Ficção Breve
Objetivos
O objetivo desta Unidade Curricular é propor aos alunos que reflitam, através da leitura e da escrita de textos de ficção breve, e também de alguma teoria, sobre alguns problemas com que os autores propostos nos conteúdos programáticos se defrontaram.
Caracterização geral
Código
722091148
Créditos
10.0
Professor responsável
Miguel Magalhães de Castro Caldas
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Andrade, Alexandre (2019) Todos nós temos medo do Vermelho, amarelo e azul. Lisboa. Relógio D’Água.
- Auerbach, Erich (1991). Mimesis – The representation of reality in western Europe. Princeton University Press.
- Barthelme, Donald (2014). 60 Histórias. Lisboa. Antígona.
- Fried, Michael (1985). Realism, Writing, Disfiguration. University of Chicago Press.
- Gogol, Nikolai (2015). Contos de Petersburgo. Lisboa. Assírio & Alvim.
- May, Charles E. ed (1976) Short Stories Theories. Ohio University Pres.
- Morson, Gary Saul (2013) Prosaics and other provocations. Boston. Academic Studies Press.
- O’Connor, Flannery (1988). Collected Works. The Library of America.
- Piglia, Ricardo (2011). Theses on the Short Story. London. New Left Revue.
- Salinger, J. D. (2005) Nove Contos. Lisboa Difel.
- Tchekov, Anton (2001). Contos, Vol II. Lisboa. Relógio D’Água.
- Todorov, Tzvetan, ed (1999). Teoria da Literatura-I. Lisboa. Edições 70.
- Woolf, Virginia (1985). O Momento Total. Lisboa. Ulmeiro Universidade.
Método de ensino
As aulas são organizadas em torno de tópicos temáticos que são expostos e depois discutidos em aula. Os tópicos são apresentados apoiados em textos literários teóricos. Cada tópico gera uma proposta de exercício de escrita.
Exceto na primeira aula, as sessões serão organizadas em duas partes: uma primeira parte de exposição e discussão do tópico e uma segunda parte na qual serão discutidos 2 exercícios de escrita dos alunos relativos ao tópico lançado na aula anterior. Na primeira parte dois alunos devem inscrever-se no exercício para a aula seguinte e outros dois alunos devem inscrever-se para fazer um comentário a esses 2 exercícios. Um comentário para cada texto. Todos os alunos devem ler todos os exercícios dos colegas.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Comentários oral a dois exercícios de dois colegas.(20%), Ensaio escrito(80%)
Conteúdo
1) Reflectir sobre Ficção Breve:
a) Viemos todos do Capote de Gogol;
b) As duas teses de Ricardo Piglia;
c) O elogio do prosaico;
d) O texto como resposta;
e) O ponto de vista do marciano;
f) A cena de rua de Brecht;
g) O contador de histórias e o canto das sereias.
2) Escrever ficção breve:
a) A escrita consciente de si própria;
b) Alegorias do acto de escrever (Stephen Crane; J.M.Vieira Mendes);
c) Ser o que se escreve ou descrever o que se vê? (Robbe-Grillet);
d) O familiar, o excepcional e o estranho;
e) Unheimlisch (1919);
f) Ostranenie (1917);
g) Verfremdungseffekt (1938);
h) Escrever sobre quem não se conhece (A Mrs Brown de Virginia Woolf);
i) Resistir à causalidade (Salinger).
O ponto 1) e 2) são apresentados intervaladamente, sem que a ordem tenha de ser esta.