Medicina Laboratorial

Objetivos

A Medicina Laboratorial, é na prática clínica, parte integrante de uma equipa multidisciplinar, no centro dos cuidados de saúde, que suportam a identificação de factores de risco, o diagnóstico, a terapêutica e a monitorização da doença e do doente. Os testes de laboratório podem sustentar mais de 70% das decisões de cuidados e gestão de saúde em toda a prática médica, permitindo a tomada de decisões adequadas, efectivas e seguras.

É uma disciplina alicerçada nos conhecimentos basilares de outras disciplinas como a Bioquímica, a Hematologia, a Imunologia, a Microbiologia, a Virologia, a Genética Molecular e a Citogenética, integrados com os conhecimentos da fisiopatologia e diagnóstico da doença e ainda com os conhecimentos sobre as tecnologias laboratoriais.

A UC de Medicina Laboratorial tem por objectivo aumentar a percepção e o conhecimento que os estudantes de medicina possuem sobre a adequação dos testes laboratoriais solicitados às situações clínicas em estudo, sobretudo às mais prevalentes, assim como o seu valor agregado e a sua integração clínica, para um uso mais sustentado dos mesmos e para uma prática médica baseada na evidência.

Na prática da Medicina Laboratorial é também central entender como esses testes são executados e validados. Os alunos deverão ficar aptos a reconhecer as diferentes fases do processo em laboratório, desde a fase pré-analítica, analítica e pós-analítica, desenvolvendo capacidade crítica sobre o resultado final.

Caracterização geral

Código

11160

Créditos

4

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria José Rego de Sousa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Esta UC aborda temas transversais a todas as especialidades, pelo que seria redutor limitar a aprendizagem a manuais específicos. Também não poderá ser considerado bibliografia os livros da especialidade de Patologia Clínica, pois são de extrema complexidade.
Em cada módulo serão fornecidos os materiais que serviram de suporte às aulas e a respectiva bibliografia. É esperado que o aluno construa o seu conhecimento e que, pela presença assídua às aulas, possa, decorrente da actividade colaborativa entre alunos e com os docentes, acrescentar valor ao conhecimento.

Método de ensino

a) Aulas teóricas, de carácter expositivo, dirigidas a todos os alunos, com duração não superior a 50 minutos, serão em formato e-learning assíncrone (aulas com gravação áudio) e serão disponibilizadas no moodle, com duas semanas de antecedência relativamente ao plano, incluindo temas como:

1. Organização do Laboratório Clínico
2. Organização da Requisição Laboratorial
3. Estudo da Hematologia
4. Estudo da Hemato-oncologia
5. Estudo da Hemostase
6. Estudo da Diabetes e do metabolismo dos glúcidos e F. Renal
7. Estudo F. Hepática e pancreato-biliar
8. Estudo das Dislipidémias e Síndromes Coronários Agudos
9. Estudo dos Marcadores Tumorais
10. Estudo das Doenças Endócrinas
11. Estudo das Proteínas
12. Estudo das Doenças Autoimunes
13. Estudo do Valor dos Testes

b) Outras aulas, fornecidas em modelo e-learning assíncrone (aulas com gravação áudio) e serão disponibilizadas no moodle, na semana anterior às aulas práticas:
- Filme explicativo sobre modelo de ensino centrado no estudante (a ser disponibilizado oportunamente);
- Aula Prática: “Projeção imagens de microscopia de sangue periférico e sangue medular”;
- Aula Prática: ”Complemento sobre “Segurança em Laboratório”;
- Aula Prática: “Complemento sobre “Pré-analítico”;
- Aula Prática: “Complemento sobre “Colheita de sangue”.

c) Quizz/Casos simples de cada área temática fornecidas em modelo e-learning assíncrone e serão disponibilizadas no moodle no dia da aula em causa, para 30 min de trabalho autónomo.

d) Aulas teórico-práticas, que integram uma componente expositiva e uma componente interativa, com discussão de casos clínicos e dirigidas a pequenos grupos de alunos (em nº não superior a 20), com duração não superior a 90+30 minutos (discussão de 10 CC (90min) + apresentação do CC seguinte (30min)), serão em formato e-learning síncrone, utilizando plataformas como o “Teams” ou “Zoom”.
1. CC#0 - Organização e compreensão dos parâmetros do Hemograma
2. CC#1 - Doente com Anemia
3. CC#2 - Doente com alterações da Hemostase
4. CC#3 - Doente com Diabetes e complicações
5. CC#4 - Doente com Hepatite Viral
6. CC#5 - Doente com Síndrome Coronário Agudo / NSTEMI
7. CC#6 - Doente com Adenocarcinoma do Fígado
8. CC#7 - Doente com Doença da Tiroide
9. CC#8 - Doente com Gamapatia Monoclonal de Significado Desconhecido
10. CC#9 - Doente com Lúpus Eritematoso Sistémico

e) Aulas de esclarecimento de dúvidas relativas às Aulas teóricas, aos Quizz e a Casos simples de cada área temática, que serão em formato e-learning síncrone (de acordo com o plano) utilizando plataformas como o “Teams” ou “Zoom”, com duração de 30min. O ratio docente/estudante dependerá de:
- Pré-inscrição até 48 horas antes (Dra. Catarina Ferreira Pires)
- Enumeração prévia das questões

f) Aulas Práticas não clínicas, de cariz laboratorial, visam componente de execução de procedimentos, observacional ou imersiva, dirigidas a pequenos grupos de alunos.
São aulas presenciais, distribuídas por 2 salas - A e B, com duração de 1h20min;
Em cada sala existirão 3 estações com duração de 20-25min por estação;
Os alunos serão distribuídos em 12 grupos de 5-6 alunos cada grupo com 1 docente
Decorrerão às 4ªf’s, de acordo com mapa:

- 2 quartas-feiras (35 alunos + 35 alunos)
- 3 Estações: colheita de sangue + esfregaços sangue periférico + estudo da urina tipo II
- 1 Estação facultativa: Microscopia
- 2 salas (A e B)
- 12 grupos (1 a 12) / 5-6 alunos cada grupo
- 1 (ou mais) docente(s) acompanha circuito das 3 estações com cada grupo, em cada sala
- 1 docente “permanente” na estação facultativa de microscopia

Descritivo das Estações:
1) Colheita de sangue: tipos de tubos, plasma/soro, ordem colheita tubos, técnica de colheita (desinfeção, garrotagem, punção, pós-colheita), homogeneização tubos;
2) Esfregaços de sangue periférico: realização de esfregaços de sangue periférico;
3) Urinas: montagem de sedimentos urinários e avaliação urina tipo II e visualização no Menasoft;
4) Microscopia (facultativa): visualização de lâminas de esfregaço de sangue periférico (patologias
várias);

Não são permitidas trocas de horários; se o aluno não puder vir no horário respetivo, pode solicitar ao regente a presença noutro horário, mas será sempre registada falta nessa semana.

Método de avaliação

Avaliação: a avaliação da UC é efetuada através de teste de escolha múltipla e da participação ativa dos discentes nas aulas teórico-práticas

Conteúdo

De modo a atingir os objetivos de aprendizagem acima referidos e a desenvolver as competências e desempenhos, os conteúdos programáticos desta UC distribuem-se por 3 grupos:
a) Aplicação de conhecimentos nucleares de fisiologia e fisiopatologia em áreas médicas transversais, tais como a Patologia Química, a Hematologia e a Imunopatologia
b) Estudo dos procedimentos utilizados em laboratório para o despiste, diagnóstico, monitorização e terapêutica. 
c) Adequação da prescrição, valorização, interpretação dos testes laboratoriais aplicados a situações de casos clínicos reais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: