Intervenção Fisioterapia Disfunções Músculo-Esqueléticas do Quadrante Superior
Objetivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde a compreensão dos mecanismos etiopatogénicos e fisiopatológicos das disfunções neuro-músculo-esqueléticas do quadrante superior, desenvolva a capacidade de raciocínio clínico e diagnóstico diferencial, e desenvolva competências clínicas avançadas para a avaliação e tratamento das disfunções neuro-músculo-esqueléticas do quadrante superior.
Caracterização geral
Código
MF17
Créditos
8
Professor responsável
Doutora Rita Noélia Silva Fernandes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português / Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Jones, M. and Rivett, D. (2004). Clinical Reasoning for Manual Therapists. Butterworth Heinemann.
Butler DS, Moseley GL. (2003) Explain Pain. Noigroup Publication. Adelaide City West, South Australia.
Petty, N.J. (2004) Principles of neuromusculoskeletal treatment and management: a guide for therapists. Churchill Livingstone, Edinburgh.
Edwards; B.C. (1992) "Manual of Combined Movements". Edinburgh: Churchill Livingstone.
McCarthy, C. (2010) "Combined Movement Theory". Churchill Livingstone. 2010.
Mulligan, B.R. (1995) "Manual Therapy "Nags", "Snags" and MwMs". New Zealand: Plant View services.
Comerford, M. and Mottram, S. (2011) Kinetic Control. Churchill Livingstone Australia.
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem aulas baseadas na apresentação e discussão de casos clínicos, aulas tutoriais em pequenos grupos, aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares, e estudo independente.
Método de avaliação
Os estudantes são avaliados através de um exame prático, desenhado de forma a que os estudantes demonstrem competências de raciocínio clínico e competências práticas avançadas.
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos são enquadrados no raciocínio clínico e tomada de decisão, e incluem uma abordagem clínica integrada, com base nos conceitos e técnicas desenvolvidos por diferentes autores, incluindo a mobilização, a manipulação e o exercício, suportadas pelo conhecimento e compreensão aprofundados da anatomia clinica, das patologias clínicas e de outras disciplinas.
· Avaliação e tratamento da dor e das limitações do movimento e da função associadas às condições de natureza músculo-esquelética;
· Medidas de resultados;
· Prognostico, critérios para modificação do plano de tratamento e definição de critérios de alta;
· Interação com o utente: competência para comunicar e para envolver os utentes/ equipa num processo colaborativo;
· Apresentação de casos clínicos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: