Pediatria

Objetivos

Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objeto de avaliação.
• Diagnosticar, saber orientar e tratar as doenças e situações patológicas mais frequentes e graves em Pediatria do ambulatório e do internamento nomeadamente: patologia respiratória, neurológica, nefro-urológica, cardiovascular, metabólica, gastrointestinal, renal, hematológica, infecciosa, endocrinológica, perinatal, neonatal e patologia cirúrgica corrente.
• Reconhecer e saber orientar situações de urgência/ emergência como choque, coma, traumatismos, emergências cirúrgicas, falência respiratória, desidratação.
• Saber prescrever antibióticos e outros medicamentos, solutos orais e endovenosos.
• Conhecer e saber utilizar as diferentes vias de administração de medicamentos: oral, endovenosa, intraóssea.
• Conhecer e ter praticado procedimentos na área da reanimação pediátrica e neonatal.
• Conhecer as bases dos cuidados paliativos pediátricos.
• Saber preparar e apresentar um estudo em público e responder a questões

Caracterização geral

Código

11211

Créditos

8

Professor responsável

Prof.ª Doutora Catarina Limbert

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Os diapositivos são um guia para o Professor dar a aula e não constituem, só por si, material de estudo. Outras obras, indicadas abaixo, são aconselhadas para aprofundar alguns temas. Os Docentes podem ainda indicar artigos de interesse para o tema em estudo.
- Nelson Essentials Of Pediatrics (Karen Marcdante e Robert M. Kliegman),
Elsevier, 8th Edition, 2018
- Nelson Pediatric Symptom-Based Diagnosis (Robert M. Kliegman, Patricia S. Lye, Donald, Bsc, Mbbch Basel, Heather Toth e Brett J. Bordini), Elsevier - Health Sciences Division, 1st Edition, 2017
- Tratado de Clínica Pediátrica. João M. Videira Amaral. Lisboa, 2013
- Orientação Diagnóstica em Pediatria (JM Palminha, Em Carrilho). Lidel Lisboa, 2003.
- Terapêutica Pediátrica em Ambulatório (MA Costa, MC Lemos, F. Durão, JM Palminha; Editora Lidel, 2ª Ed Lisboa, 2008.
- Essential Pediatrics (David Hull, Derek I Johnston. Eds.). Churchill Livingstone. 4th Edition, Edinburgh, 1999
- Illustrated Textbook of Paediatrics (Tom Lissauer, Graham Clayden). Ed. Mosby. 5th Edition, London, 2017
- Paediatric Clinical Examination Made Easy (Dennis Gill, Niall O’Brien). 6th Edition, Elsevier, 2017
- Symptoms and Signs in Pediatric Surgery - Georges L. Kaiser, 2012
- Guide to Pediatric Urology and Surgery in Clinical Practice - Prasad P. Godbole, Duncan T. Wilcox, Martin Koyle, 2011
- Fundamentals of Pediatric Surgery-Peter Mattei, 2017

Método de ensino

• Aulas teóricas – por semestre, estão contempladas 42 aulas teóricas de 50 minutos, abrangendo a principal patologia pediátrica médica e cirúrgica. As aulas serão lecionadas à distância com recurso a Power point com áudio e disponibilizadas no moodle, ou sempre que houver disponibilidade serão lecionadas via zoom, no horário programado para as mesmas.
• Aulas teórico-práticas – serão aplicadas na área da Cardiologia Pediátrica a grupos de cerca de 10 a 12 alunos.
• Aulas práticas clínicas – decorrerão das 9 às 13h em enfermaria ou em contexto de serviço de urgência/consulta. Tendo em conta as limitações de saúde pública que possam surgir durante o semestre, poderá ser necessário adaptar e flexibilizar os horários das aulas práticas, de modo a reduzir o número de alunos por espaço. Para uma melhor distribuição de tarefas prevêem-se atividades como: colheita de histórias clínicas, consulta de plataformas para resolução de casos clínicos, interpretação de exames complementares de diagnóstico.  
• Aulas de simulação – aulas de simulação e técnicas a grupos de cerca de 7 a 8 alunos para revisão de situações clínicas com treino de técnicas e procedimentos.
• Seminários – o grupo de alunos afetos a um Assistente deve apresentar um trabalho original da sua escolha no final do período de estágio. O trabalho será classificado, contribuindo para a nota prática 5/20 valores. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a comunicação livre no Congresso Nacional de Pediatria.
Sublinha-se que qualquer uma das atividades acima referidas pode prolongar-se pelo período da tarde devido à rotina hospitalar. Pode ser necessário, inclusivamente, a realização de horário noturno entre as 21h e as 00h no serviço de urgência, de acordo com a escala do serviço de urgência dos Assistentes.

Método de avaliação

A avaliação dos alunos baseia-se na nota prática de estágio e na nota do exame final.  Cada uma destas formas de avaliação contribui para 50% do total e cada uma delas é eliminatória. Um aluno com classificação inferior a 9,5/20 valores na prática não poderá ir ao exame escrito. Um aluno com aprovação na prática e nota inferior a 9,5/20 valores no exame escrito também reprova.

Avaliação prática:  Caderno de estágio (avaliado pelo assistente) - 0 a 20 valores
Parâmetros de avaliação:
I – Avaliação teórico-prática (0 – 8 val)
- Teórico (História clínica e discussão clínica) - (0 – 4 val)
- Prático (Relatório de nota de entrada e/ou nota de alta) - (0 – 2 val)
- Interesse - (0 – 2 val)

II – Procedimentos (0 – 2 val)

III – Assiduidade e pontualidade (0 – 5 val)
- Serviço de Urgência - (0 – 2 val)
- Atividade diária - (0 – 2 val)
- Reuniões Clínicas - (0 – 1 val)

IV - Desempenhos nos Seminários (0 – 5 val)
 
Assiduidade – o aluno não pode faltar a mais do que 1/3 das presenças no estágio clínico. Nas situações em que apenas é dada uma aula prática – simulação de técnicas e aulas práticas de cardiologia pediátrica - o aluno não pode faltar. Se for de todo impossível a um aluno estar presente numa daquelas aulas deve providenciar uma troca prévia com um colega. O Assistente deve assinalar diariamente as presenças dos seus alunos.
Nas situações limite, em que o aproveitamento prático do aluno é inferior a 9,5 valores, será discutida em reunião entre Regente, Aluno e Assistente, a adequação da admissão do aluno a exame escrito. 
Os alunos que, por razões excecionais, não tenham conseguido cumprir tempos de prática clínica adequados a uma aquisição de conhecimentos considerada aceitável pelo assistente, de modo a poder classificá-lo, poderão repetir o estágio em tempo de férias se para isso houver Assistente disponível que concorde em aceitar o aluno.
Aos alunos com estatuto especial, que não tenham conseguido obter classificação no estágio clínico por assiduidade insuiciente, deve ser permitido um tempo de estágio, para avaliação prévia ao exame escrito de modo a poderem aceder a este exame.
Um aluno que tenha cumprido o estágio prático com aproveitamento e que não tenha conseguido fazer exame escrito no mesmo ano letivo, poderá manter a classificação da prática apenas no ano letivo seguinte.

Prova escrita
A prova escrita será realizada em plataforma MedQuizz em qualquer um dos exames – 1ª e 2ª épocas e época especial. O exame é constituído por 50 questões - casos clínicos com 4 ou 5 alíneas no que respeita a diagnóstico, terapêutica ou orientação da situação clínica e perguntas de resposta direta com 4 ou 5 alíneas. O objetivo é assinalar a resposta mais adequada. Cada pergunta vale 0,4 valores. As respostas erradas não descontam na classificação. A duração do exame depende do tipo de perguntas: perguntas de reposta direta têm 75 seg., casos clínicos podem ir até aos 90 seg.
No exame, a pontuação inferior a 10 valores signiica reprovação. O aluno reprovado na 1ª época pode repetir o exame na 2ª época.
A revisão de prova obedece a requerimento na Divisão Académica; em hora a combinar com o Regente, o aluno irá ter acesso às perguntas que errou. Se houver lugar a anulação de perguntas, essa decisão afetará todos os alunos e as classificações serão automaticamente corrigidas e distribuídas.
As provas para melhoria de classificação só pode ser conseguida por repetição do exame escrito apenas na 2ª época e em plataforma Medquizz. No final, prevalece a classificação mais elevada obtida nos dois exames.

Datas de exame
• 1º Semestre
1ª época - 11 de janeiro de 2021 – 12h15
2ª época – 25 de janeiro de 2021 – 9h30

• 2º Semestre 
1ª época – 14 de junho de 2021 – 12h00
2ª época – 28 de junho de 2021 – 9h30
Época especial – 13 de julho de 2021 – 12h00

Conteúdo

Os conteúdos das aulas teóricas abrangem a patologia corrente e as situações clínicas mais frequentes e mais graves da pediatria, partindo dos “sinais e sintomas” para o diagnóstico diferencial das doenças, sua terapêutica, prognóstico e seguimento: Entrevista clínica em Pediatria; Introdução à terapêutica/Prescrição em pediatria; Simulação no Ensino da Pediatria; Má progressão ponderal; Icterícia; Diarreia e vómitos; A criança com febre; Equilíbrio Hídrico e Eletrolítico; Alterações do equilíbrio ácido base; A criança com tosse; Sinais e sintomas das vias aéreas superiores; Interpretação do Rx em Pediatria; A criança com icterícia; Infeções bacterianas da pele, tecidos moles e osteoarticulares; Exantemas infeciosos; Infeções recorrentes em pediatria; Sépsis e choque séptico; Sinais e sintomas de doença cardíaca; As cardiopatias congénitas; Arritmias e cardiopatias adquiridas em idade pediátrica; A criança com edema; Infeção urinária; Abordagem da hematúria na criança; Alterações da puberdade;  Excesso ponderal na criança; A criança que não cresce; Atraso do desenvolvimento psicomotor; Convulsões em idade pediátrica; A interpretação do hemograma e anemias; A criança que sangra; Adenomegalias/Esplenomegalia; Dor abdominal; Queimados; Malformações; Hemangiomas e Linfangiomas; Hidronefrose; Sinais e sintomas ortopédicos na criança; Doenças hereditárias do metabolismo; Cuidados paliativos pediátricos; Diabetes na criança.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: