Análise Crítica da Evidência

Objetivos

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos estudantes competências para analisar crítica e sistematicamente a evidência científica publicada e julgar da adequabilidade da sua integração nas decisões clínicas que assegurem melhores resultados para a saúde de utentes e populações. A utilização efetiva da evidência na prática clínica inclui a capacidade de formular objetivos e questões a investigar, planear e pesquisar evidência a partir de um conjunto de fontes, identificar e selecionar evidência relevante, avaliar o risco de viés dos resultados reportados, e a capacidade para agregar, interpretar e discutir a evidência existente acerca de um tópico específico, considerando diferentes áreas da investigação em fisioterapia (diagnóstico, avaliação da mudança da condição de saúde, prognóstico e tratamento).

Caracterização geral

Código

MF01

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor Eduardo José Brazete Cruz

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português/ Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Bury T and Mead J. Evidence-Based Healthcare.  London, Butterworth.  Heinemann. 1998.

Herbert, R., Jamtvedt, G., Hagen, K.B. Mead, J. Practical Evidence-Based Physiotherapy. 2nd Ed., Elsevier Churchill Livingstone. 2011.

Jewell, D. Guide to Evidenced-Based Physical Therapist Practice. 2nd Ed. Jones and Bartlett Learning, 2010.

Sackett D., Straus S., Richardson W. Evidence Based Medicine: How to Practice and Teach EBM. 2nd Ed.  Edinburgh, Churchill Livingstone. 2000.

Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0. [www.cochrane-handbook.org].

 

Método de ensino

Esta Unidade Curricular funciona em formado de Blended-Learning.

As metodologias de ensino incluem uma combinação de metodologias expositivas e ativas, que incluem aulas Teóricas expositivas, Fóruns “online”, aulas práticas de pesquisa, aulas tutoriais com pequenos grupos, estudo individual.

Método de avaliação

A Unidade Curricular é avaliada através de:

·        Uma atividade em grupo - desenvolvimento de uma revisão sistemática narrativa acerca de um tópico especíico, selecionado por cada grupo de estudantes (4 estudantes), limitado a um máximo de 6 artigos e 3000 palavras (70%).

·        Uma Atividade Individual - reflexão acerca da decisão relativa à implementação/ não implementação dos resultados da revisão sistemática desenvolvida na Atividade 1 (limitada a 1.500 palavras) (30%).

·        Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores nas duas atividades de avaliação.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos incluem:

·        Revisões sistemáticas narrativas e meta-análises;

·        Revisões sistemáticas de estudos de diagnóstico, prognóstico e intervenção;

·        Desenvolvimento do protocolo da Revisão sistemática; Utilização dos critérios Prisma;

·        Pesquisa avançada da evidência (Medline/Pubmed, Cochrane Central, CINAHL, PEDro database); 

 ·        Análise crítica dos estudos primários: A escala de Pedro; Os critérios Consort; Cochrane risk of bias tool; Instrumento de análise crítica QUADAS; instrument de análise crítica QUIPS;

·        Estratégias para extração e síntese dos dados;

·        Normas Grade para reportar os resultados das revisões sistemáticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: