Escrita de casos clínico-patológicos

Objetivos

Esta UC, através de um exercício prático concreto, pretende estimular o pensamento científico
e crítico dos estudantes e treinar a aplicação de conceitos e conhecimentos sobre problemas
biomédicos; na escrita de artigos científicos originais.
Destina-se a alunos empenhados em treinar a escrita científica sob a forma de um caso clínico
patológico e a publicá-los.

Objectivos gerais

A Unidade curricular tem como principal objectivo dotar/melhorar as capacidades de comunicação,
através da escrita de artigos científicos do tipo casos clínico-patológicos (case-report).
São objectivos específicos da aprendizagem, que o aluno no final do semestre, seja capaz de:
1. Conhecer os tipos de comunicações médicas
2. Conhecer as regras éticas e os tipos de plágio
3. Desenvolver as aptidões de pesquisa e investigação da literatura adequada
4. Saber interpretar o processo clínico e os exames complementares de diagnóstico
5. Saber descrever um caso clínico-patológico
6. Saber discutir um caso clínico-patológico
7. Estruturar e apresentar o caso sobre a forma de comunicação escrita
8. Saber utilizar os mecanismos e processos de submissão do artigo cientifico sob a forma de
caso clínico-patológico a uma Revista Médica

São objetivos da aprendizagem dominar as práticas de comunicação científica escrita através
da escrita de um case-report. Especificamente, o aluno deverá, no final da UC: 1. Conhecer os
tipos de comunicações médicas; 2.Conhecer as regras éticas e os tipos de plágio;3. Desenvolver
as aptidões de pesquisa e investigação da literatura adequada; 4. Saber interpretar o
processo clínico e os exames complementares de diagnóstico; 5. Saber descrever um caso
clínico-patológico; 6. Saber discutir um caso clínico-patológico; 7. Estruturar e apresentar o
caso sobre a forma de comunicação escrita; 8. Saber utilizar os mecanismos e processos de
submissão do artigo científico sob a forma de caso clínico-patológico a uma Revista Médica.

Caracterização geral

Código

11201

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Ana Félix

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos em Medicina e em Anatomia Patológica
Capacidade de escrever em inglês

Bibliografia

Estarão disponíveis no site do Departamento:
• Artigos sobre a escrita de artigos científicos.
• Os pdfs das aulas teóricas.
• Exemplos de casos clinico-patológicos na literatura
• Exemplos dos artigos escritos no ano lectivo anterior

Método de ensino

Execução de um exercício prático concreto que é a publicação de um case report , que pretende
estimular o pensamento científico e crítico dos estudantes e treinar a aplicação de conceitos
e conhecimentos sobre problemas biomédicos na escrita de artigos científicos originais.
A avaliação dos discentes será baseada no trabalho contínuo e na avaliação do texto escrito
do caso clínico-patológico formatado para publicação numa Revista Científica, e na discussão
oral desse texto.

Método de avaliação

A nota final será obtida do seguinte modo:
•Avaliação contínua pelo docente responsável (20%)
•Entrega do texto escrito do caso clínico-patológico formatado para publicação numa
Revista Cientíica, à escolha entre o docente e discente (60%).
•data de entrega: cerca de duas semanas ANTES das datas ixadas pelo calendário
escolar para a avaliação final da UC.
•Discussão oral num júri com 3 elementos do caso clínico-patológico(20%)
consta dos seguintes pontos:
•apresentação do artigo cientíico (10 min.) feita pelos autores (discentes) em
formato de tipo power point
•avaliação oral
•discussão crítica do artigo
•perguntas sobre aspectos clínicos, laboratoriais, anátomo-patológicos e
ainda referentes aos aspectos teóricos abordados no artigo cientíico.
Melhoria de nota
Prova oral de discussão teórica-prática sobre o tema do caso clínico-patológico.

Conteúdo

Elementos básicos do conhecimento teórico e prático para a preparação de um artigo científico
para submissão a uma revista médica para publicação e das regras fundamentais éticas e
deontológicas da atividade médica aplicáveis na escrita de artigos científicos. Ensino e escrita
de um artigo científico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: