Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS:
A disciplina de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística visa dar uma visão da Saúde numa perspetiva populacional, baseada na evidência científica usada pelos profissionais de saúde e pelas instituições com vista a dar respostas às preocupações da sociedade e dos seus grupos mais vulneráveis.
Espera-se, como principais finalidades pedagógicas:
Compreender os problemas de saúde numa perspetiva comunitária.
Conhecer os determinantes que influenciam a situação de saúde/doença, as necessidades de saúde da população e a prestação de cuidados.
Aprender metodologias que permitam caracterizar os fenómenos de saúde e doença na população e sua quantificação.
Estudar perspetivas e técnicas de intervenção na comunidade, na promoção da saúde e na prevenção da doença.
Conhecer o sistema de saúde, a estruturação dos diferentes serviços e os papéis dos profissionais
de saúde.
Compreender os direitos humanos e o direito à saúde, consagrados na Constituição e em tratados internacionais.
Conhecer a metodologia científica e a sua aplicação em Saúde Pública.
Saber comunicar resultados de investigação científica de forma escrita e oral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
As principais finalidades de aprendizagem são:
Adquirir noções básicas de Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística, Promoção da Saúde e Administração de Saúde.
Identificar e caracterizar problemas relevantes em Saúde Pública em Portugal
Reconhecer e hierarquizar as necessidades de saúde de indivíduos, grupos e comunidades.
Conhecer as dinâmicas da doença e a sua história natural, as fontes de dados e os principais tipos de estudo epidemiológico e a medição dos dados.
Definir estratégias adequadas e pertinentes que contribuam para o controlo dos principais problemas de saúde.
Promover as competências para utilizar os conhecimentos de Epidemiologia no raciocínio clínico, na
resolução de problemas de saúde e na investigação.
- Cada grupo de quatro ou 5 alunos elaborará, sobre um tema proposto, um Protocolo de Investigação, definirá uma População e respetiva Amostra, construirá um Questionário, aplicá-lo-á à População definida, construirá uma Base de Dados, tratará os Resultados aplicando a metodologia Estatística apropriada e apresentará os resultados sobre a forma de Artigo Científico que apresentará oralmente
Caracterização geral
Código
11158
Créditos
8
Professor responsável
Prof. Doutor João Filipe Raposo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Bibliografia de base
An Introduction to Medical Statistics, 3 ed Oxford University press, Blund M. 2000
http://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/statistics-square-one#Anchor-11.1
Essentials of Epidemiology in Public Health. Aschengrau A. e Seage III GR, 2008 Jones and Barthett Publishers
Epidemiology Gordis L Barnes & Noble 2019
Precaution Prevention and Public Health Ethics, J Med and Philosophy 2004 29 3, 313-332
A Code of Ethics for Public Health Am J Public Health 92, 7, 1057-1059 July 2002
Haupt A and Krane TT. Population handbook, 5th ed, 2004
INE. Projecções da população residente 2012-2060
hgp://www.thecochranelibrary.com/view/0/AboutTheCochraneLibrary.html#CDSR
WHO (2009). Milestones in Health Promotion: Statements from Global Conferences.
Maxwell NI. Understanding Environmental Health. JB Learning. 2 nd Ed
Saracci, R. Intoducing the history of epidemiology. Oxford University Press, 2001. 1-19.
CDC. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. An Introduction to Applied Epidemiology and Biostatistics. 3.Ed
Groves, RM et al. Survey Methodology. 2nd Ed 2009. Wiley
Método de ensino
O modelo de ensino para o ano letivo 2020/2021 é baseado num modelo em b-learning.
Aulas teóricas - nas 2 primeiras semanas de cada semestre (integram uma componente expositiva e uma componente interativa) e 3 aulas para discussão de Grandes Questões da Saúde Pública) ao longo do semestre (4 horas em cada aula). Este componente será integralmente em e-learning (assíncrono com criação de grupos de discussão).
Aulas práticas de Bioestatística, Epidemiologia e Saúde Pública (integram uma componente expositiva e uma componente interativa, dirigidas a pequenos grupos). As aulas de Bioestatística decorrerão em regime virtual síncrono. As aulas de Epidemiologia e Saúde Pública decorrerão em ambiente b-learning algumas aulas em regime presencial e outras em ambiente virtual.
Trabalho de investigação no terreno comunidade ou artigo de revisão (também de acordo com o contexto a definir no início de cada semestre)
Método de avaliação
Avaliação:
A - Trabalho de Investigação/ Artigo de revisão. Classificado até 20 valores, valendo 25% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20 valores incidindo sobre Protocolo, Instrumento de recolha de dados, apresentação oral e artigo.
B - Bioestatística. Uma avaliação final sobre Bioestatística com componente de avaliação prática. Classificado até 20 valores, valendo 25% da nota final, i.e., 5 (cinco) em 20 valores.
A prova, com consulta, consistirá na resolução de um conjunto de exercícios na sua grande maioria de índole prática e que poderão ser resolvidos com recurso ao EZR (software estatístico ministrado). Será objeto de avaliação toda a matéria apresentada no programa de Bioestatística que consta na icha da UC.
C - Avaliação de Epidemiologia e Saúde Pública (1ª e 2ª época)
Exame para avaliação dos conhecimentos sobre todos os temas de Epidemiologia e Saúde Pública. O exame é constituído por 2 partes: Epidemiologia (15 perguntas valorizado em 10 valores), Saúde Pública (15 perguntas valorizado em 10 valores).
O teste é assim constituído por 30 questões de resposta múltipla e/ou resposta curta. A classificação máxima do exame é de 20 valores. O teste terá a duração de 75 minutos, e contribui em 50% da nota final, i.e., 10 (dez) em 20 valores.
Nota. Nas melhorias de nota e na época especial, terá lugar uma prova oral compreendendo toda a matéria de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A presença às aulas práticas, é obrigatória em pelo menos 2/3, havendo lugar ao registo da assiduidade.
A apresentação de Artigo e sua Apresentação Oral são condição necessária à frequência da disciplina.
É eliminatória uma classificação inferior a 9,5 valores em qualquer das avaliações A, B ou C; o aluno tem de ter nota positiva.
Os alunos Erasmus e os Estudantes com Estatutos Especiais, assim como os alunos com a disciplina em atraso, farão uma prova oral sobre toda a matéria.
Os alunos que, apesar de estarem legalmente isentos da frequência do número mínimo de aulas, cumpram com os mínimos da assiduidade, estão em condições de concluir a avaliação distribuída, como acontece com os alunos sem este estatuto, conforme despacho nº1/2018 do Conselho Pedagógico da NMS/FCM.
VALIDADE DAS AVALIAÇÕES PRÁTICAS DOS ANOS LECTIVOS ANTERIORES
Não se aplica
Conteúdo
SAÚDE PÚBLICA (SP) - VISÃO GLOBAL E PRINCÍPIOS GERAIS; SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E DETERMINANTES SOCIAIS
MULTIDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E INVESTIGAÇÃO; DIREITOS HUMANOS, RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, CIDADANIA, LEI E JUSTIÇA SOCIAL
POPULAÇÃO E SAÚDE: DINÂMICAS POPULACIONAIS - ENVELHECIMENTO
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA, ESTUDOS ECOLÓGICOS
INDICADORES DE SAÚDE E INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO EM SP
ESTUDOS ANALÍTICOS E EXPERIMENTAIS
BIOESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
ÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
MIGRAÇÕES E SAÚDE
DIABETES PROBLEMA MAJOR EM SAÚDE PÚBLICA
A SAÚDE E O TRABALHO
COMUNICAR (COMUNICAÇÕES ORAIS E ARTIGOS)
GENÉTICA E SAÚDE PÚBLICA
SISTEMAS DE SAÚDE
QUALIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE
SAÚDE EM PORTUGAL
O QUE É UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM SP
O QUE É UM PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
QUESTIONÁRIOS
AMOSTRAGEM
PROTOCOLO
MEDIÇÃO DE SAUDE
ESTUDOS ANALITICOS E EXPERIMENTAIS I E II
PROMOÇÃO DA SAUDE
AMBIENTE E SAUDE
CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS PARA TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
RASTREIOS, TESTES DE RASTREIO E DE DIAGNÓSTICO
EPIDEMIAS, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
PLANO NACIONAL DE SAÚDE E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS