Biomedicina Integrativa

Objetivos

Esta disciplina pretende dar ao estudante uma visão integrada e aprofundada do conhecimento atual dos mecanismos de doenças, em particular crónicas e degenerativas, assim como de algumas doenças raras.

Uma abordagem integrativa será utilizada para estudar a evolução, biologia e mecanismo de ação.

Para além do estudo das bases fisiológicas que estão envolvidos em cada doença; esta unidade curricular também abordará a metodologia e os instrumentos utilizados na investigação científica atual, tais como os modelos experimentais (in vitro e modelos animais) como complemento ao uso de amostras humanas de pacientes.

Será transmitida a importância da investigação experimental aplicada com o objetivo de desenvolver novas abordagens terapêuticas.

Dar-se-á relevância à importância da interação/comunicação entre a investigação fundamental, translacional e clínica.

Caracterização geral

Código

101260

Créditos

6

Professor responsável

Prof.ª Doutora Gabriela Araújo da Silva (NMS|FCM)

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

· Molecular Biology of the Cell. B. Alberts et al., (2008), 5th Edition, Garland Science Publishing.

ISBN: 978-0815341116

· Essential Concepts in Molecular Pathology. William Coleman and Gregory Tsongalis (2010) ELSEVIER.

ISBN: 978-0-12-374418-0

Método de ensino

As aulas consistirão num número reduzido de palestras e seminários de investigação, sendo disponibilizados aos alunos todos os slides utilizados nas mesmas, que servirão de base aos trabalhos práticos a serem realizados pelos alunos para melhor compreenderem e visualizarem as metodologias de trabalho e investigação em biomedicina. Os alunos serão desafiados a escrever um mini-projeto de investigação a partir de um conjunto de informação base (fornecida pelo docente) e através de pesquisa bibliográfica, onde deverão propor trabalho científico para continuar a desenvolver a área numa perspetiva integrativa.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base no desempenho dos alunos na preparação de uma apresentação de um tema atribuído pela Regente (40%), na preparação e apresentação de um mini-projeto cientíico (40%) e na participação ativa na discussão durante as aulas e apresentações (20%).

Conteúdo

O conteúdo programático terá como base o estudo de diversas patologias que serão abordadas nas suas várias vertentes e perspetivas, incluindo os mecanismos genéticos, bioquímicos e celulares, a base fisiológica das doenças; e o uso de modelos experimentais tais como cultura celular, modelos animais, ou modelos matemáticos. Serão abordados os seguintes grupos de doenças e terapias avançadas:

·      Doenças metabólicas;

·      Doenças vasculares;

·      Doenças inflamatórias e autoimunes;

·      Doenças neurodegenerativas;

·      Cancro;

·      Terapias celulares;

·      Terapias génicas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: