Escrita de Viagens
Objetivos
Esta Unidade Curricular pretende apresentar as características, as regras, os problemas e as possibilidades da escrita de viagens, fornecendo instrumentos técnicos e teóricos para a criação de textos de viagem. A UC tem também como objetivo familiarizar os alunos com autores clássicos e contemporâneos do género, transmitir uma noção do interesse e pertinência de escrita de viagens no mundo atual e promover uma consciência das problemáticas culturais, sociais e políticas suscitadas pela literatura da viagens.
É ainda propósito da UC criar competências de recolha de informação e pesquisa, em viagem, e de escrita e estruturação de textos narrativos de viagens, quer em plataformas analógicas, quer digitais.
Caracterização geral
Código
722091165
Créditos
10.0
Professor responsável
Paulo Manuel Pires Machado Moura Antunes
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Bowles, Paul (2013). Viagens. Lisboa: Quetzal Editores.
- Cadilhe, Gonçalo (2021). Um Lugar Dentro de Nós. Lisboa: Clube do Autor Editora.
- Chatwin, Bruce (2008). Anatomia da Errância. Lisboa: Quetzal Editores.
- Coelho, Alexandra Lucas (2010). Viva México. Lisboa: Tinta da China Editora.
- González, Enric (2015). Lisboa: Tinta da China.
- Greene, Graham (1969). Viagens com a Minha Tia. Lisboa: Bertrand Editora.
- Kapuscinski, Ryszard (2007). Andanças com Heródoto. Lisboa: Campo das Letras.
- Lucas, Isabel (2017). Viagem ao Sonho Americano. Lisboa: Companhia das Letras.
- Kramer, Mark, Call, Wendy (2007). Telling True Stories. New York: Penguin Group.
- Ochoa, Raquel (2020). Pés na Terra. Lisboa: Oficina do Livro Editora.
- Polo, Marco (2018). Viagens. Lisboa: Clube do Autor Editora.
- Steinbeck, John (1971). Viagens com o Charley. Lisboa: Livros do Brasil.
- Terzani, Tiziano (2017). Disse-me um Adivinho. Lisboa: Tinta da China.
- Theroux, Paul (2012). A Arte da Viagem. Lisboa: Quetzal Editores.
Método de ensino
As metodologias de ensino desta UC incluem aulas expositivas, sempre apoiadas em exemplos concretos, análise de casos e peças publicadas, discussões e debates sobre as questões teóricas e práticas levantadas pelos diversos conteúdos abordados, execução de tarefas de valor formativo e apresentação, com discussão, de trabalhos realizados pelos alunos.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Avaliação contínua, individual, baseada na participação nas aulas.(20%), Texto narrativo de viagens, produzido individualmente.(40%), Trabalho prático que consiste na apresentação de um plano de viagem com projeto de escrita.(40%)
Conteúdo
1. Noções teóricas e filosóficas sobre os conceitos de viagem e de viajante:
1.1 O sentido da literatura de viagens na época do Google Maps;
1.2 Breve história da Literatura de Viagens. A tradição portuguesa, desde o século XVI.
2. A narrativa de viagens:
2.1 A narrativa de viagens como género literário;
2.2 A narrativa de viagens como género jornalístico;
2.3 Os sub-géneros da literatura de Viagens;
2.4 A escrita de viagens como investigação sobre o Mundo.
3. O trabalho no terreno:
3.1 Recolha de informação (observação, fontes, testemunhos, entrevistas, imersão, interpretação);
3.2 Técnicas de registo (tirar notas, gravador, fotografia e vídeo);
3.3 Questões logísticas (transportes, alojamentos, guias, tradutores, fixers);
3.4 Choques culturais (como lidar com tradições, costumes, mentalidades e culturas diferentes).
4. A Escrita:
4.1 Estrutura do texto;
4.2 Recursos estilísticos;
4.3 Ritmos da narrativa (descrição, digressão, narração, cenas, diálogos, reflexão);
4.4 A narrativa de viagens em plataformas digitais;
4.5 O blogue de viagens.