Ética e Biomedicina

Objetivos

• Enumerar, Enunciar e Identificar os principais princípios da Bioética
• Identificar os principais desafios éticos das Neurociências
• Aplicar os princípios éticos na tomada de decisão médica
• Identificar as implicações éticas das mais recentes tecnologias na área da saúde
• Enunciar o enquadramento ético e legal da investigação em humanos
• Enunciar os princípios éticos gerais da Investigação Animal e em Biomedicina
• Identificar princípios éticos específicos da Investigação Clínica e dos Ensaios Clínicos em particular
• Identificar as implicações éticas de situações concretas da I. Clínica

Caracterização geral

Código

11131

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria Alexandra Ribeiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996, 406p.
• Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001.
• Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007.
• Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008.
• Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008.
• Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998.
• Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003, 224p. (Convenção de Oviedo – do Conselho da Europa, 1997; comentada)
• Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) – http://www.cnecv.pt
Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário, ou a pedido destes.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas: Conteúdos teóricos leccionados pelo docente com recurso a apresentações em Power Point, e/o projecção de pequenos filmes; componente prática realizada com recurso à discussão de artigos seleccionados pelo docente, de estudo de casos e excertos de filmes, se aplicável.
Face à situação pandémica atual aulas poderão ser feitas com recurso a plataforma digital como o Zoom, mantendo na sua essência os conteúdos programáticos.

Método de avaliação

Formas de avaliação:
1) Avaliação final mediante elaboração de uma Monograia  (Reflexão crítica ética; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas.
O tema da Monograia deve ser apresentado e discutido com a Regente, a partir de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos. A Regente ajudará na procura de bibliograia adequada.
A Monograia deve ter a forma de artigo publicável (com resumo e 5 palavras-chave) e incluir uma análise/reflexão crítica pessoal sobre o tema apresentado.
2)   Assiduidade e Participação
• Avaliação final normalizada para uma escala de 0-20.
• O não cumprimento da assiduidade mínima (menos de 5 aulas) inviabiliza a apresentação
da Monograia e consequentemente a reprovação à unidade curricular.
      A avaliação com base na assiduidade e participação, mantem-se caso seja necessário recorrer ao modelo de aulas à distancia através de plataforma digital.

Conteúdo

FUNDAMENTOS DE BIOÉTICA:
• Origem, natureza e âmbito da bioética;
• Teorias e Modelos em Bioética; Princípios da bioética (Estudo de casos);
• Bioética e Religião;
• Bioética nos países em desenvolvimento;
• Bioética Médica - Estudo de casos: início e fim de vida; transplante de órgãos; gestação de substituição; procriação medicamente assistida; vacinação; Relação médico-doente; outros.
NEUROÉTICA
• Neurociências; Principais Desafios; Tratamento versus Aprimoramento;
• Aplicação biomédica da investigação em Neurociências
ÉTICA & INVESTIGAÇÃO
• Investigação em Biomedicina
(Biotecnologia e Nanotecnologia; Experimentação em embriões e Células estaminais; Genética, Citogenética e Biologia sintética; Bancos de células ou produtos de origem humana;
• Investigação Animal; Investigação Clínica e Ensaios Clínicos
(Princípios éticos; Enquadramento ético e legal; Conflito de interesses; Uso de placebo; Ensaios em crianças e idosos).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: