Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS:
A disciplina de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística visa dar uma visão da Saúde numa perspetiva populacional, baseada na evidência científica usada pelos profissionais de saúde e pelas instituições com vista a dar respostas às preocupações da sociedade e dos seus grupos mais vulneráveis.

Espera-se, como principais finalidades pedagógicas:  
 Compreender os problemas de saúde numa perspetiva comunitária.
 Conhecer os determinantes que influenciam a situação de saúde/doença, as necessidades de saúde da população e a prestação de cuidados.
 Aprender metodologias que permitam caracterizar os fenómenos de saúde e doença na população e sua quantificação.
 Estudar perspetivas e técnicas de intervenção na comunidade, na promoção da saúde e na prevenção da doença.
 Conhecer o sistema de saúde, a estruturação dos diferentes serviços e os papéis dos profissionais
      de saúde.
 Compreender os direitos humanos e o direito à saúde, consagrados na Constituição e em tratados internacionais.
 Conhecer a metodologia científica e a sua aplicação em Saúde Pública.
 Saber comunicar resultados de investigação científica de forma escrita e oral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

As principais finalidades de aprendizagem são:
 Adquirir noções básicas de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística, Promoção da Saúde e Administração de Saúde. 
 Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública em Portugal
 Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.
 Conhecer as dinâmicas da doença e a sua história natural, as fontes de dados e os principais tipos de estudo epidemiológico e a medição dos dados.
 Definir estratégias adequadas e pertinentes que contribuam para o controlo dos principais problemas de saúde.
 Promover as competências para utilizar os conhecimentos de Epidemiologia no raciocínio clínico, na
resolução de problemas de saúde e na investigação.
 - Cada grupo de quatro ou 5 alunos elaborará, sobre um tema proposto, um Protocolo de Investigação, definirá uma População e respetiva Amostra, construirá um Questionário, aplicá-lo-á à População definida, construirá uma Base de Dados, tratará os Resultados aplicando a metodologia Estatística apropriada e apresentará os resultados sobre a forma de Artigo Científico que apresentará oralmente

Caracterização geral

Código

11158

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor João Filipe Raposo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Bibliografia de base 

 An Introduction to Medical Statistics, 3 ed Oxford University press, Blund M. 2000
  http://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/statistics-square-one#Anchor-11.1
 Essentials of Epidemiology in Public Health. Aschengrau A. e Seage III GR, 2008 Jones and Barthett Publishers
 Epidemiology  Gordis L  Barnes & Noble 2019
 Precaution Prevention and Public Health Ethics, J Med and Philosophy 2004  29  3,  313-332
 A Code of Ethics for Public Health  Am J Public Health 92, 7, 1057-1059 July 2002
 Haupt A and Krane TT. Population handbook, 5th ed, 2004
 INE. Projecções da população residente 2012-2060
 hgp://www.thecochranelibrary.com/view/0/AboutTheCochraneLibrary.html#CDSR   
 WHO (2009). Milestones in Health Promotion: Statements from Global Conferences.  
 Maxwell NI. Understanding Environmental Health. JB Learning. 2 nd Ed
 Saracci, R. Intoducing the history of epidemiology. Oxford University Press, 2001. 1-19.
 CDC. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. An Introduction to Applied Epidemiology and Biostatistics. 3.Ed
 Groves, RM et al. Survey Methodology. 2nd Ed 2009. Wiley

Método de ensino

O modelo de ensino para o ano letivo 2020/2021 é baseado num modelo em b-learning.
 Aulas teóricas - nas 2 primeiras semanas de cada semestre  (integram uma componente expositiva e uma componente interativa) e  3 aulas para discussão de “Grandes Questões da Saúde Pública) ao longo do  semestre  (4 horas em cada aula). Este componente será integralmente em  e-learning (assíncrono com criação de grupos de discussão).
 Aulas práticas de Bioestatística, Epidemiologia e Saúde Pública (integram uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos). As aulas de Bioestatística decorrerão em regime virtual síncrono. As aulas de Epidemiologia e Saúde Pública decorrerão em ambiente b-learning – algumas aulas em regime presencial e outras em ambiente virtual.
 Trabalho de investigação no terreno – comunidade ou artigo de revisão (também de acordo com o contexto – a definir no início de cada semestre)

Método de avaliação

Avaliação:
     
A - Trabalho de Investigação/ Artigo de revisão. Classificado até 20 valores, valendo 25% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20 valores incidindo sobre Protocolo, Instrumento de recolha de dados, apresentação oral e artigo.

B - Bioestatística.  Uma avaliação final sobre Bioestatística com componente de avaliação prática.  Classificado até 20 valores, valendo 25% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20 valores.
A prova, com consulta, consistirá na resolução de um conjunto de exercícios na sua grande maioria de índole prática e que poderão ser resolvidos com recurso ao EZR (software estatístico ministrado). Será objeto de avaliação toda a matéria apresentada no programa de Bioestatística que consta na icha da UC. 

C -   Avaliação de Epidemiologia e Saúde Pública (1ª e 2ª época)
 Exame para avaliação dos conhecimentos sobre todos os temas de Epidemiologia e Saúde Pública. O exame é constituído por 2 partes: Epidemiologia (15 perguntas – valorizado em 10 valores), Saúde Pública (15 perguntas – valorizado em 10 valores).
O teste é assim constituído por 30 questões de resposta múltipla e/ou resposta curta. A classificação máxima do exame é de 20 valores. O teste terá a duração de 75 minutos, e contribui em 50% da nota final, i.e., 10 (dez) em 20 valores.


Nota. Nas melhorias de nota e na época especial, terá lugar uma prova oral compreendendo toda a matéria de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A presença às aulas práticas, é obrigatória em pelo menos 2/3, havendo lugar ao registo da assiduidade.
A apresentação de Artigo e sua Apresentação Oral são condição necessária à frequência da disciplina.
É eliminatória uma classificação inferior a 9,5 valores em qualquer das avaliações A, B ou  C; o aluno tem de ter nota positiva.
Os alunos Erasmus e os Estudantes com Estatutos Especiais, assim como os alunos com a disciplina em atraso, farão uma prova oral sobre toda a matéria.

Os alunos que, apesar de estarem legalmente isentos da frequência do número mínimo de aulas, cumpram com os mínimos da assiduidade, estão em condições de concluir a avaliação distribuída, como acontece com os alunos sem este estatuto, conforme despacho nº1/2018 do Conselho Pedagógico da NMS/FCM.


 VALIDADE DAS AVALIAÇÕES PRÁTICAS DOS ANOS LECTIVOS ANTERIORES
     Não se aplica

Conteúdo

SAÚDE PÚBLICA (SP) - VISÃO GLOBAL  E  PRINCÍPIOS GERAIS;  SAÚDE,   DESENVOLVIMENTO E  DETERMINANTES SOCIAIS
MULTIDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E INVESTIGAÇÃO; DIREITOS HUMANOS, RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, CIDADANIA, LEI E JUSTIÇA SOCIAL
POPULAÇÃO E SAÚDE: DINÂMICAS POPULACIONAIS - ENVELHECIMENTO 
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA, ESTUDOS ECOLÓGICOS
INDICADORES DE SAÚDE E INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO EM SP 
ESTUDOS ANALÍTICOS E EXPERIMENTAIS 
BIOESTATÍSTICA    ESTATÍSTICA DESCRITIVA    INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
MIGRAÇÕES E SAÚDE
DIABETES – PROBLEMA MAJOR EM SAÚDE PÚBLICA
A SAÚDE E O TRABALHO
COMUNICAR (COMUNICAÇÕES ORAIS  E  ARTIGOS)
GENÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
SISTEMAS DE SAÚDE
QUALIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE
SAÚDE EM PORTUGAL
O QUE É UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM SP
 O QUE É UM PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO 
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
QUESTIONÁRIOS
AMOSTRAGEM
PROTOCOLO   
MEDIÇÃO DE SAUDE
ESTUDOS ANALITICOS E EXPERIMENTAIS I E II
PROMOÇÃO DA SAUDE
AMBIENTE E SAUDE
CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS PARA TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO 
RASTREIOS, TESTES DE RASTREIO E DE DIAGNÓSTICO
EPIDEMIAS, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA     
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
PLANO NACIONAL DE SAÚDE E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: