Fisiopatologia e Alvos Terapêuticos I
Objetivos
No final do curso o aluno deverá ser capaz de demonstrar:
Conhecimentos das causas e dos mecanismos que explicam as alterações fisiopatológicas das doenças , numa perspetiva conceptual que vai do sistema e do aparelho até à molécula.
Aptidões de raciocínio crítico, aplicadas à interpretação dos mecanismos fisiopatológicos, utilizando o método de construção e análise de mapas conceptuais.
Atitudes de pesquisa da informação que levem a utilizar duma forma adequada, individualmente ou em grupo, os recursos humanos e tecnológicos disponíveis para a aprendizagem da fisiopatologia.
Caracterização geral
Código
11120
Créditos
8
Professor responsável
Prof. Doutor Nuno Neuparth
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Pathophysiology of Disease; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill, 8th edition, November 2018.
Fisiopatologia: fundamentos e aplicações - Anabela Mota Pinto; 2th ed; Lidel 2016.
Pathophysiology; Damjanov. WB Elsevier Saunders Co, 2009.
Color Atlas of Pathophysiology; Silbernagl, Lang F Thieme, Thieme Publishers, New York, Stuttgart. 2016. MedMaps for Pathophysiology; Yasmeen Agosti, Pamela Duke, Lippincott Williams and Wilkins, 2008.
Renal Pathophysiology: The essentials Helmut Rennke & Bradley M. Denker 4th ed, Lippincott Williams & Wilkins, 2014.
Pathophysiology of Heart Disease Leonard S. Lilly, 6th ed, Lippincott Williams & Wilkins 2016.
Respiratory Pathophysiology: The essentials John B. West 8th ed. Williams & Wilkins, 2013.
António B. Rendas, Marta Fonseca and Patrícia Rosado Pinto. Toward meaningful learning in undergraduate medical education using concept maps in a PBL pathophysiology course. Adv Physiol Educ 30: 2329, 2006.
Marta Fonseca; Beatriz Oliveira; Pedro Carreiro-Martins; Nuno Neuparth; Antonio Rendas. A concept map template to be used by medical students for displaying pathophysiological mechanisms within clinical cases. MeEdPublish, 2020; 9(1):1-6.
Marta Fonseca, Beatriz Oliveira, Pedro Martins, Nuno Neuparth, António B. Rendas. A score methodology to assess concept maps in medical education in the context of pathophysiology teaching. 6th International Conference on Higher Education Advances (HEAd20), Universitat Politècnica de València, València, 2020: 867-874.
Fonseca M, Oliveira B, Carreiro-Martins P, Neuparth N, Rendas A. Revisiting the role of concept mapping in teaching and learning pathophysiology for medical students. Adv Physiol Educ. 2020;44(3):475-481. doi:10.1152/advan.00020.2020
Método de ensino
Cada bloco de matéria e´ constituído por aulas teo´ricas (b-learning, sessões powerpoint gravadas assíncronas e algumas sessões síncronas via zoom com participação dos alunos via chat) e por sessões tutoriais (e- learning, sessões síncronas via zoom e presenciais em pequenos grupos (<8) e tem como objetivo promover a aprendizagem dos mecanismos fisiopatolo´gicos das doenças. Durante as sessões tutoriais os alunos utilizarão casos clínicos resumidos, a partir dos quais serão construídos e analisados mapas conceptuais (ver em informação complementar Organização das Sessões Tutoriais).
A metodologia de construção e análise dos mapas conceptuais, no contexto da fisiopatologia, possibilita a explicitação visual da informação recolhida e dos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação na compreensão dos mecanismos fisiopatolo´gicos. Concorre para uma aprendizagem baseada no meaningful learning e na sua aplicação a casos clínicos resumidos
Método de avaliação
a) Formas de avaliação:
A avaliação será distribuída ao longo do semestre com avaliação final (exame).
b) critérios de avaliação
A avaliação contínua será convertida numa classificação com um valor ponderado em relação à classificação final (50%) arredondado às décimas. A grelha de avaliação deve contemplar o desempenho dos alunos durante as sessões práticas (construção e análise de mapas conceptuais).
A avaliação contínua dos alunos durante as sessões tutoriais contribui com 50%, ou seja, 10 pontos para a classificação final, com a seguinte distribuição:
a. Participação nas sessões expressa por demonstração de conhecimentos quando não tem tarefas atribuídas, tendo em conta a assiduidade e o conhecimento dos pré-requisitos (individual) - 0 a 3
b. identiicação de conceitos nucleares (individual) 0 a 2
c. construção e discussão de mini-mapas de conceitos nucleares (porta-voz do grupo/sessão)
- 0 a 3
d. Construção e discussão do mapa conceptual final (porta-voz do grupo) - 0 a 2
Se a avaliação contínua for inferior a 5 (cinco) valores, o aluno não poderá ser admitido ao exame final. Os alunos terão que frequentar 2/3 das aulas práticas para serem admitidos a exame final.
Formas supletivas de avaliação contínua para estudantes-trabalhadores ou outras situações excecionais
Os alunos que estejam legalmente isentos da frequência de um número mínimo de aulas práticas e que não tenham obtido classificação igual ou superior a 5 valores na avaliação contínua, poderão ser admitidos a exame final caso obtenham classificação positiva numa avaliação oral incidindo sobre os conteúdos das sessões tutoriais. Caso o resultado seja positivo, ponderará 50% para a nota final.
Tendo por objetivo a obtenção de uma nota prática, esta prova tem lugar no final do 1º semestre, em data anterior ao início da época de exames de FATI. (não se aplicam à avaliação de conhecimentos práticos os regimes de 2ª chamada e e´poca especial).
De acordo com o nº 4 do Artº 2 do regulamento da assiduidade da FCM: Em situações excecionais de faltas de assiduidade, devidamente justificadas perante o Regente, icará ao critério deste deliberar sobre formas supletivas de frequência e/ou avaliação do aluno. Por situações excecionais de falta de assiduidade entende- se:
a) por internamento hospitalar ou tratamento em ambulatório, comprovado por documento emitido pela Instituição de Saúde/hospital;
b) por doenças transmissíveis identiicadas no Decreto-Regulamentar nº 3/95, de 27 de janeiro, comprovadas por atestado médico;
c) cinco dias consecutivos por falecimento de conjugue não separado de pessoas e bens ou que viva em união de fato ou em economia comum ou parente ou aim em linha direta;
d) dois dias consecutivos por falecimento de outro parente ou aim na linha reta ou em 2º grau na linha colateral.
Nestas circunstâncias, a forma supletiva de frequência/avaliação é a realização de uma avaliação oral incidindo sobre os conteúdos das aulas práticas.
Validade da avaliação contínua (para todos os estudantes, incluindo estudantes- trabalhadores ou noutras situações excecionais)
A classificação da avaliação prática do ano letivo de frequência será válida no ano letivo seguinte. Os alunos com classificação prática válida do ano de 2019/2020 terão de informar o secretariado da FATI da sua decisão, através de declaração escrita, entregue até uma semana antes do início das aulas, por uma de duas opções:
- conservar a classificação prática do ano anterior;
- prescindir da classificação do ano anterior, procedimento a efetuar na Divisão Académica (DA) dentro dos prazos legais. Só assim poderão inscrever-se nesta mesma Divisão numa turma prática de FATI.
Exames
O conteúdo teórico será avaliado através de um exame final escrito. Este exame escrito terá 60 questões de escolha múltipla (uma resposta correta em cada cinco, sem descontos).
De acordo com o Regulamento Pedagógico do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School, a responsabilidade de avaliação da aprendizagem é do Regente da UC (nº 1, art.º 11) que deverá organizar os exames escritos e poderá nomear um júri de apoio à organização do processo de avaliação (nº 3, artº 20), incluindo a consulta do exame escrito, revisões de provas escritas (artº
33) e melhorias de nota (artº 34).
O exame final é obrigatório para todos os alunos e consiste de uma prova escrita seguida de um exame oral. Os alunos com classificação final (média ponderada da classificação prática e do exame escrito) igual a 10, 11 e 12 valores terão de se submeter obrigatoriamente a exame oral. A falta de comparência à componente oral do exame implica a reprovação na UC. Todos os alunos aprovados no exame escrito e com nota superior a
12 valores podem apresentar-se voluntariamente ao exame oral, devendo para tal inscrever-se no secretariado da FATI até 30 minutos antes da hora marcada para o início dos exames orais Os alunos que se inscreverem para o exame oral e não comparecerem, serão reprovados. Só é permitido realizar melhoria de nota no ano da frequência e no ano seguinte, o exame de melhoria de nota consiste numa prova oral.
Conteúdo
Introdução ao estudo conceptual da fisiopatologia: do conceito de síndroma ao conceito de diseasome. A utilização de mapas conceptuais no ensino e na aprendizagem da fisiopatologia. Mecanismos fisiopatológicos da febre. Adaptações funcionais durante o envelhecimento. Fisiopatologia das alterações da motilidade digestiva e da doença do refluxo gastro-esofágico. Fisiopatologia das alterações da função hepática e pancreática. Fisiopatologia da síndroma de má-absorção. Métodos da avaliação funcional do aparelho digestivo. Fisiopatologia das alterações da mecânica ventilatória: asma e DPOC. Síndromas obstrutivas e restritivas. Alterações do controlo da ventilação. Mecanismos de hipoxia. Insuficiência respiratória. Métodos de avaliação funcional respiratória. Fisiopatologia da síndroma anémica (aguda e crónica). Alterações da regulação da pressão arterial e hipertensão arterial. Fisiopatologia da cardiopatia isquémica e do enfarte do miocárdio. Fisiopatologia do choque circulatório. Fisiopatologia da insuficiência cardíaca. Métodos de avaliação morfo-funcional cardíaca. Alterações do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-base. Fisiopatologia das alterações das funções glomerular e tubular. Fisiopatologia da doença renal crónica. Fisiopatologia da doença renal aguda.
Fisiopatologia das alterações do hipotálamo-hipófise. Fisiopatologia das alterações da
supra-renal. Fisiopatologia das alterações da tiroideia. Alterações fisiopatológicas relacionadas com a obesidade. Adaptações cardio-respiratórias à atividade física: da fisiologia à fisiopatologia. Alterações fisiopatológicas relacionadas com o tabaco e poluição. Alterações fisiopatológicas em altitude e profundidade. Medicina de precisão, traços tratáveis e etiologia das doenças não comunicáveis. A relevância do conceito biológico de stress em fisiopatologia.