Medicina Geral e Familiar
Objetivos
Cognitivos
1) Descrever o papel da medicina geral e familiar na organização dos cuidados de saúde primários em Portugal.
2) Apreciar as implicações clínicas dos fundamentos do raciocínio clínico em cuidados de saúde primários.
3) Aplicar estratégias de prevenção ao longo do ciclo de vida.
4) Ordenar hipóteses de diagnóstico dos sintomas mais comuns em cuidados de saúde primários e defender o respetivo plano de investigação.
5) Propor um plano terapêutico para as doenças mais comuns em cuidados de saúde primários.
Procedimentos
1) Comunicar com utentes de forma simulada.
2) Comunicar com profissionais de saúde de forma simulada.
3) Executar autonomamente procedimentos simples.
Caracterização geral
Código
11209
Créditos
8
Professor responsável
Prof. Doutor Bruno Heleno
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Existem quatro fontes principais:
1) Murtagh J, Rosenblatt J. Murtaghs General Practice. 7.ª Edição. North Ryde. McGraw-Hill Education. 2018.
2) UpToDate, Post TW (Ed), UpToDate, Waltham, MA.
3) Freeman TR, editor. McWhinneys Textbook of Family Medicine.4 edition. Oxford; New York: Oxford University Press; 2016.
4) Prontuário terapêutico de MGF.
A bibliografia detalhada encontra-se no Moodle.
Método de ensino
Dado os constrangimentos colocados pela pandemia COVID-19, a unidade curricular funcionará em regime de aprendizagem mista, com um forte componente de aprendizagem à distância. Os objetivos de aprendizagem e metodologias de ensino serão articulados com o estágio de Medicina Geral e Familiar da UC de Sexto Ano Profissionalizante. A unidade curricular decorre em 5 semanas.
As atividades da medicina geral e familiar assentam na aprendizagem invertida. Os docentes orientam o estudo, fornecendo recursos de aprendizagem (por exemplo: textos, fichas de trabalho e vídeos) por cada um dos conteúdos programáticos. Os alunos podem estudar estes materiais ao seu ritmo. As atividades propostas servem para os alunos aplicarem conhecimento e exercitarem o raciocínio crítico. Os docentes supervisionam o raciocínio clínico dos alunos de forma direta ou indireta. Existirão atividades síncronas presenciais, síncronas à distância e assíncronas à distância.
A língua de ensino é o Português. O material de estudo poderá estar em Português ou Inglês.
Atividades síncronas presenciais
As aulas práticas não clínicas destinam-se a grupos de cerca de 15 alunos e poderão ter um ou mais docentes. Estas permitirão que os alunos treinem, em ambiente protegido, técnica de consulta, aconselhamento de estilos de vida saudável e procedimentos clínicos simples. Os docentes fornecerão a necessária orientação e supervisão à realização destas técnicas. Não há avaliação formal nestas atividades.
Atividades síncronas à distância
Todas estas atividades destinam-se a grupos de cerca de 25 alunos e poderão ter um ou mais docentes.
As aulas teórico-práticas relacionam-se com os objetivos de aprendizagem sobre fundamentos do raciocínio clínico e que necessitam de feedback imediato pelo docente.
A sessões na USF virtual relacionam-se com os objetivos sobre prevenção no ciclo de vida, diagnóstico, plano de investigação e terapêutica. Os alunos receberão casos clínicos curtos sobre temas frequentes na consulta de medicina geral e familiar. Em cada aula, cerca de 10 alunos serão convidados a discutir partes dos casos clínicos. Essa discussão será avaliada pelo docente.
As discussões de casos clínicos (tema único) destinam-se a grupos de cerca de 25 alunos e poderão ter um ou mais docentes. Os alunos receberão um conjunto de casos clínicos curtos que poderão preparar individualmente e em grupo. A discussão com o docente centrar-se-á na escolha de um plano terapêutico para cada um dos casos. Não há avaliação formal nestas atividades.
Não existirão aulas teóricas.
Atividades assíncronas à distância
Os docentes selecionaram recursos de aprendizagem relacionados com os objetivos de aprendizagem cognitivos: o que é medicina geral e familiar, fundamentos do raciocínio clínico, prevenção ao longo do ciclo de vida, diagnóstico de queixas comuns e terapêutica de doenças comuns. Estes podem ser estudados ao ritmo dos alunos. Estimamos que sejam necessárias 65 horas de estudo para cobrir este material.
Os módulos teórico-práticos cobrem os objetivos relacionados com o que é a medicina familiar, fundamentos de raciocínio clínico e comunicação com outros profissionais de saúde. Estes módulos combinam textos, vídeos e atividades. Os alunos terão feedback automático para algumas destas atividades, noutras terão que submeter trabalhos para avaliação dos docentes.
Os alunos poderão simular decisões clínicas perante casos clínicos interativos disponíveis na plataforma Moodle. Estes casos clínicos cobrem os objetivos de prevenção ao longo do ciclo de vida, hierarquização de hipóteses diagnósticas e, em menor grau, escolha de terapêutica.
Método de avaliação
A aprovação da unidade curricular pressupõe duas condições:
1. Demonstração de aprendizagem dos conteúdos das atividades síncronas. Essa avaliação resultará de um exame oral com a classificação apto/não apto. Serão dispensados de exame oral os alunos que comparecerem em pelo menos 13 das 20 atividades síncronas, que completarem 90% dos módulos teórico-práticos e 90% dos casos clínicos interativos.
2. Teste escrito individual com pelo menos 50% de respostas certas.
A avaliação final resulta de três componentes.
1 Teste escrito individual, cotado para 16 valores, composto por perguntas de resposta múltipla simples, perguntas de resposta curta, verdadeiro/falso, blocos de correspondência. Na época especial, o teste escrito pode ser substituído por prova oral.
2 4 trabalhos (3 valores no total). Os trabalhos são individuais e incluem:
a. Análise de uma entrevista clínica (1 valor).
b. Avaliação de uma família (1 valor).
c. Elaboração de um registo (0,5 valores).
d. Elaboração de uma carta de referenciação (0,5 valores).
3 Avaliação contínua durante as sessões da USF virtual (1 valor).
O teste escrito poderá incluir perguntas de qualquer um dos conteúdos pedagógicos. Dito de outra forma, o teste escrito incluirá conteúdos que não serão abordados nas atividades síncronas.
Os procedimentos para revisão e melhoria de nota estão descritos no anexo. A avaliação dos trabalhos é válida até o final do ano letivo.
Calendarização dos exames escritos
Primeiro semestre
1.ª Época: 15/01/2021 (16:00)
2.ª Época: 29/01/2021 (16:00)
Segundo semestre
1.ª Época: 18/06/2021 (16:00)
2.ª Época: 02/07/2021 (16:00)
Época especial: 16/07/2021 (16:00).
Situações especiais:
1. Para os alunos que legalmente estejam isentos do mínimo de presenças, a avaliação será igual à dos restantes alunos. A aprovação da unidade curricular está condicionada à demonstração de aprendizagem dos conteúdos das atividades síncronas e assíncronas.
2. Os alunos repetentes de anos anteriores terão que repetir todos os componentes de avaliação.
3. Existe a possibilidade de melhoria de classificação do exame escrito, de acordo com o artigo 34 do Regulamento Pedagógico do Mestrado Integrado de Medicina.
Conteúdo
Cognitivos
1) Descrever o papel da medicina geral e familiar na organização dos cuidados de saúde primários em Portugal:
a) O que é a medicina geral e familiar e o papel do generalista
b) Unidades funcionais dos cuidados de saúde primários portugueses.
2) Apreciar as implicações clínicas dos fundamentos do raciocínio clínico em cuidados de saúde primários:
a) Os principais motivos de consulta em cuidados de saúde primários
b) Interpretação de resultados de estudos sobre tratamento e prevenção
c) Impacto de fatores somáticos, psicológicos e sociais na doença e na saúde
d) Definição de Família
e) Famílias nucleares, alargadas, monoparentais, reconstruídas, unitárias, outras
f) Funcionalidade familiar
g) Influências Recíprocas entre Funcionalidade Familiar e Doença Crónica
h) Intervenção Familiar
i) Ciclo de vida familiar de Duvall
j) Especificidades das famílias monoparentais
k) Especificidades das famílias reconstruídas
l) Conceitos de dolência, doença e saúde e o diagnóstico integrado
m) O modelo de consulta de Calgary-Cambridge
n) Explorar as experiências de saúde, doença e dolência
o) A pessoa no todo e no seu contexto
p) A procura de terreno comum
q) A construção de uma relação paciente-médico
r) Mitos sobre o método clínico centrado no paciente
s) O papel do autoconhecimento e autoconsciência
t) Prevenção quaternária
u) Como priorizar múltiplas queixas e problemas de saúde numa consulta.
3) Aplicar estratégias de prevenção ao longo do ciclo de vida:
a) O programa de atuação em saúde infantil e juvenil
b) Interpretação de percentis de crescimento, pressão arterial e lípidos
c) Avaliação estruturada do adolescente saudável
d) Marcos de desenvolvimento e sinais de alarme
e) Idades ótimas para cirurgia pediátrica
f) Programa Nacional de Vacinação
g) Planeamento familiar
h) Vigilância clínica, analítica e ecográfica da gravidez; estilos de vida, suplementação, adaptação psicológica à gravidez
i) Fragilidade, critérios de Beers, obstinação terapêutica, prevenção de quedas
j) Prevenção secundária e quaternária na escolha dos programas de rastreio
k) Programas de rastreio em vigor em Portugal.
4) Ordenar hipóteses de diagnóstico dos sintomas mais comuns em cuidados de saúde primários e defender o respetivo plano de investigação:
a) Cansaço
b) Cefaleia
c) Cervicalgia
d) Dispepsia
e) Disúria
f) Gonalgia
g) Insónia
h) Leucorreia
i) Lombalgia
j) Odinofagia
k) Omalgia
l) Perda de peso não intencional
m) Tonturas
n) Toracalgia
o) Tosse.
5) Propor um plano terapêutico para os problemas de saúde mais comuns em cuidados de saúde primários:
a) Abuso álcool
b) Artrose do joelho
c) Asma
d) Candidíase e vaginose vulvovaginais
e) Cefaleia de tensão
f) Cervicalgia mecânica
g) Conjuntivite bacteriana
h) Dependência das benzodiazepinas
i) Depressão
j) Diabetes
k) Dislipidémia
l) DPOC
m) Enxaqueca
n) Erisipela
o) Gastroenterite aguda
p) Hipertensão
q) Infeções dentárias
r) Infeções respiratórias altas (amigdalite aguda, constipação, gripe, sinusite aguda, otite média aguda, infeção SARS-CoV-2)
s) Infeções respiratórias baixas (bronquite aguda, pneumonia adquirida na comunidade)
t) Infeções urinárias (cistite e pielonefrite)
u) IST: trichomoníase, Chlamydia, gonorreia
v) Lombalgia mecânica
w) Multimorbilidade
x) Perturbação de ansiedade
y) Sedentarismo
z) Síndroma da coifa dos rotadores
aa) Somatoformes
bb) Tabagismo
cc) Tratamento insónia.
Procedimentos
1) Comunicar com utentes de forma simulada:
a) Técnicas comunicacionais base da Medicina centrada na pessoa
b) Técnicas para consensualizar a lista de motivos de consulta e de planeamento da consulta
c) Técnicas para estabelecer relação
d) Genogramas
e) Círculo Familiar de Thrower
f) Apgar familiar
g) Entrevista motivacional
h) Modelo de influência interpessoal
i) Modelo de mudança de comportamentos de Prochaska e DiClemente
j) Técnicas de influência
2) Comunicar com profissionais de saúde de forma simulada:
a) Registo médico orientado por problemas
b) Escrever uma carta a um colega
c) Cartas de condução
d) Certificados de incapacidade temporária
3) Executar autonomamente procedimentos simples:
a) Exame objetivo da coluna
b) Exame objetivo do joelho
c) Exame objetivo do ombro
d) Avaliação do pé da pessoa com diabetes
e) Explicação e ensino de princípios de insulinoterapia
f) Saber onde localizar prova científica para responder a dúvidas clínicas.