Intervenção Fisioterapia Disfunções Músculo-Esqueléticas do Quadrante Inferior

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde a compreensão dos mecanismos etiopatogénicos e fisiopatológicos das disfunções neuro-músculo-esqueléticas do quadrante inferior, desenvolva a capacidade de raciocínio clínico e diagnóstico diferencial, e desenvolva competências clínicas avançadas para a avaliação e tratamento das disfunções neuro-músculo-esqueléticas do quadrante inferior.

Caracterização geral

Código

MF16

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Eduardo José Brazete Cruz

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português / Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Jones, M. and Rivett, D. (2004). Clinical Reasoning for Manual Therapists. Butterworth Heinemann.

Butler DS, Moseley GL. (2003) Explain Pain. Noigroup Publication. Adelaide City West, South Australia.

Petty, N.J. (2004) Principles of neuromusculoskeletal treatment and management: a guide for therapists. Churchill Livingstone, Edinburgh.

McCarthy, C. (2010) "Combined Movement Theory". Churchill Livingstone. 2010.

Mulligan, B.R. (1995) "Manual Therapy "Nags", "Snags" and MwMs". New Zealand: Plant View services.

Richardson, C. Jull, G. Hodges, P. Hides, J. (1999)"Therapeutic Exercise for spinal Stabilization". Edinburgh: Churchill Livingstone.

Método de ensino

Os métodos de ensino-aprendizagem incluem seminários e aulas expositivas, aulas tutoriais em pequenos grupos baseadas na discussão de casos clínicos, aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares, e estudo independente.

Método de avaliação

Os estudantes são avaliados através da entrega de um relatório clínico (limitado a 3500 palavras) que ilustre o seu raciocínio clínico, incluindo aspetos relativos às decisões de avaliação, seleção do tratamento, prognóstico, progressão do tratamento, resultados da intervenção e critérios de alta.

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos são enquadrados no raciocínio clínico e tomada de decisão, e incluem uma abordagem clínica integrada, com base nos conceitos e técnicas desenvolvidos por diferentes autores, incluindo a mobilização, a manipulação e o exercício, suportadas pelo conhecimento e compreensão aprofundados da anatomia clinica, das patologias clínicas e de outras disciplinas.

·        Raciocínio Clínico e tomada de decisão. Raciocínio diagnóstico e Raciocínio Narrativo. Prática do raciocínio clínico nas disfunções músculo-esqueléticas do quadrante inferior;

·        Mecanismos mecânicos e neurofisiológicos da terapia manual no tratamento da dor e das limitações do movimento e da função associadas às condições músculo-esqueléticas do quadrante inferior;

·        Prática da avaliação e tratamento da dor e das limitações do movimento e da função (articulação, nervo e músculo) associadas às condições de natureza músculo-esquelética;

·        Evidência dos efeitos da intervenção da fisioterapia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: