniformizar critérios que avaliarão o aluno de um modo global e contínuo, pelo que cabe a cada Docente seguir as indicações gerais em relação a este ponto e fazer comunicar, na primeira aula, eventuais especiicidades referentes à turma que lhe seja atribuída.
Na Anatomia, deve a avaliação do aluno basear-se em diferentes parâmetros que avaliem não só o seu nível real de conhecimentos, mas ainda, as suas aptidões de raciocínio, destreza, capacidade inovadora, pronta adaptação a novas questões e situações que lhe são postas.
Trata-se, ainda que indiretamente, de avaliar o futuro médico, pelo que, as suas capacidades humanas e éticas deverão ser tomadas em linha de conta, sendo o aluno preparado, desde o 1º ano do curso, para a abordagem do doente numa perspetiva cientíica e humana. Assim a avaliação engloba:
a) Avaliação Prática Contínua (25%)
Incorpora a avaliação prática contínua (15%), da responsabilidade do assistente de cada turma e que se processar em todas as aulas práticas, veriicando-se no decorrer da própria aula, pela abordagem dos temas ministrados no curso teórico. O aluno deverá ser solicitado pelo docente, a expor assuntos, detalhando este ou aquele pormenor, podendo por sua livre iniciativa abordar a descrição de um tema em íntima relação com o objetivo da aula em que participa. A avaliação contínua deve avaliar também as características globais do aluno, no que se refere não só ao seu nível de conhecimentos mas também à assiduidade e pontualidade, sua capacidade de dinamização do grupo de trabalho em que está integrado e relacionamento com os docentes e discentes, sendo aqui valorizada a realização de trabalhos de grupo. A avaliação contínua dos alunos, não deve perturbar o normal decurso dos cursos teórico e prático da disciplina, nem direta ou indiretamente o de outras cadeiras.
E incorpora ainda dois trabalhos de grupo de pesquisa bibliográica (10%) (grupos com 3 a 4 alunos) que deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo que efetuou o trabalho, devendo o docente/júri avaliar não só a exposição e rigor cientíico, mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográica para a realização do tema. De acordo com as recomendações institucionais que venham a ser determinadas, as apresentações poderão ocorrer em regime presencial ou não presencial (com recurso a plataformas disponibilizadas pela Faculdade).
# um primeiro no âmbito do estudo das generalidades da cabeça ósseas e cavidades crânio-faciais (a avaliar pelo docente da turma) 5%
# um segundo no âmbito da anatomia topográica (a avaliar pelo docente da turma) 5%
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame final.
Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame final.
Regimes Especiais de Avaliação Prática - qualquer aluno a quem seja reconhecido um Estatuto Especial que o dispense da obrigatoriedade de assiduidade do Curso Prático (ou seja, frequência obrigatória de dois terços das aulas lecionadas) e que não obtenha Avaliação Prática que permita acesso a Exame final, poderá realizar Prova Prática referente aos conteúdos do Programa Prático em data a deinir (entre o término do Curso Prático e o 1º Dia de Exames da 1ª Época).
Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame final.
Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame final.
b) Exercício de Aplicação Prática de Conhecimentos (10%)
Trabalhos de grupo (grupos com 3 a 4 alunos) com base em casos clínicos básicos e deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo que efetuou o trabalho, devendo o docente/júri avaliar não só a exposição e rigor cientíico, mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográica para a realização do tema. De acordo com as recomendações institucionais que venham a ser determinadas, as apresentações poderão ocorrer em regime presencial ou não presencial (com recurso a plataformas disponibilizadas pela Faculdade ex.: Zoom).
Estas avaliações são quantitativas, de 0 a 20 valores.
Caso o aluno falte injustificadamente, ser-lhe-ão atribuídos zero valores.
c) Avaliação Modular (15%)
Será realizada em todas as turmas na mesma semana (datas a deinir no início do ano lectivo), sempre que possível durante o período letivo das aulas práticas de cada turma, presencial ou com recurso a plataformas de ensino à distância disponibilizadas pela Faculdade (ex.: moodle).
Trata-se de uma prova com incidência sobre assuntos a publicar previamente em matriz da prova e composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falso, correspondência, legendas de imagens e/ou resposta curta.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores.
Caso o aluno falte injustificadamente, ser-lhe-ão atribuídos zero valores.
Caso o aluno falte justificadamente, poderá realizar a avaliação dos conteúdos em causa como complemento ao Exame final
d) Avaliação final Oral EXAME final (50%)
Inclui avaliação de todos os conteúdos considerados nos Programas Práticos e Teóricos da Cadeira. De uma forma geral, deverão formalizar-se vários contributos para a nota do exame final:
1 Avaliação no âmbito da Anatomia da Locomoção, incluindo Osteologia, Artrologia e Miologia
2 Avaliação no âmbito da Anatomia dos Órgãos.
3 Avaliação no âmbito da Anatomia do Coração e Vasos e Anatomia Nevrológica.
O exame final, será preferencialmente realizado sob a forma de exame oral (presencial ou através de plataformas digitais Zoom), não se podendo excluir à data, e de acordo com eventuais recomendações da Faculdade, a realização de exame escrito.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
Se em 1ª época o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final oral, poderá realizar exame em 2ª época, sendo consideradas igualmente as avaliações referentes à Avaliação Prática Contínua, Exercício de Aplicação Prática de Conhecimentos e Avaliação Modular. Caso o aluno não se apresente para realização de exame em 2ª época, encontra-se reprovado na UC Anatomia
Se em 2ª época, uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final oral, reprova o aluno a Anatomia (poderá eventualmente utilizar a Época de Recurso caso cumpra os requisitos indicados nos regulamentos internos da FCM).
Em 1ª ou 2ª época uma classificação superior a 10 valores, aprova o aluno no Exame final de Anatomia (com uma ponderação de 50% na Nota final da UC).
NOTA: independentemente da Época de Exame (1ª, 2ª ou Especial) escolhida pelos alunos, é obrigatória uma Avaliação Prática Contínua positiva (superior a 10 valores) e válida (ou seja, referente ao ano letivo em curso ou ano letivo anterior).
Conteúdo
A ANATOMIA GERAL
- Divisões da Anatomia
- Posição anatómica ou descritiva e planos descritivos ou de referência
- Nomenclatura anatómica
- Investigação em Anatomia
B - ANATOMIA DA LOCOMOÇÃO
Anatomia Humana Geral da Locomoção: Osteologia geral, artrologia geral, miologia geral, Pele e anexos e Anatomia de superfície
Osteologia da cabeça: Ossos do crânio, face e osso hióide
Artrologia da cabeça
Cabeça óssea em geral: Crânio e face em geral.
Cavidades crânio-faciais: cavidades nasais, oral, órbitas, fossas temporais, infratemporais e ptérigo-palatinas,Arquitectura do crânio e Craniometria
Osteologia e Artrologia da coluna vertebral
Coluna vertebral geral: Conformação exterior, curvaturas, a coluna vertebral como órgão estático, cinético e protetor
Osteologia e Artrologia do tórax
Tórax em geral: Conformação exterior e interior e noções de esplancnologia intra-torácica
Osteologia e Artrologia do membro inferior: Osteologia do cíngulo do membro inferior, Artrologia da pelve, Osteologia da coxa, perna e pé, Artrologia da anca, do joelho, da perna, do tornozelo e do pé, Aplicações clínicas (fraturas e lesões articulares)
Pelve em geral: Configuração da pelve, abertura superior e inferior, tipos de pelve e dimorfismo sexual
Osteologia e Artrologia do membro superior: Osteologia do cíngulo do membro superior, braço, antebraço e mão, Artrologia do cíngulo do membro superior, ombro, cotovelo, antebraço, punho e mão e Aplicações clínicas (fraturas)
Miologia da cabeça: Músculos cutâneos da cabeça, faciais da mímica e mastigadores
Miologia funcional da cabeça mastigação e mimica facial
Miologia do pescoço: Músculos ântero-laterais e da nuca e Fáscias do pescoço
Anatomia topográfica da região cervical
Anatomia funcional da região cervical
Miologia do dorso: Músculos e fáscias do dorso
Músculos do tórax: Músculos ântero-laterais, Diafragma e Fáscia do tórax
Anatomia funcional mecânica da ventilação e aplicação clínica
Miologia do abdómen: Músculos ântero-laterais do abdómen e lombo-ilíacos, Aponevroses dos músculos ântero-laterais e posteriores do abdómen
Formações dependentes das aponevroses das paredes abdominais aplicação clínica e conceito de pontos fracos das paredes abdominais
Miologia do membro inferior: Músculos da região glútea, coxa, pernas e pé; Fáscia glútea, femoral, da fossa popliteia, da perna e pé; Bainhas fibrosas e sinoviais dos tendões dos músculos da perna
Anatomia funcional do membro inferior
Anatomia topográfica da região glútea, coxa, joelho e perna
Miologia do membro superior: Músculos do ombro, braço, antebraço e mão; Fáscia clavi-peitoral, do braço e antebraquial; Bainhas fibrosas e sinoviais dos tendões dos músculos do antebraço.
Anatomia topográfica do escavado axilar e mão
Anatomia funcional do membro superior
Aplicação clínica (síndrome compressivos do canal cárpico)
C ANATOMIA DOS ÓRGÃOS
Órgãos respiratórios: Cavidades nasais e anexos; Nariz, cavidades nasais e seios paranasais; Laringe; Anatomia funcional da fonação; Traqueia e brônquios; Pulmões; Pleuras
Topografia toraco-pulmonar (aplicação clínica) - importância no exame objetivo do dente e referências básicas no radiograma normal do tórax
Órgãos digestivos: Cavidade oral; Dependências da cavidade oral gengivas, dentes, língua e tonsilas palatinas; Glândulas salivares; Faringe; Esófago
Anatomofisiologia da deglutição
Anatomia geral do desenvolvimento do tubo digestivo: Estômago
Mecanismos anatómicos anti-refluxo: Duodeno, jejuno e íleon; intestino grosso; Recto; Ânus; Fígado; Vias biliares; Pâncreas
Órgãos urinários: Anatomia geral do desenvolvimento dos aparelhos urogenitais; Cálices, pelve renal e ureteros; Bexiga; Uretra
Anatomia endoscópica e radiológica do sistema urinário exemplos de aplicação de conhecimentos
Órgãos genitais masculinos: Testículos; Epidídimos; Escroto e bainhas dos funículos espermáticos; Vias espermáticas; Próstata, glândulas bulbo-uretrais (Cowper); Pénis
Órgãos genitais femininos: Ovários; Tubas uterinas; Útero; Vagina; Vulva; Glândulas vestibulares menores e glândulas vestibulares maiores (Bartholin)
Mamas: Anatomia na glândula mamária e sua drenagem linfática o exemplo do cancro da mama
Períneo: Músculos do períneo e fáscias do períneo; Divisão do períneo
Órgãos linfoides: Medula óssea; Timo; Tecidos linfo-epiteliais; Nodos linfáticos; Baço
Glândulas endócrinas: Hipófises; Glândula pineal; Glândula tiróide glândulas paratiroides; Glândulas suprarrenais; Paragânglios; Grupos celulares com localização em órgãos de outros sistemas; Placenta
Peritoneu: Aspectos gerais descrição e topografia geral
D - ANATOMIA NEVROLÓGICA
Nevrologia geral
Nervos espinhais: Sistematização dos territórios medulares e radiculares; Ramos posteriores dos nervos espinhais
Plexo cervical
Aspectos gerais de aplicação clínica bloqueio do plexo superficial e lesão do nervo frénico
Plexo braquial
Aspecto geral da inervação do membro superior
Nervos intercostais
Plexo lombar
Plexo sagrado
Plexo pudendo
Plexo sacro-coccígeo
Aspecto geral da inervação do membro inferior
Aspecto geral da inervação do períneo
Nervos cranianos: Nervo oculomotor; Nervo troclear; Nervo abducente; Nervo trigémeo - nervo oftálmico (Willis), nervo maxilar e nervo mandibular; Nervo facial e nervo intermédio (Wrisberg); Nervo glosso-faríngeo; Nervo vago; Nervo acessório; Nervo hipoglosso
Sistematização de Territórios de Inervação, aplicação de conhecimentos no exame neurológico sumário
Sistema nervoso autónomo: Tronco simpático; Gânglios intermédios e plexos pré-viscerais e Gânglios e plexos viscerais; Paragânglios
E - ANATOMIA DO CORAÇÃO E VASOS
Anatomia geral do coração e vasos
Coração: Considerações gerais; Conformação externa; Relações; Cavidades cardíacas átrios e ventrículos; Constituição anatómica do miocárdio - anéis fibrosos e trígonos fibrosos, fibras musculares e fibras específicas; Pericárdio; Vascularização e inervação do coração
Dissecção do coração
Artérias: Artérias do tronco; Artéria aorta abdominal; Artérias da cabeça e do pescoço; Artérias do membro superior e artérias do membro inferior
Veias: Veias da cabeça e do pescoço; Veias do tronco; Veias dos membros
Linfáticos: Linfáticos da cabeça e do pescoço; Linfáticos do tronco; Linfáticos do membro superior
Linfáticos do membro inferior; Troncos linfáticos terminais supradiafragmáticos; Troncos linfáticos terminais infradiafragmáticos
Aplicações clínicas no contexto das drenagens linfáticas de neoplasias
Anatomia Vascular Especial: Territórios vasculares: Lobos, Segmentos, Subsegmentos; icrovascularização de órgãos - Scanning electronic microscopy corrosion casts