Neurocirurgia
Objetivos
A aprendizagem do conteúdo da Unidade Curricular de Neurocirurgia pressupõe conhecimentos básicos de Neurologia, nomeadamente o conhecimento da anatomia e semiologia do Sistema Nervoso e a capacidade de realizar um exame neurológico.
O principal objectivo da unidade curricular de Neurocirurgia é a aquisição dos conhecimentos básicos e essenciais da semiologia e fisiopatologia inerente à patologia neurocirúrgica, de forma a dotar o futuro médico da capacidade para a sua aplicação e interpretação.
Caracterização geral
Código
11239
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Manuel Cunha e Sá
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
. Clinical Neurology. Roger P. Simon, Michael J. Aminoff, David A. Greenberg. 10th Edition 2018. McGraw Hill - Lange Medical Publications;
. Neurological Examination Made Easy. Geraint Fuller. 6th Edition 2015. Elsevier
. Anatomia Humana da Relação. J. A. Esperança Pina - 4ª edição Lidel, Edições Técnicas.
. Snells Clinical Neuroanatomy, Ryan Splittgerber Ph.D. - 8th edition - Wolters Kluwer
. Handbook of Neurosurgery. Mark S. Greenberg - 9th edition - Thieme
. The developing human. Keith L. Moore, T.V.N. Persaud - 11tth edition - Elsevier
Método de ensino
De forma a atingir os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular definidos acima, a metodologia de ensino compreenderá:
. Ensino Teórico-prático: Discussão teórica em contexto de aula com particular preocupação no recurso a exemplos concretos da prática clínica. Serão elementos fundamentais a utilização de tecnologias várias de imagem, nomeadamente 3D para o ensino de neuroanatomia geral e das várias áreas da patologia do sistema nervoso. O recurso frequente a vídeos de micro-neurocirurgia poderá constituir um complemento importante à observação ao vivo de intervenções cirúrgicas. Na plataforma Moodle constará o conteúdo de todas as aulas leccionadas.
. Ensino Prático: Organizados em pequenos grupos (até 3), em horário a combinar, os alunos poderão acompanhar os assistentes/tutores designados nas actividades de consulta, exames, internamento e bloco operatório do Hospital CUF Tejo. Os alunos serão incentivados a tirar proveito das instalações do Centro do Conhecimento, Laboratório de Simulação, e da Biblioteca onde se desenvolverão actividades de formação, complementares ao programa acima descriminado.
Método de avaliação
A assiduidade será considerada com a obrigatoriedade de pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas. A avaliação será quantitativa (0-20 valores), baseada numa avaliação escrita de 90 minutos constituída por 40 questões de escolha múltipla em plataforma de avaliação a deinir, posteriormente divulgada no moodle. Aos alunos com estatutos especiais serão aplicadas as metodologias de avaliação e regras de assiduidade de acordo com o vigente no regulamento da NMS/UNL.
Conteúdo
Embriologia; Anatomia normal, topográfica e cirúrgica. Regulação cerebral; armamentário em neurointensivismo; tratamento cirúrgico. Classificação tumoral e suas implicações terapêuticas; Papel da cirurgia, Radiocirurgia, Radioterapia e Quimioterapia - perspectivas de presente e futuro. Casos clínicos. Revisão da anatomia vascular cerebral e espinhal. Hemorragia e isquémia cerebrais - etiologia e tratamento; aneurismas cerebrais, malformações vasculares - classificação e sua abordagem multidisciplinar. Casos clínicos. Abordagem prática e sistematizada; tratamentos médico e cirúrgico; neurointensivismo; reabilitação; prognóstico. Anatomia e biomecânica da coluna. Patologia degenerativa da coluna; Patologia tumoral primária e metastática; Patologia infecciosa raquidiana; Traumatologia da coluna. Urgências em patologia da coluna. Abordagem à patologia congénita e adquirida mais frequente em idade pediátrica. Integração dos conceitos abordados com casos neurocirúrgicos do quotidiano de um Serviço de Urgência. Reflexão sobre as repercussões sociais, legais, políticas e éticas relacionadas com a evolução das Neurociências