Cuidados paliativos pediátricos

Objetivos

• Definição de cuidados paliativos pediátricos
• Princípios dos cuidados paliativos
• Diferenças face a adultos
• Níveis mundiais de provisão
• Identificação de população-alvo
• Trajetórias de doença em Pediatria
• Modelos de organização de serviços
• Necessidades da criança e da família
• Controlo de sintomas
• Planos individuais de cuidados
• Comunicação com a criança e a família
• Tomada informada de decisões
• Comunicação de más notícias
• Luto – fases, tarefas, apoio
• Proteção e benefícios sociais para a criança com doença crónica e família
• Princípios e organização da resposta pedagógica
• Articulação interdisciplinar – o papel do médico no trabalho de equipa
• Articulação interinstitucional (incluindo cuidados terciários – primários)
• Apoio domiciliário
• Transição para cuidados de adultos
• Questões legais
• Questões éticas – limitação/retirada de terapêuticas/intervenções; sedação terminal; tomada de decisão
• Fase de fim de vida e fase terminal
• Papel das organizações não governamentais

Caracterização geral

Código

11219

Créditos

3

Professor responsável

Mestre Ana Forjaz Lacerda

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• www.cuidandojuntos.org.pt
• Carter BS, Levetown M, Friebert S. Palliative care for infants, children and adolescents - a practical handbook. 2ª ed. Baltimore, 2011.
• Cuidados paliativos pediátricos – uma reflexão. Que futuro em Portugal? 2013, Fundação Calouste Gulbenkian.
• FACTS. Cuidados paliativos para recém nascidos, crianças e jovens. Fondazione D'Onlus. Roma, 2009.
• IMPaCCT - standards for pediatric palliative care in Europe. Eur J Palliat Care 2007; 14 (3): 109-14.
• Larcher V et al. Making decisions to limit treatment in life-limiting and life-threatening conditions in children: a framework for practice. Arch Dis Child 2015; 100 (suppl 2): s1-s23.
• Levine D et al. Best practices for pediatric palliative cancer care: a primer for clinical providers. J Supp Oncol 2013; 11(3): 114-125.
• WHO. Guidelines on the pharmacological treatment of persisting pain in children with medical illnesses. Geneva, 2012.

Método de ensino

Nesta UC serão utilizadas as seguintes modalidades pedagógicas:
• aulas teóricas;
• aulas teórico-práticas (discussão de casos clínicos);
• aulas práticas clínicas (segundo disponibilidade de agenda dos docentes e discentes - acompanhamento de apoio domiciliário, UMAD HDE);
• aulas práticas não clínicas (treino de comunicação).

Método de avaliação

As formas de avaliação habituais são as seguintes:
• testes (dois, de escolha múltipla);
• estudo de um caso:
 apresentação de slides (10 minutos) e discussão;
 elaboração de um poster.
No entanto, em contexto da atual pandemia COVID-19, que conduz à evicção de contactos clínicos à semelhança do que se passou no ano letivo 2019-2020, poderá haver necessidade de alteração. Neste caso a avaliação será efetuada através de:
• ensaio escrito em resposta a uma pergunta;
• elaboração de plano de intervenção para uma vinheta clínica:
 apresentação de slides (10 minutos) e discussão;
 elaboração de uma auto-reflexão escrita.

Conteúdo

1. Princípios dos cuidados paliativos pediátricos;
2. Necessidades paliativas em Pediatria;
3. Panorama nacional e internacional;
4. Organização de serviços;
5. Planeamento de cuidados;
6. Questões éticas em cuidados paliativos pediátricos;
7. Comunicação com a criança e família;
8. Luto;
9. Apoio social;
10. Papel da escolaridade;
11. Papel da intervenção lúdica;
12. Articulação interdisciplinar;
13. Articulação interinstitucional;
14. Experiência do Departamento de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE;
15. Experiência do Hospital de Dona Estefânia, CHULC;
16. Experiência da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital S. Francisco Xavier, CHLO;
17. Experiência das Unidades Móveis de Apoio Domiciliário;
18. Cuidados domiciliários;
19. Discussão de casos clínicos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: