Escrita de Biografia
Objetivos
Explorar a noção de biografia a partir de uma perspetiva histórica focada no século XX, com algumas incursões à obra de biógrafos fundadores. Reconhecer a especificidade do caso português.
Compreender as características do género biográfico como narrativa factual. Reconhecer as particularidades da pesquisa em biografia e utilizar ferramentas de pesquisa.
Adquirir e aplicar noções fundacionais de escrita de narrativa e de retrato biográfico.
Caracterização geral
Código
7220911666
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Antónia Neves Nazaré de Oliveira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- AAVV, Lives for Sale, edit. Mark Bostridge, London, Continuum, 2004.
- BAKEWELL, Sarah, How To Live. A Life of Montaigne in One Question and Twenty Attempts at an Answer, London, Vintage, 2011.
- BARNES, Julian, O Papagaio de Flaubert, Quetzal, 2010.
- CASTRO, Ruy, O Anjo Pornográfico. A Vida de Nelson Rodrigues, Lisboa, Tinta da China, 2017.
- HAMILTON, Nigel, How To Do a Biography. A Primer, Harvard U. Press, 2008.
- HOLMES, Richard, Footsteps. Adventures of a Romantic Biographer, London, Flamingo, 1995.
- MARÍAS, Javier, Vidas Escritas, trad. Salvato Telles de Menezes, Lisboa, Quetzal, 2018. MALCOLM, Janet, A Mulher Calada, Companhia das Letras, 1995.
- MIRANDA, Paulo José, A Morte Não É Prioritária. Biografia de Manoel de Oliveira, Contraponto, 2019.
- OLIVEIRA, Maria Antónia, Alexandre O’Neill. Uma Biografia Literária, Lisboa, Dom Quixote, 2007.
- Rollynson, Carl, A Higher Form of Canibalism? Adventures in the Arts and Politics of Biography, Chicago, Ivan R. Dee, 2005.
- STRACHEY, Lytton, Eminent Victorians, London, Penguin Books, 1986.
- Valente, Vasco Pulido, Glória. Biografa de J. C. Vieira de Castro, Lisboa, Gótica, 2001.
- WOOLF, Virginia, Orlando. A Biography, London, Vintage, 2002.
Método de ensino
Exposição oral suportada por textos constantes na bibliografia e outros, que servem de pretexto para a introdução de cada novo tema dos conteúdos e promovam a discussão na aula.
As aulas vão sendo apoiadas na experiência da professora enquanto biógrafa.
Apresentação de trabalhos ou de exposições orais em aula.
Trabalho final, com cerca de 10 a 15 páginas, que poderá ser: um retrato biográfico; um projeto de biografia; um excerto ou capítulo de biografia já iniciada; um ensaio a partir de uma biografia, da comparação de biografias de um mesmo biografado ou do trabalho de um biógrafo.
Este trabalho é iniciado a partir da 4ª ou 5ª aula e vai sendo acompanhado pela professora em reuniões individuais.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Trabalho Individual e/ou de Grupo(100%)
Conteúdo
- Escrever uma vida: a biografia como representação. A escolha do biografado. Celebridade e mitos culturais.
- A tradição inglesa. Alguns biógrafos: James Boswell, Lytton Strachey, Virginia Woolf. A hagiografia e a era Strachey.
- Portugal: a anti-tradição biográfica. Um caso anómalo: Camilo Castelo Branco. As biografias mais recentes.
- A relação biógrafo / biografado. Paixão e empatia. Identificação, sobreposição e impessoalidade. O fantasma do biografado (Richard Holmes). Metáforas do biógrafo: detetive, jornalista, psicólogo, historiador, sociólogo, voyeurou necrófilo. A natureza híbrida e transgressora da biografia.
- A narrativa como género factual. O pacto de verdade (François Dosse). A pesquisa. Fontes primárias e secundárias. Fontes documentais e outras. O acesso às fontes. O testemunho oral. A memória. Fiabilidade e autenticidade; truncagem, falsificação, manipulação.
- O tratamento do material: seleção, interpretação e manipulação. A forma: retrato e narrativa. Como dar a ilusão de vida. A biografia como transgénero: factos e ficção. Exemplos de experimentação em biografia.